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Disciplina Desenho e Animação

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular aborda-se a Animação e o Movimento enquanto fenómenos comunicacionais e estéticos, explorando as múltiplas relações que estabelecem com os espaços, os objectos e seus contextos. Questões prementes como  inclusividade e saúde mental  são  frequentemente representadas através de sequências ilustrativas e/ou animadas, em que a justaposição de imagens através do movimento cria mensagens visuais complexas e gera debate, reflexão e acção pelos/as alunos/as. Considera-se a Animação no sentido lato, podendo referir-se a um objecto cinético, um movimento no espaço ou uma tradicional sequência de imagens “frame by frame”.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    ANIMAÇÃO: REFLECTINDO SOBRE COMUNIDADES ATRAVÉS DE OBJECTOS e ESPAÇOS NARRATIVOS/ CINÉTICOS Exercício introdutório narrativo através de kamishibai. Criando atmosferas e significações através do movimento num espaço tridimensional: do cenário barroco às montras de loja PAISAGENS DE ANIMAÇÃO NO/COM O CORPO NO ESPAÇO Morphing: exercícios introdutórios; Imagens icónicas para gifs: “morph com significado”; Práticas de Arte Pública- exibição pública e envolvimento social; “Distorções na paisagem” reflectindo situações sociais e de fobias espaciais. Desenho experimental, explodido em diversos media - instalação, escultura e elementos performativos  
  • Objetivos

    Objetivos

    . Promover o sentido crítico dos alunos quanto às implicações  da imagem e do Design na sociedade, através de projectos de reflexão e acção sobre diferentes tópicos da actualidade; . Explorar o Movimento e a Narrativa como investigação e como recursos expressivos no Design de Comunicação; . Expor os alunos a uma ampla gama de abordagens de ilustração e animação, incentivando-os à sua exploração exaustiva; . Promover o desenvolvimento de abordagens teórico-práticas à animação e ilustração que explorem e questionem as tradições do campo, buscando referências a outras áreas (design, artes plásticas, cinema e novos media, história, psicologia, filosofia, teoria pós-colonial, etc.   
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na UC, as metodologias inovadoras estão na vanguarda do processo de ensino-aprendizagem. A animação expandida e as abordagens de desenho/ilustração são práticas experimentais em si mesmas, apresentando um caminho inovador para desenvolver as ferramentas criativas e o pensamento concetual dos alunos. Esta UC apresenta contextos históricos e exemplos práticos inovadores, encorajando os alunos a aprender com eles e a conceber os seus próprios processos de investigação e experimentação. Isto é feito através de uma metodologia de pesquisa, trabalho de campo específico, instalação e testes de campo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Berry, A. et al. (2022). The Black Experience in Design. Identity, Expression & Reflection. Alworth Press. . Chavez, A. (2004). Infinite Possibilities: Serial Imagery in 20th-Century Drawings. Welleslay: Davis Museum & Cultural Ctr. . Chorpening, Kelly. Fortnum, Rebecca. Editors (2020) A Companion to Contemporary Drawing. John Wiley & Sons, Inc.  . Gannon, R.l; Fauchon, M. (2020). Illustration Research Methods. Bloomsbury Publishing. . Gilbert, W. (2014). Simplified Drawing for Planning Animation. Anamie Entertainment. . Heywood, I. (2018). Sensory Arts and Design (Sensory Studies Series) Bloomsbury Academic. . Shaw, G.  D.B. (2004). Seeing the Unspeakable - The Art of Kara Walker. Duke University Press. . Stanchfield Walt (2009) Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes. The Walt Stanchfield Lectures - Volumes 1 & 2. Focal Press. . Wells, P. et.al. (2011). Re-Imagining Animation: The Changing Face of the Moving Image. Lausanne: AVA Publishing.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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