filmeu

Disciplina História da Arte e Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina base para o curso, que oferece uma introdução à história geral da arte e da cultura visual a partir de casos de estudo, para o entendimento das relações entre a Arte e o Design, suas origens, desenvolvimentos e múltiplas interconexões. As aulas promovem um pensamento não-linear sobre a História da Arte, associando e traçando paralelos entre diferentes artistas, períodos e movimentos artísticos, da Antiguidade até o Século XXI. Com esta abordagem, objetiva-se demonstrar ao aluno a recursividade da história e a consequente importância de conhecer o passado para construir o futuro. Analisar e perceber que os contextos da História da Arte e da Cultura Visual são inseparáveis entre si, e que se articulam em teorias e processos permitindo construir uma rede de estratégias fundamental para o estudo em Design. A UC comtempla uma parte prática de forma a investigar e explorar graficamente alguns dos conceitos abordados em aula, segundo diferentes técnicas e materiais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Introdução à cultura visual com problema

    1. A imagem

    1.1. Imagens e novas leituras do «Real»

    II - Modernidade e tecnicidade

    2. Modernidade e o estilhaçar da representação

    2.1. Mosaicos, arquivos, constelações, atlas

    III - Transmutações contemporâneas

    3. Imagens e contemporaneidade

    3.1 Descolonização visual, corpo e identidade(s), Otherness

    3.2 Globalização, ecologias e práticas transculturais 

  • Objetivos

    Objetivos

    - Entender uma visão global e articulável da História da Arte e da Cultura Visual; Compreender diferentes perspetivas teóricas e conceptuais sobre a prática artística, o design e a crítica da imagem; Promover a análise e o estudo de diferentes regimes imagéticos ao longo da história a partir de casos de estuso; Experimentar diferentes metodologias e estratégias de pesquisa e investigação e compreender modos de massificação da imagem, incluindo as transformações do digital; Assimilação dos procedimentos heurísticos e metodológicos para a construção do conhecimento histórico-artístico-criativo; Capacidade de conceber e desenvolver com autonomia e competência uma pesquisa autoral que contribua para o conhecimento do estado da arte;  Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem uma visão crítica; realizar projetos práticos que espelhem a pesquisa teórica, aprofundando estratégias de investigação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias criativas utilizadas investem no recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem. Algumas metodologias passam pela introdução de desafios criativos (utilização de objetos, imagens, sons ou pessoas, eventos ou ações), criação de artefactos (produção de micro-dispositivos analógicos/outros, diários gráficos e escritos,cartografias), utilização do corpo (expressão corporal).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, John. Modos de ver. Lisboa: Antígona, 2018. ISBN 9789726083290.

    Clifford, J. (1988) The Predicament of Culture: Twentieth-Century Ethnography, Literature and Art. Cambridge, MA: Harvard University Press.

    Crary, J. (1990) Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Cambridge, MA: MIT Press.

    Foster, H. (ed.) (1988) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press.

    Gombrich, Ernst Hans. The Story of Art (16 a Edição). Londres: Phaidon Press, 2013. ISBN 9780714833552.

    Jay, M. (1988) Scopic Regimes of Modernity?, in Hal Foster (ed.) Vision and Visuality. Seattle: Bay Press.

    Mirzoeff, N. (ed.) (1998) The Visual Culture Reader. London: Routledge.

    Mirzoeff, N. (1999) An Introduction to Visual Culture. London: Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios