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Disciplina Produtos Naturais e Suplementos Alimentares

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular aborda o estudo dos produtos naturais e suplementos alimentares, com foco na sua aplicação na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Inclui a análise dos mecanismos biossintéticos e a classificação farmacoterapêutica das plantas, permitindo compreender o seu potencial como suplementos. Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos científicos e capacidade crítica para uma correta seleção e aconselhamento do uso destes produtos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Classificação de produtos naturais e enquadramento regulamentar, como Medicamentos e como suplementos. Semelhanças e diferenças. Produtos Naturais e Vias biossintéticas Mecanismos gerais de biossíntese. Metabolismo primário e secundário. Resumo das vias de biossíntese das diferentes classes de produtos naturais: poliacetatos aromáticos, terpenóides e esteroides, derivados do ácido chiquímico e alcaloides. Classificação farmacoterapêutica e aplicação das plantas como suplementos alimentares. Plantas com interesse na perda de peso Plantas com interesse no Sistema Nervoso Central Plantas com interesse no aparelho cardiovascular Plantas com ação no aparelho respiratório Plantas com interesse no aparelho digestivo Plantas com interesse em dermatologia Plantas com interesse no sistema músculo-esquelético Plantas com interesse no aparelho geniturinário Plantas e cogumelos com ação imune estimulante Plantas com ação adaptogénica
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo e utilização dos produtos naturais e suplementos com vista à promoção do bem-estar e saúde com melhoria da qualidade de vida. O estudo da UC integra a compreensão das vias e mecanismos biossintéticos das diferentes classes de produtos naturais. O programa inclui a classificação farmacoterapêutica das plantas afim de compreender a quanto a sua utilidade como suplementos alimentares e promotores do bem-estar. Pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e desenvolver as capacidades de reflexão e crítica do estudante, de forma que ele possa, selecionar e aplicar corretamente as diversas estratégias e metodologias conducentes ao aconselhamento do uso dos suplementos alimentares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular compreende aulas teóricas, teórico-práticas. Os conteúdos programáticos são abordados nas aulas teóricas, valorizando os conceitos básicos dos produtos naturais. O material didático de apoio será disponibilizado na plataforma on-line Moodle. A avaliação contínua engloba: desempenho e assiduidade 5% (A); duas frequência teórica 50% (B); estudo de casos, 45% (C) (final = A (5%) + B (50%) + C (45%)). O aluno trabalhador-estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos. A avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos (exame escrito e avaliação teórico-prática). A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alonso J.R.; Tratado de fitofármacos e nutracêuticos, AC Farmacêutica; 2016 Proença da Cunha, A., Pereira da Silva, A., Costa, M. D. C., Rodrigues Roque, O., Proença da Cunha, H., & Proença Portugal, M. (2017). Manual de Plantas Medicinais—Bases Farmacológicas e Clínicas. Dinalivro: Lisbon, Portugal. da Cunha, A. P., Roque, O. R., & da Silva, A. P. (2006). Plantas e produtos vegetais em fitoterapia. da Cunha, A. P. (2004). Plantas e produtos vegetais em cosmética e dermatologia.  
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