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Apresentação
Apresentação
A prevenção constitui-se como núcleo prioritário do trabalho criminológico, quer enquanto política criminal quer como meio integrador das populações infantojuvenis. A Educação dsempenha aqui uma função primordial, na medida em que é na escola - ou na sua ausência - que a prevenção é posta em execução. Concomitantemente, uma uc que aborda a relação entre educação e prevenção representa um eixo importante neste domínio da Criminologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6358-23404
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Educação formal e informal. A escola enquanto dispositivo educativo e disciplinador. Educação e instrução. Educação para a cidadania. O processo educativo e sua relevância para a vida ativa e a aquisição de competências cívicas.
Situações, comportamentos e circunstâncias de risco: noção; diagnóstico de situações problemáticas. Principais objetos de risco. Fatores de proteção e de risco.
Prevenção: noção; espécies. Operacionalização da prevenção. Da prevenção de um único comportamento de risco à prevenção integrada: fundamentação. Segmentos populacionais especialmente vulneráveis. Atores e cenários de risco e estratégias de prevenção. A escola e a família como agentes preventores.
Prevenção situacional do crime: conceito; principais linhas teóricas. Metodologia: estratégias: CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design).
Prevenção comunitária: noção; principais correntes teóricas.
Políticas públicas.
Planificação e aplicação de programas de prevenção e sua avaliação.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC elege como objetivo fundamental sensibilizar os alunos para a relevância da prevenção em sede de delinquência e de comportamentos transgressivos não criminais (transgressionalidades, incivilidades), assentando na educação, formal mas também informal, priorizando-se o papel da escola enquanto dispositivo de controlo social. Deverão os alunos adquirir conhecimentos sobre os principais modelos de prevenção, com especial destaque para a prevenção situacional e para a comunitária, bem como sobre os territórios e contextos específicos privilegiados; cumulativamente, deverão ficar apetrechados para a identificação dos problemas principais e para a construção de programas de prevenção dos comportamentos transgressivos e criminais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC, além da componente expositiva, será realizada uma aula na rua, traduzindo-se na deslocação a zonas da cidade para observação de situações e comportamentos de risco. Concomitantemente, serão convidados a participar nas aulas técnicos de prevenção que operam em contextos problemáticos. A avaliação reparte-se pelo trabalho desenvolvido, sendo obrigatória a participação em três iniciativas promovidas ou apoiadas pelo curso, com elaboração de relatório de cada atividade (50%) e pela realização de uma frequência (50%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Clark, R. (1997). Situational crime prevention. NY: Harrow & Herton
- Carmo, H. (2014). A educação para a cidadania no século XXI - Trilhos de intervenção. Lisboa: Escolar Editora
- Martins, E.C. (2014). Instância marginalizada e delinquente na primeira república (1910-1926). De perdidos a protegidos...e educados. Palimage.
- Moreira, P., Melo, A., Pires, C., et al. (2005). Saúde Mental - Do tratamento à prevenção. Porto Porto Editora.
- Poiares, C. A. & Echauri, J. A.. (2022). Violência e justiça no século XXi- Desafios para a Psicologia Forense. Porto: Apuro
- Poiares, C. A., As violências: de casa para a escola ou Aprender a conviver. In C. A. Poiares, J. Urra, J. A. Echauri, & A. Martínez Dorado (Coords.). (2016). La Psicología Jurídica en Iberoamérica. Nuevos aportes de la Psicología Jurídica 2. Madrid: EOS, 85-108
- Welsh, B. & Farrington, D. (Eds.) (2012). The Oxford handbook of crime prevention. NY_Oxford University Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não