filmeu

Disciplina História da Arte e Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina base para o curso, que oferece uma introdução à história geral da arte e da cultura visual a partir de casos de estudo, para o entendimento das relações entre a Arte e o Design, suas origens, desenvolvimentos e múltiplas interconexões. As aulas promovem um pensamento não-linear sobre a História da Arte, associando e traçando paralelos entre diferentes artistas, períodos e movimentos artísticos, da Antiguidade até o Século XXI. Com esta abordagem, objetiva-se demonstrar ao aluno a recursividade da história e a consequente importância de conhecer o passado para construir o futuro. Analisar e perceber que os contextos da História da Arte e da Cultura Visual são inseparáveis entre si, e que se articulam em teorias e processos permitindo construir uma rede de estratégias fundamental para o estudo em Design. A UC comtempla uma parte prática de forma a investigar e explorar graficamente alguns dos conceitos abordados em aula, segundo diferentes técnicas e materiais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Introdução à cultura visual com problema 1. A imagem 1.1. Imagens e novas leituras do «Real» II - Modernidade e tecnicidade 2. Modernidade e o estilhaçar da representação 2.1. Mosaicos, arquivos, constelações, atlas III - Transmutações contemporâneas 3. Imagens e contemporaneidade 3.1 Descolonização visual, corpo e identidade(s), Otherness 3.2 Globalização, ecologias e práticas transculturais 
  • Objetivos

    Objetivos

    - Entender uma visão global e articulável da História da Arte e da Cultura Visual; Compreender diferentes perspetivas teóricas e conceptuais sobre a prática artística, o design e a crítica da imagem; Promover a análise e o estudo de diferentes regimes imagéticos ao longo da história a partir de casos de estuso; Experimentar diferentes metodologias e estratégias de pesquisa e investigação e compreender modos de massificação da imagem, incluindo as transformações do digital; Assimilação dos procedimentos heurísticos e metodológicos para a construção do conhecimento histórico-artístico-criativo; Capacidade de conceber e desenvolver com autonomia e competência uma pesquisa autoral que contribua para o conhecimento do estado da arte;  Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem uma visão crítica; realizar projetos práticos que espelhem a pesquisa teórica, aprofundando estratégias de investigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias criativas utilizadas investem no recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem. Algumas metodologias passam pela introdução de desafios criativos (utilização de objetos, imagens, sons ou pessoas, eventos ou ações), criação de artefactos (produção de micro-dispositivos analógicos/outros, diários gráficos e escritos,cartografias), utilização do corpo (expressão corporal).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, John. Modos de ver. Lisboa: Antígona, 2018. ISBN 9789726083290. Clifford, J. (1988) The Predicament of Culture: Twentieth-Century Ethnography, Literature and Art. Cambridge, MA: Harvard University Press. Crary, J. (1990) Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Cambridge, MA: MIT Press. Foster, H. (ed.) (1988) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press. Gombrich, Ernst Hans. The Story of Art (16 a Edição). Londres: Phaidon Press, 2013. ISBN 9780714833552. Jay, M. (1988) Scopic Regimes of Modernity?, in Hal Foster (ed.) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press. Mirzoeff, N. (ed.) (1998) The Visual Culture Reader. London: Routledge. Mirzoeff, N. (1999) An Introduction to Visual Culture. London: Routledge.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios