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Disciplina Educação e Prevenção

  • Apresentação

    Apresentação

    A prevenção constitui-se como núcleo prioritário do trabalho criminológico, quer enquanto política criminal quer como meio integrador das populações infantojuvenis. A Educação dsempenha aqui uma função primordial, na medida em que é na escola - ou na sua ausência - que a prevenção é posta em execução. Concomitantemente, uma uc que aborda a relação entre educação e prevenção representa um eixo importante neste domínio da Criminologia

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Educação formal e informal. A escola enquanto dispositivo educativo e disciplinador. Educação e instrução. Educação para a cidadania. O processo educativo e sua relevância para a vida ativa e a aquisição de competências cívicas.

    Situações, comportamentos e circunstâncias de risco: noção; diagnóstico de situações problemáticas. Principais objetos de risco. Fatores de proteção e de risco.

    Prevenção: noção; espécies. Operacionalização da prevenção. Da prevenção de um único comportamento de risco à prevenção integrada: fundamentação. Segmentos populacionais especialmente vulneráveis. Atores e cenários de risco e estratégias de prevenção. A escola e a família como agentes preventores.

    Prevenção situacional do crime: conceito; principais linhas teóricas. Metodologia: estratégias: CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design).

    Prevenção comunitária: noção; principais correntes teóricas.

    Políticas públicas.

    Planificação e aplicação de programas de prevenção e sua avaliação.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC elege como objetivo fundamental sensibilizar os alunos para a relevância da prevenção em sede de delinquência e de comportamentos transgressivos não criminais (transgressionalidades, incivilidades), assentando na educação, formal mas também informal, priorizando-se o papel da escola enquanto dispositivo de controlo social. Deverão os alunos adquirir conhecimentos sobre os principais modelos de prevenção, com especial destaque para a prevenção situacional e para a comunitária, bem como sobre os territórios e contextos específicos privilegiados; cumulativamente, deverão ficar apetrechados para a identificação dos problemas principais e para a construção de programas de prevenção dos comportamentos transgressivos e criminais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC, além da componente expositiva, será realizada uma aula na rua, traduzindo-se na deslocação a zonas da cidade para observação de situações e comportamentos de risco. Concomitantemente, serão convidados a participar nas aulas técnicos de prevenção que operam em contextos problemáticos. A avaliação reparte-se pelo trabalho desenvolvido, sendo obrigatória a participação em três iniciativas promovidas ou apoiadas pelo curso, com elaboração de relatório de cada atividade (50%) e pela realização de uma frequência (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Clark, R. (1997). Situational crime prevention. NY: Harrow & Herton

    Carmo, H. (2014). A educação para a cidadania no século XXI - Trilhos de intervenção. Lisboa: Escolar Editora

    Moreira, P., Melo, A., Pires, C., et al. (2005). Saúde Mental - Do tratamento à prevenção. Porto Porto Editora.

    Poiares, C. A. & Echauri, J. A.. (2022). Violência e justiça no século XXi- Desafios para a Psicologia Forense. Porto: Apuro

    Poiares, C. A., As violências: de casa para a escola ou Aprender a conviver. In C. A. Poiares, J. Urra, J. A. Echauri, & A. Martínez Dorado (Coords.). (2016). La Psicología Jurídica en Iberoamérica. Nuevos aportes de la Psicología Jurídica 2. Madrid: EOS, 85-108

    Welsh, B. & Farrington, D. (Eds.) (2012). The Oxford handbook of crime prevention. NY_Oxford University Press

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