A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Diagnóstico e Intervenção de Bem-estar

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC os discentes aplicam os conhecimentos já adquiridos para elaborar um diagnóstico e intervir nos aspetos determinantes da Saúde e Bem-estar da sua área de intervenção. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Determinantes da Saúde e Bem estar. Saúde ao longo da vida e envelhecimento saudável. Stress – definições e conceitos. Conceitos de qualidade de vida e sua avaliação na saúde e na doença. Análise dos anos de vida ajustados à qualidade Objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da OMS e Plano de Ação Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) Alimentação saudável. Avaliação nutricional e metabólica para na saúde e bem estar. Composição corporal. Importância da avaliação da composição corporal. Índice de massa corporal (IMC). Saúde da pele e cabelos Saúde Cardiovascular e Respiratória. Função respiratória ao longo da Atividade física e exercício físico. Envelhecimento Saudável. Aumento da esperança de vida, envelhecimento, senescência e fragilidade. Estratégias de Intervenção e follow-up. Papel dos wearables Importância do cortisol e sua avaliação. Relaxamento e controlo do stress; controle da respiração e ventilação
  • Objetivos

    Objetivos

    Serão leccionados os princípios de diagnóstico elaboração da entrevista, anamnese, avaliação e seguimento. A importância do registo e confidencialidade dos dados. Utilização dos dados. Aspectos éticos e deontológicos. Estudos e ensaios clínicos. A Declaração de Helsínquia e respectivas emendas. Abordagens não farmacoterapêuticas, em direção a estratégias personalizadas determinadas pelo paciente. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de avaliação contínua facilite a possibilidade de aprovação na Unidade Curricular, pois a matéria é dividida, com menos conteúdo para cada teste intercalar e com possibilidade de realizar exame se não conseguir aprovar na avaliação contínua. Mediante a avaliação prática poderá igualmente demonstrar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e ser consciente da sua utilidade. Os casos práticos que se apresentam nas aulas práticas serão discutidos para pôr à prova o correto raciocínio lógico do aluno, sendo o exame final para quem a ele optar, baseado em casos práticos semelhantes aos lecionados. Com esta vertente teórico-prática inseparável, não poderia ser feita a avaliação senão pela média ponderada de ambas as componentes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Braveman, P., & Gottlieb, L. (2014). The social determinants of health: It’s time to consider the causes of the causes. Public Health Reports, 129(Suppl 2), 19–31. https://doi.org/10.1177/00333549141291S206 World Health Organisation. (2015). World report on ageing and health. WHO. https://www.who.int/publications/i/item/9789241565042 The WHOQOL Group. (1998). Development of the World Health Organisation WHOQOL-BREF. Psychological Medicine, 28(3), 551–558. https://doi.org/10.1017/S0033291798006667 Whitehead, S. J., & Ali, S. (2010). Health outcomes in economic evaluation: The QALY. British Medical Bulletin, 96(1), 5–21. https://doi.org/10.1093/bmb/ldq033 World Health Organisation. (2020). Decade of Healthy Ageing 2020–2030. WHO. https://www.who.int/initiatives/decade-of-healthy-ageing Willett, W., Rockström, J., et al. (2019). Food in the Anthropocene: The EAT–Lancet Commission. The Lancet, 393(10170), 447–492. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31788-4  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios