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Disciplina Design Editorial

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se despertar o aluno para a problemática do livro e todas as variantes envolvidas, que vão desde a edição e manipulação de conteúdos, criação de layouts gráficos, trabalho com grelhas e tipografia, impressões e acabamentos e por fim, estratégias e canais de distribuição. O alunos deverá desenvolver massa crítica própria com vista à execução de objectos editoriais coerentes e bem concebidos tanto conceptual como formalmente. Deve também fficar dotado de capacidade para reconhecer e identificar hierarquias de composição textual e gráfica e aplicar autonomamente layouts editoriais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Livros/Publicação; Conceitos, valores, objectivos e posicionamento de objectos editoriais; Livros portugueses e internacionais e contextualização no âmbito do design editorial; Estruturas e materiais para a concepção e produção de livros; Referências visuais e conceptuais para a criação de livros; Elementos específicos constituintes do livro; Tipografia, grelhas tipográficas e produção e/ou manipulação de conteúdos na construção de um livro; Elementos específicos constituintes e sua hierarquia; Criação de livros com objecto integrado¿desde a edição de conteúdos, layouts gráficos (imagem e tipografia) e produção/impressão e encadernação. Distribuição¿Análise de estratégias e metodologias. Estudo de casos de pequenas editoras até editoras de grande dimensão.
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprofundar a identificação, análise e crítica do objecto livro/publicação e o seu design gráfico e consequente análise no contexto português e internacional. Desenvolver conceitos de edição, paginação e concepção de layouts gráficos para a produção de objectos editoriais. Fomentar as capacidades críticas e técnicas no desenvolvimento gráfico e conceptual de objectos editoriais/publicações. Adquirir conhecimentos relativos ao uso da tipografia, grelhas tipográficas, paginação e construção de layouts editoriais e, conhecimentos relativos às diversos tipologias de livros e/ou publicações explorando a construção de modelos potenciais e experimentais. Reconhecer e compreender os meios de apresentação e defesa de um objecto editorial. Demonstrar competências na criação e apresentação de objectos editoriais integrados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso à estratégia movimento/fazer que visa adoptar uma abordagem hibrída ao associar várias disciplinas e vários docentes num mesmo projeto. Trabalhar de forma interdisciplinar para que todos os conceitos, sistema s e tecnologias tenham sentido contribui para uma visão mais rica do que se está a querer veicular e investigar.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA.VV. (2016). Page Design: New Layout and Editorial Design. In Design 360 (org.) Flamant Caldwell, C. &Yolanda Zappaterra, Y. (2014). Editorial Design: Digital and Print. London: Lawrence King. Cathcart, T. (2007). Art Direction + Editorial Design. London: Image. Franchi, F. (2016). The Intelligent Lifestyle Magazine: Smart Editorial Design, Storytelling and Journalism. Berlin: Die Gestalten Verlag. Klanten, R. & Ehmann, S. (2016). Turning Pages: Editorial Design for Print Media Hardcover. Berlin: Die Gestalten Verlag.
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