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Disciplina Design Editorial

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se despertar o aluno para a problemática do livro e todas as variantes envolvidas, que vão

    desde a edição e manipulação de conteúdos, criação de layouts gráficos, trabalho com grelhas e

    tipografia, impressões e acabamentos e por fim, estratégias e canais de distribuição. O alunos deverá

    desenvolver massa crítica própria com vista à execução de objectos editoriais coerentes e bem

    concebidos tanto conceptual como formalmente. Deve também fficar dotado de capacidade

    para reconhecer e identificar hierarquias de composição textual e gráfica e aplicar autonomamente

    layouts editoriais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Livros/Publicação;

    Conceitos, valores, objectivos e posicionamento de objectos editoriais;

    Livros portugueses e internacionais e contextualização no âmbito do design editorial;

    Estruturas e materiais para a concepção e produção de livros;

    Referências visuais e conceptuais para a criação de livros;

    Elementos específicos constituintes do livro;

    Tipografia, grelhas tipográficas e produção e/ou manipulação de conteúdos na construção de um livro;

    Elementos específicos constituintes e sua hierarquia;

    Criação de livros com objecto integrado¿desde a edição de conteúdos, layouts gráficos (imagem e

    tipografia) e produção/impressão e encadernação.

    Distribuição¿Análise de estratégias e metodologias. Estudo de casos de pequenas editoras até editoras

    de grande dimensão.

  • Objetivos

    Objetivos

    Aprofundar a identificação, análise e crítica do objecto livro/publicação e o seu design gráfico e

    consequente análise no contexto português e internacional.

    Desenvolver conceitos de edição, paginação e concepção de layouts gráficos para a produção de

    objectos editoriais.

    Fomentar as capacidades críticas e técnicas no desenvolvimento gráfico e conceptual de objectos

    editoriais/publicações.

    Adquirir conhecimentos relativos ao uso da tipografia, grelhas tipográficas, paginação e construção de

    layouts editoriais e, conhecimentos relativos às diversos tipologias de livros e/ou publicações explorando

    a construção de modelos potenciais e experimentais.

    Reconhecer e compreender os meios de apresentação e defesa de um objecto editorial.

    Demonstrar competências na criação e apresentação de objectos editoriais integrados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso à estratégia movimento/fazer que visa adoptar uma abordagem hibrída ao associar várias disciplinas e vários docentes num mesmo projeto.
    Trabalhar de forma interdisciplinar para que todos os conceitos, sistema s e tecnologias tenham sentido contribui para uma visão mais rica do que se está a querer veicular e investigar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • AA.VV. (2016). Page Design: New Layout and Editorial Design. In Design 360 (org.) Flamant

      Caldwell, C. &Yolanda Zappaterra, Y. (2014).

      Editorial Design: Digital and Print. London:

      Lawrence King.

      Cathcart, T. (2007). Art Direction + Editorial

      Design. London: Image.

      Franchi, F. (2016). The Intelligent Lifestyle Magazine: Smart Editorial Design, Storytelling and

      Journalism. Berlin: Die Gestalten Verlag.

      Klanten, R. & Ehmann, S. (2016). Turning Pages: Editorial Design for Print Media Hardcover.

      Berlin: Die Gestalten Verlag.

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