-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se despertar o aluno para a problemática do livro e todas as variantes envolvidas, que vão
desde a edição e manipulação de conteúdos, criação de layouts gráficos, trabalho com grelhas e
tipografia, impressões e acabamentos e por fim, estratégias e canais de distribuição. O alunos deverá
desenvolver massa crítica própria com vista à execução de objectos editoriais coerentes e bem
concebidos tanto conceptual como formalmente. Deve também fficar dotado de capacidade
para reconhecer e identificar hierarquias de composição textual e gráfica e aplicar autonomamente
layouts editoriais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17631
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Livros/Publicação;
Conceitos, valores, objectivos e posicionamento de objectos editoriais;
Livros portugueses e internacionais e contextualização no âmbito do design editorial;
Estruturas e materiais para a concepção e produção de livros;
Referências visuais e conceptuais para a criação de livros;
Elementos específicos constituintes do livro;
Tipografia, grelhas tipográficas e produção e/ou manipulação de conteúdos na construção de um livro;
Elementos específicos constituintes e sua hierarquia;
Criação de livros com objecto integrado¿desde a edição de conteúdos, layouts gráficos (imagem e
tipografia) e produção/impressão e encadernação.
Distribuição¿Análise de estratégias e metodologias. Estudo de casos de pequenas editoras até editoras
de grande dimensão.
-
Objetivos
Objetivos
Aprofundar a identificação, análise e crítica do objecto livro/publicação e o seu design gráfico e
consequente análise no contexto português e internacional.
Desenvolver conceitos de edição, paginação e concepção de layouts gráficos para a produção de
objectos editoriais.
Fomentar as capacidades críticas e técnicas no desenvolvimento gráfico e conceptual de objectos
editoriais/publicações.
Adquirir conhecimentos relativos ao uso da tipografia, grelhas tipográficas, paginação e construção de
layouts editoriais e, conhecimentos relativos às diversos tipologias de livros e/ou publicações explorando
a construção de modelos potenciais e experimentais.
Reconhecer e compreender os meios de apresentação e defesa de um objecto editorial.
Demonstrar competências na criação e apresentação de objectos editoriais integrados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso à estratégia movimento/fazer que visa adoptar uma abordagem hibrída ao associar várias disciplinas e vários docentes num mesmo projeto.
Trabalhar de forma interdisciplinar para que todos os conceitos, sistema s e tecnologias tenham sentido contribui para uma visão mais rica do que se está a querer veicular e investigar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
AA.VV. (2016). Page Design: New Layout and Editorial Design. In Design 360 (org.) Flamant
Caldwell, C. &Yolanda Zappaterra, Y. (2014).
Editorial Design: Digital and Print. London:
Lawrence King.
Cathcart, T. (2007). Art Direction + Editorial
Design. London: Image.
Franchi, F. (2016). The Intelligent Lifestyle Magazine: Smart Editorial Design, Storytelling and
Journalism. Berlin: Die Gestalten Verlag.
Klanten, R. & Ehmann, S. (2016). Turning Pages: Editorial Design for Print Media Hardcover.
Berlin: Die Gestalten Verlag.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não