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Disciplina Design, Não Design

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longo deste semestre, trabalharemos em torno do conhecimento operativo, do fazer ao ensinar, os processos para uma comunicac¿a¿o efetiva do “saber-fazer”. Tomando como objeto de estudo e exploracção pessoal três teécnicas do domi¿nio do “saber-fazer” (Tecelagem, Tinturaria com IÍndigo, Feltragem), os alunos sera¿o desafiados a documentar, aprender e ensinar/comunicar o conhecimento, num processo que exigira¿ uma reflexão permanente sobre a problemática e os processos de transmissão de conhecimento técnico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Observar/Documentar: observac¿a¿o e registo das te¿cnicas e processos desenvolvidos pelo fazedor/formador convidado, com o objetivo de se desenvolverem objetos de transmissaão de conhecimento.
    - Aprender/Fazer: workshops pra¿ticos que dotarão os alunos de conhecimento operativo acerca das técnicas, aprofundando-se a experiência e envolvimento com os processos a comunicar, resultantes do envolvimento direto com a técnica e com o formador.
    - Ensinar: a dimensão mais complexa, atrave¿s da qual trabalharemos ativamente a produção dos elementos de transmissa¿o de conhecimento operativo, tendo como base a aprendizagem e os materiais resultantes das dimenso¿es anteriores.
    Os processos desenvolvidos e as compete¿ncias adquiridas ao longo do semestre deverão materializar-se num projeto final de transmissão de conhecimento operativo, que permita o ensino e a replicac¿a¿o da técnica estudada direccionada para um público-alvo sem conhecimentos prévios.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Fomentar o contacto com outras áreas de trabalho, neste caso essencialmente ligadas às áreas de manufatura de pequena escala na área têxtil, bem como a experimentação e exploração de diversos processos de “fazer”.
    - A introdução às especificidades do conhecimento operativo (saber-fazer): Explorar modos de recolha, documentação e organização de informação; Reflexão e estudo sobre a produção de elementos de comunicação de conhecimento operativo; A importância do rigor técnico e comunicativo; Trabalhar a análise, decomposição, reestruturação e (re)criação de informação.
    - Demonstrar e avaliar o impacto do “aprender pelo fazer” não só na aquisição de conhecimento, mas também na produção de elementos de comunicação de conhecimento operativo. Analisar a diferença de resultados/processos de posições Observadoras vs Participantes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    — Expansão do campo disciplinar do design através da intersecção com outras disciplinas
    — Utilização de métodos e técnicas de outras disciplinas de forma a fazer transposições para o design.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cardon, D. (2014). Le Monde des Teintures Naturelles. Belin.
    Ellis, C. Boutrup, J. (2018). The Art and Science of Natural Dyes. Schier Publishing, Ltd. Pastoreau, M. (2016). Azul - História de uma Cor. Orfeu Negro.
    Brown, S. McQuaid, M. Dent. A. Martens, C. (2009). Fashioning Felt. Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum.
    Bunn, S. (2010). Nomadic Felts. British Museum Press
    Quentin-Stoll, A. Quentin, R. (2009). Filz Experiment. Maro-Verlag.
     

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