filmeu

Disciplina Técnicas de Representação e Produção

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade preve¿ a contextualizac¿a¿o de va¿rias te¿cnicas de representac¿a¿o e impressa¿o na contemporaneidade, as suas potencialidades e limitac¿o¿es bem como a sua pra¿tica. As te¿cnicas exploradas sa¿o:  1. Serigrafia Te¿xtil: Impressa¿o Serigra¿fica sobre tecido 2. Monotipias : Impressa¿o com ferragens sobre papel 3. Stencil : Impressa¿o em Stencil sobre papel. 4. Risografia: Impressa¿o em Risografia sobre papel.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introduc¿a¿o teo¿rica a¿ Serigrafia Te¿xtil. Impressa¿o Serigra¿fica sobre tecido. Introduc¿a¿o teo¿rica a¿ Monotipia. Impressa¿o com ferragens sobre papel. Introduc¿a¿o teo¿rica a¿ te¿cnica Stencil. Impressa¿o em Stencil sobre papel. Introduc¿a¿o teo¿rica a¿ te¿cnica da Risografia. Impressa¿o em Risografia com duas cores.
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer e explorar elementos estruturantes da linguagem geome¿trica abstracta, figurativa e tipogra¿fica na concretizac¿a¿o de projetos aplicados ao domi¿nio do Design. Desenvolver conhecimentos e aptido¿es que permitam a elaborac¿a¿o e execuc¿a¿o em diferentes tipologias da a¿rea de atuac¿a¿o da impressa¿o ( serigrafia te¿xtil , monotipias, risografia, stencil , carimbo, e outras pra¿ticas alternativas de impressa¿o). Facultar conhecimentos no a¿mbito da produc¿a¿o gra¿fica (preparac¿a¿o de documentos para impressa¿o). Promover a experimentac¿a¿o e a descoberta de processos de impressa¿o e respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes). Ampliar a cultura te¿cnica e experimental no campo do Design e das Artes. Ser capaz de conceber uma edic¿a¿o impressa manualmente. Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho;  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilizac¿a¿o de recursos diferenciados, artigos cienti¿ficos, livros, diapositivos, filme, objectos e materiais, visitas de estudo, capazes de, por um lado fornecer um suporte teo¿rico e por outro, esclarecer e motivar os alunos para os conteu¿dos e exerci¿cios/ projectos. Participac¿a¿o activa em aulas laboratoriais com recurso a equipamento de fabricac¿a¿o analo¿gica. A avaliac¿a¿o consiste em: 1. Exerci¿cios de avaliac¿a¿o conti¿nua (65%) 1.1 Composic¿o¿es e impresso¿es A3 em serigrafia te¿xtil com figuras geome¿tricas e texturas; 1.2 Composic¿o¿es impresso¿es em Monotipia com ferragens para explorac¿a¿o formal. 1.3 Composic¿o¿es e impresso¿es em Stencil com figuras geome¿tricas 1.4 Composic¿o¿es e artes finais com figuras geome¿tricas, tipografia e texturas para publicac¿a¿o impressa em Risografia. 1.5 Produc¿a¿o e acabamentos da publicac¿a¿o; 2. Desempenho e participac¿a¿o em aula (35%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Heller, S.; Venezky, M. (2004). The Push Pin Graphic. San Francisco: Chronicle Books. Hughes, H.M.; Grifith, F. (1995). Kathe Kollwitz. Artist for the People. The South Bank Centre. Otto (2016). Screen Printing Manual. OttoBooks Otto (2016). Photoshop for Screen Printing . OttoBooks. Fick, B. & Graboswki, B. (2015). Printmaking: A Complete Guide to Materials & Processes. London: Laurence King. Lauren, A. (2016). Block Printing, Ed. Gustavo Gill. Hughes, A. & Vernon-Morris, H. (2017). Printmaking: Traditional and Contemporary Techniques. London: Rotovision. Munari, B. (2004) Roses In The Salad. Corraini Edizioni  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios