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Disciplina Técnicas de Representação e Produção

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade prevê a contextualização de várias técnicas de representação e impressão na contemporaneidade, as suas potencialidades e limitações bem como a sua prática. As técnicas exploradas são:

    1. Serigrafia Têxtil: Impressão Serigráfica sobre tecido
    2. Monotipias : Impressão com ferragens sobre papel 
    3. Stencil: Impressão em Stencil sobre papel. 
    4. Risografia: Impressão em Risografia sobre papel. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    •  Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. Impressão Serigráfica sobre tecido.
    •  Introdução teórica à Monotipia. Impressão com ferragens sobre papel.
    •  Introdução teórica à técnica Stencil. Impressão em Stencil sobre papel. 
    • Introdução teórica à técnica da Risografia. Impressão em Risografia com duas cores. 
  • Objetivos

    Objetivos

    – Reconhecer e explorar elementos estruturantes da linguagem geométrica abstracta, figurativa e tipográfica na concretização de projetos aplicados ao domínio do Design.

    – Desenvolver conhecimentos e aptidões que permitam a elaboração e execução em diferentes tipologias da área de atuação da impressão (serigrafia têxtil, monotipias, risografia, stencil, carimbo, e outras práticas alternativas de impressão).

    – Facultar conhecimentos no âmbito da produção gráfica (preparação de documentos para impressão).

    – Promover a experimentação e a descoberta de processos de impressão e

    respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes).

    – Ampliar a cultura técnica e experimental no campo do Design e das Artes.

    – Ser capaz de conceber uma edição impressa manualmente.

    – Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho;

    fechando a lacuna entre a academia e o mercado, permitindo que os alunos testem

    ferramentas e processos que normalmente não podem aceder.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    – Utilização de recursos diferenciados – artigos científicos, livros, diapositivos, filme, objectos e materiais, visitas de estudo – capazes de, por um lado fornecer um suporte teórico e por outro, esclarecer e motivar os alunos para os conteúdos e exercícios/ projectos. 

    – Participação activa em aulas laboratoriais com recurso a equipamento de fabricação analógica.

     

    A avaliação consiste em: 

    1. Exercícios de avaliação contínua (65%)

    1.1 Composições e impressões A3 em serigrafia têxtil com figuras geométricas e texturas; 

    1.2 Composições impressões em Monotipia com ferragens para exploração formal.

    1.3 Composições e impressões em Stencil com figuras geométricas

    1.4 Composições e artes finais com figuras geométricas, tipografia e texturas para publicação  impressa em Risografia.

    1.5 Produção e acabamentos da publicação;

    2. Desempenho e participação em aula (35%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Heller, S.; Venezky, M. (2004). The Push Pin Graphic. San Francisco: Chronicle Books.
    • Hughes, H.M.; Grifith, F. (1995). Kathe Kollwitz. Artist for the People. The South Bank Centre.
    • Otto (2016). Screen Printing Manual. OttoBooks
    • Otto (2016). Photoshop for Screen Printing . OttoBooks.
    • Fick, B. & Graboswki, B. (2015). Printmaking: A Complete Guide to Materials & Processes. London: Laurence King.
    • Lauren, A. (2016). Block Printing, Ed. Gustavo Gill.
    • Hughes, A. & Vernon-Morris, H. (2017). Printmaking: Traditional and Contemporary Techniques. London: Rotovision.
    • Munari, B. (2004) Roses In The Salad. Corraini Edizioni
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