-
Apresentação
Apresentação
Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipográfica
Objetivos:
. Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos.
· Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipográfica;
· Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes;
· Interpretação e descodificação de objetos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos;
· Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos;
· Desenvolvimento de famílias de objetos coerentes e signos elaborados e refinados;
· Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso.
· Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas.
. Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17972
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolver o percurso iniciado no primeiro semestre, tornando mais sólida e consciente a prática projectual.
3 grandes linhas de investigação:
1. Grelha
2. Composição tipográfica
2.1. Caracter
2.2. Mancha de texto
3. Cor
Execução de exercícios:
Constituir um dossier de investigação para experimentação de composições realizadas com apropriação de material editorial de grande tiragem e livros de banda desenhada.
Com base nestes exercícios serão estudados e analisados os seguintes temas:
1. Grelhas de composição
2. Manchas de texto
3. Hierarquias de composição textual e gráfica.
-
Objetivos
Objetivos
Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos
domínios da composição tipo/gráfica.
Objectivos:
. Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos.
· Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipo/gráfica;
· Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes;
· Interpretação e descodificação de objectos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos;
· Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos;
· Desenvolvimento de famílias de objectos coerentes e signos elaborados e refinados;
· Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso.
· Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas.
. Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade curricular é de prática e laboratorial, assenta em metodologias e práticas pedagógicas ativas: Projecto based learning e Learning by doing . Serão também usadas técnicas e ferramentas activas como: Discussion ground rules - desenvolvimento de um ambiente inclusivo trabalhando com alunos para criar regras básicas para discussão. Serão também usadas técnicas para estimular a exploração criativa como: a criatividade pelas artes; envolvimento sensorial, pensamento lateral, mapas mentais. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é individual, estando definidos três momentos chave dois intermédios e um final de apresentação, assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mu¿ller-Brockmann, J. (2016), Grid Systems in Graphic Design: A Visual Communication Manual
for Graphic Designers, Typographers and Three Dimensional Designers. Niggli Edition
Elam, K. (2011). Geometry of Design. New York: Princeton Architectural Press.
Eskilson, Stephen J.(2012), Graphic Design: A New History. Yale University Press
Frascara, J. (2004). Communication design : principles, methods, and practice. New York:
Allworth Press
Lupton, E. (2014), Thinking with Type, 2nd revised and expanded edition: A Critical Guide for
Designers, Writers, Editors, & Students Revised, Expanded Edition. Rockport Publishers
Heller, S. & Anderson, G. (2016). The Graphic Design Idea Book. London: Lawrence King.
Viction, W. (2017), Less is More: Limited Colour Graphics in Design. Victionary
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não