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Apresentação
Apresentação
A unidade prevê a contextualização de várias técnicas de representação e impressão na contemporaneidade, as suas potencialidades e limitações bem como a sua prática. As técnicas exploradas são:
- Serigrafia Têxtil: Impressão Serigráfica sobre tecido
- Monotipias : Impressão com ferragens sobre papel
- Stencil: Impressão em Stencil sobre papel.
- Risografia: Impressão em Risografia sobre papel.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-17974
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução teórica à Serigrafia Têxtil. Impressão Serigráfica sobre tecido.
- Introdução teórica à Monotipia. Impressão com ferragens sobre papel.
- Introdução teórica à técnica Stencil. Impressão em Stencil sobre papel.
- Introdução teórica à técnica da Risografia. Impressão em Risografia com duas cores.
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Objetivos
Objetivos
– Reconhecer e explorar elementos estruturantes da linguagem geométrica abstracta, figurativa e tipográfica na concretização de projetos aplicados ao domínio do Design.
– Desenvolver conhecimentos e aptidões que permitam a elaboração e execução em diferentes tipologias da área de atuação da impressão (serigrafia têxtil, monotipias, risografia, stencil, carimbo, e outras práticas alternativas de impressão).
– Facultar conhecimentos no âmbito da produção gráfica (preparação de documentos para impressão).
– Promover a experimentação e a descoberta de processos de impressão e
respectivos materiais (tintas, ferramentas e suportes).
– Ampliar a cultura técnica e experimental no campo do Design e das Artes.
– Ser capaz de conceber uma edição impressa manualmente.
– Expor os alunos a novas e diferentes ideias e formas profissionais de trabalho;
fechando a lacuna entre a academia e o mercado, permitindo que os alunos testem
ferramentas e processos que normalmente não podem aceder.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
– Utilização de recursos diferenciados – artigos científicos, livros, diapositivos, filme, objectos e materiais, visitas de estudo – capazes de, por um lado fornecer um suporte teórico e por outro, esclarecer e motivar os alunos para os conteúdos e exercícios/ projectos.
– Participação activa em aulas laboratoriais com recurso a equipamento de fabricação analógica.
A avaliação consiste em:
1. Exercícios de avaliação contínua (65%)
1.1 Composições e impressões A3 em serigrafia têxtil com figuras geométricas e texturas;
1.2 Composições impressões em Monotipia com ferragens para exploração formal.
1.3 Composições e impressões em Stencil com figuras geométricas
1.4 Composições e artes finais com figuras geométricas, tipografia e texturas para publicação impressa em Risografia.
1.5 Produção e acabamentos da publicação;
2. Desempenho e participação em aula (35%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Heller, S.; Venezky, M. (2004). The Push Pin Graphic. San Francisco: Chronicle Books.
- Hughes, H.M.; Grifith, F. (1995). Kathe Kollwitz. Artist for the People. The South Bank Centre.
- Otto (2016). Screen Printing Manual. OttoBooks
- Otto (2016). Photoshop for Screen Printing . OttoBooks.
- Fick, B. & Graboswki, B. (2015). Printmaking: A Complete Guide to Materials & Processes. London: Laurence King.
- Lauren, A. (2016). Block Printing, Ed. Gustavo Gill.
- Hughes, A. & Vernon-Morris, H. (2017). Printmaking: Traditional and Contemporary Techniques. London: Rotovision.
- Munari, B. (2004) Roses In The Salad. Corraini Edizioni
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não