-
Apresentação
Apresentação
Através do desenvolvimento de exercícios práticos (devidamente apoiados na apresentação e discussão de questões mais teóricas), esta UC promove uma atmosfera de oficina experimental, potenciando a aquisição/ desenvolvimento de competências técnicas nos campos da cor, composiçaõ e impressão, e de competências humanas de partilha, respeito e colaboração.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17971
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Cor (fenómeno óptico/ sensorial; cores primárias e secundárias, limpas e sujas, frias e quentes; sistemas de cor; atmosferas de cor; contrastes de cor a partir de Johannes Itten (Exercício Color Walk); a cor como elemento cultural/ simbólico (exercício de ilustração cromática). 2. Impressão - Letterpress. Características e aplicabilidade da tecnologia. Exercícios de composição e de impressão. Projecto editorial a partir de expressões verbais de antepassados dxs alunxs. - Serigrafia. Contextualização histórica e cultural. Técnica e procedimentos: Desenho e preparação do Fotolito (separação das cores através de meios digitais e manuais), sensibilização do quadro, gravação e abertura do desenho, afinação das cores, impressão das provas sobre papel e limpeza dos quadros serigráficos. Projecto a partir de impressora térmica paperang com imagens recolhidas e trabalhadas, evocativas de expressões verbais de antepassados. - Linogravura. Contextualização histórica e cultural e exercício prático.
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver conhecimentos e sensibilidade no que concerne à cor (elemento basilar na comunicação visual). Reconhecer e explorar alguns elementos estruturantes da composição na concretização de projetos aplicados ao domínio do Design. Desenvolver conhecimentos e aptidões que permitam a elaboração e execução em diferentes tipologias da área de atuação da impressão. Promover a experimentação e a descoberta de processos de impressão e respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes). Ampliar a cultura técnica e experimental no campo do Design e das Artes. Ser capaz de conceber uma edição impressa manualmente. Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho, fechando deste modo a lacuna entre a academia e o mercado, permitindo que os alunos testem ferramentas e processos a que normalmente não podem aceder.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Desenvolvimento de publicação como consolidação da aprendizagem de técnicas e métodos de trabalho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
. Gabriel, M. e Jorge, A. (1986). Técnicas da Gravura Artística. Livros Horizonte. . Itten, J. (2004). Art de la Couleur. Dessain et Tolra . Jury, David (2004). Letterpress. The allure of the handmade. Mies: Rotovision. . Kandinsky, W. (2006). Ponto, Linha e Plano. Lisboa: Edições 70. . Kinsey, A. (1979). Serigrafia. Lisboa: Editorial Presença. . Kitching, A. (2016). Alan Kitching: A Life in Letterpress. Londres: Laurence King. . Olivia, C. e Catafal, J. (2003). A Gravura. Lisboa: Editorial Estampa. . Pastoureau, M. (2014). Preto: História de uma Cor. Lisboa: Orfeu Negro. . Pastoureau, M. (1997). Dicionário das cores do nosso tempo. Simbólica e Sociedade. Lisboa: Editorial Estampa. . Masereel, F. (2018). Idée. Les Éditions Martin de Halleux.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não