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Disciplina Bem-estar e Saúde Mental

  • Apresentação

    Apresentação

    Estudar as principais perturbações mentais na vida adulta, reconhecendo sinais, sintomas e o impacto na funcionalidade e qualidade de vida. Compreender os limites éticos e profissionais da atuação na área da estética perante o sofrimento psíquico, promovendo uma atuação segura e responsável. Desenvolver competências de observação clínica, essenciais para o acolhimento inicial em contextos de bem-estar. Conhecer e aplicar princípios do encaminhamento ético, assegurando a articulação com serviços especializados em saúde mental. Promover empatia, respeito e não julgamento, criando ambientes de cuidado centrados no bem-estar integral do cliente.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tema 1: Saúde Mental e Psicopatologia Conceito(s) de saúde mental e doença mental; Modelos de compreensão da psicopatologia; Tema 2: Perturbações do Humor Perturbação Depressiva Major; Perturbação Bipolar; Luto versus depressão: distinções importantes. Tema 3: Perturbações de Ansiedade Perturbação de Ansiedade Generalizada; Fobias e ataques de pânico; Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Tema 4: Quadros Psicóticos e Outros Quadros Graves Esquizofrenia; Perturbação Esquizoafetiva; Comportamento desorganizado e sinais de surto psicótico. Tema 5: Comportamentos aditivos Abuso e dependência de álcool e outras drogas; Tema 6: Outros Quadros Relevantes no Contexto Estético Perturbações alimentares (anorexia, bulimia, compulsão alimentar); Dismorfismo corporal; Perturbações de personalidade e comportamento inadequado em atendimentos; Tema 7: Conduta Profissional Ética perante o sofrimento psíquico
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver competências para atuação ética e profissional no âmbito dos cuidados de beleza e bem-estar, com foco na identificação de indicadores de sofrimento psíquico. Executar observação clínica não invasiva para detetar alterações emocionais, cognitivas e comportamentais. Reconhecer os limites de intervenção no âmbito da estética, acionando, quando necessário, protocolos de encaminhamento ético a serviços especializados em saúde mental. Aplicar princípios de confidencialidade, respeito à autonomia e dignidade do(a) cliente.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com apoio de vídeos e relatos clínicos; Análise de casos e simulações; Leituras dirigidas e debates;  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barlow, D. H., & Durand, V. M. (2018). Abnormal psychology: An integrative approach (8th ed.). Cengage Learning.   Corey, G., Corey, M. S., & Callanan, P. (2019). Issues and ethics in the helping professions (10th ed.). Cengage Learning.   Keel, P. K. (2017). Eating disorders (2nd ed.). Oxford University Press.   Pilgrim, D., (2017). Key Concepts in Mental Health. SAGE PublicationsLtd.   Phillips, K. A. (2009). Understanding Body Dysmorphic Disorder: An Essential Guide. Oxford University Press.   World Health Organization (WHO). (2004). Promoting Mental Health: Concepts, Emerging Evidence, Practice. Geneva: WHO.    
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