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Disciplina Gestão de Negócios, Marketing e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina  tem muita pertinência na licenciatura em questão, em virtude de ser uma área de conhecimento fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências para definir o produto ou serviço, o preço, os locais onde o comercializar e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio de cuidados de beleza e bem-estar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Gestão de Negócios Diferença entre gestão de negócios e administração Gestão de negócios e empreendedorismo Gestão de negócios e inteligência de mercado Plano de negócios Marketing 2.1 Política de Produto (bem, serviço ou ideia) 2.2 Política de Preço 2.3 Política de Distribuição 2.4 Política de Comunicação 3. Inovação 3.1 Conceito de inovação 3.2 Gestão estratégica da inovação 3.3 Organização da inovação 3.4 Gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos 3.5 Gestão de novas equipas de desenvolvimento de produtos
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Desenvolver conhecimentos de gestão nas organizações e/ou dos seus próprios negócios; OA2: Adquirir metodologias de análise e abordagem às tendências do estudo de mercado e promoção de produtos ou serviços; OA3: Assimilar técnicas inovadoras na área da gestão de organizações e negócios; OA4: Adquirir os conhecimentos indispensáveis para uma abordagem multidisciplinar para a área das funções de gestores.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais relativas a gestão de negócios, marketing e inovação. Nas sessões teórico-práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos em aula. Ainda, nas aulas teórico-práticas, os alunos são colocados perante estudos de caso em contexto nacional e internacional para a identificação e desenvolvimento de competências associadas à gestão de negócios, marketing e inovação. A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade e, com os seguintes momentos de avaliação: Teste Escrito (TE) (60%) e trabalhos individuais apresentados em aula (40%).  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baynast, A.et al, (2018). Mercator 25 anos . Alfragide: Dom Quixote Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0 - do tradicional ao digital. Actual Editora. Kotler, P., & Armstrong, G (2013). Principles of marketing (15th ed.), Pearson Education International. ISBN-10: 0133084043. McKeever, M. (2011). How to write a business plan (10th). Berkeley, California: NOLO.  
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