-
Apresentação
Apresentação
Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipográfica Objetivos: . Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos. · Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipográfica; · Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes; · Interpretação e descodificação de objetos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos; · Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos; · Desenvolvimento de famílias de objetos coerentes e signos elaborados e refinados; · Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso. · Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas. . Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17972
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolver o percurso iniciado no primeiro semestre, tornando mais sólida e consciente a prática projectual. 3 grandes linhas de investigação: 1. Grelha 2. Composição tipográfica 2.1. Caracter 2.2. Mancha de texto 3. Cor Execução de exercícios: Constituir um dossier de investigação para experimentação de composições realizadas com apropriação de material editorial de grande tiragem e livros de banda desenhada. Com base nestes exercícios serão estudados e analisados os seguintes temas: 1. Grelhas de composição 2. Manchas de texto 3. Hierarquias de composição textual e gráfica.
-
Objetivos
Objetivos
Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipo/gráfica. Objectivos: . Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos. · Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipo/gráfica; · Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes; · Interpretação e descodificação de objectos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos; · Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos; · Desenvolvimento de famílias de objectos coerentes e signos elaborados e refinados; · Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso. · Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas. . Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade curricular é de prática e laboratorial, assenta em metodologias e práticas pedagógicas ativas: Projecto based learning e Learning by doing . Serão também usadas técnicas e ferramentas activas como: Discussion ground rules - desenvolvimento de um ambiente inclusivo trabalhando com alunos para criar regras básicas para discussão. Serão também usadas técnicas para estimular a exploração criativa como: a criatividade pelas artes; envolvimento sensorial, pensamento lateral, mapas mentais. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é individual, estando definidos três momentos chave dois intermédios e um final de apresentação, assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mu¿ller-Brockmann, J. (2016), Grid Systems in Graphic Design: A Visual Communication Manual for Graphic Designers, Typographers and Three Dimensional Designers. Niggli Edition Elam, K. (2011). Geometry of Design. New York: Princeton Architectural Press. Eskilson, Stephen J.(2012), Graphic Design: A New History. Yale University Press Frascara, J. (2004). Communication design : principles, methods, and practice. New York: Allworth Press Lupton, E. (2014), Thinking with Type, 2nd revised and expanded edition: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students Revised, Expanded Edition. Rockport Publishers Heller, S. & Anderson, G. (2016). The Graphic Design Idea Book. London: Lawrence King. Viction, W. (2017), Less is More: Limited Colour Graphics in Design. Victionary
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não