filmeu

Disciplina Design Office II

  • Apresentação

    Apresentação

    Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipográfica Objetivos: . Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos. · Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipográfica; · Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes; · Interpretação e descodificação de objetos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos; · Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos; · Desenvolvimento de famílias de objetos coerentes e signos elaborados e refinados; · Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso. · Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas. . Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenvolver o percurso iniciado no primeiro semestre, tornando mais sólida e consciente a prática projectual. 3 grandes linhas de investigação: 1. Grelha 2. Composição tipográfica 2.1. Caracter 2.2. Mancha de texto 3. Cor Execução de exercícios: Constituir um dossier de investigação para experimentação de composições realizadas com apropriação de material editorial de grande tiragem e livros de banda desenhada. Com base nestes exercícios serão estudados e analisados os seguintes temas: 1. Grelhas de composição 2. Manchas de texto 3. Hierarquias de composição textual e gráfica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Continuar o trabalho iniciado no 1º semestre, apurando e complexificando os conhecimentos nos domínios da composição tipo/gráfica. Objectivos: . Criação de um dossier rico em material de pesquisa, realizado com critérios e especificidades definidos pelos alunos. · Aprofundar os conhecimentos já adquiridos no domínio da composição tipo/gráfica; · Síntese e depuração com base em tomadas de decisão mais conscientes; · Interpretação e descodificação de objectos editoriais e todos os seus elementos constituintes tipografia; imagem; grafismos; · Criação de significados visuais elaborados com recurso a texto, imagem e grafismos; · Desenvolvimento de famílias de objectos coerentes e signos elaborados e refinados; · Estimular o pensamento conceptual através da análise de estudo de caso. · Potenciar um discurso visual próprio, com maturidade suficiente para tomadas de decisão concretas. . Entrega de objectos gráficos com um grau de acabamento e refinamento de elevado nível de qualidade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade curricular é de prática e laboratorial, assenta em metodologias e práticas pedagógicas ativas: Projecto based learning e Learning by doing . Serão também usadas técnicas e ferramentas activas como: Discussion ground rules - desenvolvimento de um ambiente inclusivo trabalhando com alunos para criar regras básicas para discussão. Serão também usadas técnicas para estimular a exploração criativa como: a criatividade pelas artes; envolvimento sensorial, pensamento lateral, mapas mentais. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho nos trabalhos propostos. O desenvolvimento do desafio proposto para o semestre é individual, estando definidos três momentos chave dois intermédios e um final  de apresentação, assim como exercícios exploratórios que visam estimular a investigação, a criatividade e a inovação. Estes momentos de avaliação são definidos pelos docentes e têm carácter obrigatório.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mu¿ller-Brockmann, J. (2016), Grid Systems in Graphic Design: A Visual Communication Manual for Graphic Designers, Typographers and Three Dimensional Designers. Niggli Edition Elam, K. (2011). Geometry of Design. New York: Princeton Architectural Press. Eskilson, Stephen J.(2012), Graphic Design: A New History. Yale University Press Frascara, J. (2004). Communication design : principles, methods, and practice. New York: Allworth Press Lupton, E. (2014), Thinking with Type, 2nd revised and expanded edition: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, & Students Revised, Expanded Edition. Rockport Publishers Heller, S. & Anderson, G. (2016). The Graphic Design Idea Book. London: Lawrence King. Viction, W. (2017), Less is More: Limited Colour Graphics in Design. Victionary
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios