filmeu

Disciplina Design Office II

  • Apresentação

    Apresentação

    Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipográfica Objetivos: . Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos. · Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipográfica; · Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes; · Interpretação e descodificação de objetos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos; · Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos; · Desenvolvimento de famílias de objetos coerentes e signos elaborados e refinados; · Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso. · Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas. . Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenvolver o percurso iniciado no primeiro semestre, tornando mais sólida e consciente a prática projectual. 3 grandes linhas de investigação: 1. Grelha 2. Composição tipográfica 2.1. Caracter 2.2. Mancha de texto 3. Cor Execução de exercícios: Constituir um dossier de investigação para experimentação de composições realizadas com apropriação de material editorial de grande tiragem e livros de banda desenhada. Com base nestes exercícios serão estudados e analisados os seguintes temas: 1. Grelhas de composição 2. Manchas de texto 3. Hierarquias de composição textual e gráfica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipo/gráfica. Objectivos: . Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos. · Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipográfica; · Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes; · Interpretação e descodificação de objectos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos; · Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos; · Desenvolvimento de famílias de objectos coerentes e signos elaborados e refinados; · Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso. · Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas. . Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Esta Unidade curricular é de prática e laboratorial, assenta em metodologias e práticas pedagógicas ativas: Projecto based learning e Learning by doing . Serão também usadas técnicas e ferramentas activas como: Discussion ground rules - desenvolvimento de um ambiente inclusivo trabalhando com alunos para criar regras básicas para discussão. Serão também usadas técnicas para estimular a exploração criativa como: a criatividade pelas artes; envolvimento sensorial, pensamento lateral, mapas mentais. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é individual, estando definidos três momentos chave dois intermédios e um final  de apresentação, assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Muller-Brockmann, J. (2016), Grid Systems in Graphic Design: A Visual Communication Manual for Graphic Designers, Typographers and Three Dimensional Designers. Niggli Edition Elam, K. (2011). Geometry of Design. New York: Princeton Architectural Press. Eskilson, Stephen J.(2012), Graphic Design: A New History. Yale University Press Frascara, J. (2004). Communication design : principles, methods, and practice. New York: Allworth Press Lupton, E. (2014), Thinking with Type, 2nd revised and expanded edition: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students Revised, Expanded Edition. Rockport Publishers Heller, S. & Anderson, G. (2016). The Graphic Design Idea Book. London: Lawrence King. Viction, W. (2017), Less is More: Limited Colour Graphics in Design. Victionary
  • Avaliação

    Avaliação

    A participação nos Workshops é de carácter obrigatório, e conta para a avaliação final da UC

    A avalicao da uc é feita a partir da ponderação de cada exercicio, assim como pela avalicao continua.

    EXERCICIO 01: MANCHA  EXERCICIO 02: CUT UP EXERCICIO 03: CLASSIFICADOS EXERCICIO 04: TXT QUADRADO EXERCICIO 05: MANIFESTO AV. CONT
    10% 15% 20% 10% 30% 15%
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios