-
Apresentação
Apresentação
A disciplina tem muita pertinência na licenciatura em questão, em virtude de ser uma área de conhecimento fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências para definir o produto ou serviço, o preço, os locais onde o comercializar e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio de cuidados de beleza e bem-estar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6580-24333
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Gestão de Negócios Diferença entre gestão de negócios e administração Gestão de negócios e empreendedorismo Gestão de negócios e inteligência de mercado Plano de negócios Marketing 2.1 Política de Produto (bem, serviço ou ideia) 2.2 Política de Preço 2.3 Política de Distribuição 2.4 Política de Comunicação 3. Inovação 3.1 Conceito de inovação 3.2 Gestão estratégica da inovação 3.3 Organização da inovação 3.4 Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos 3.5 Gestão de novas equipas de desenvolvimento de produtos
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Desenvolver conhecimentos de gestão nas organizações e/ou dos seus próprios negócios; OA2: Adquirir metodologias de análise e abordagem às tendências do estudo de mercado e promoção de produtos ou serviços; OA3: Assimilar técnicas inovadoras na área da gestão de organizações e negócios; OA4: Adquirir os conhecimentos indispensáveis para uma abordagem multidisciplinar para a área das funções de gestores.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas são teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais relativas a gestão de negócios, marketing e inovação. Nas sessões teórico-práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos em aula. Ainda, nas aulas teórico-práticas, os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à gestão de negócios, marketing e inovação. A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Teste Escrito (TE) (60%) e trabalhos individuais apresentados em aula (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baynast, A.et al, (2018). Mercator 25 anos . Alfragide: Dom Quixote Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0 - do tradicional ao digital. Actual Editora. Kotler, P., & Armstrong, G (2013). Principles of marketing (15th ed.), Pearson Education International. ISBN-10: 0133084043. McKeever, M. (2011). How to write a business plan (10th). Berkeley, California: NOLO.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação Individual
60%
Discussão de Casos de Estudo
40%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




