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Disciplina Self-Promotion

  • Apresentação

    Apresentação

    E¿ objetivo da UC desenvolver e capacitar o aluno enquanto designer inovador, auto¿nomo e capaz de criar, produzir, implementar e difundir os seus pro¿prios projectos. A UC visa valorizar o auto-conhecimento, sentido cri¿tico e capacidade de reflexa¿o do aluno bem como fomentar neste as compete¿ncias necessa¿rias ao desenvolvimento de projetos de design completos colocando-o como agente de transformac¿a¿o social, econo¿mica e cultural. A UC propo¿e ao aluno desenvolver um projecto de self-promotion integrando os conhecimentos adquiridos atrave¿s da realizac¿a¿o de exerci¿cios explorato¿rios devidamente orientados e ancorados em metodologia processual e em conceitos e te¿cnicas estruturantes. O projecto e¿ dividido em 3 exerci¿cios focados na edic¿a¿o de portfolio, e explorac¿a¿o criatividade e difusa¿o do trabalho individual respectivamente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos e definic¿o¿es sobre pra¿ticas do Design, diferentes campos de actuac¿a¿o do Design gra¿fico e a¿reas de pra¿tica arti¿stica convergentes com o design, portfolio, design de autor, projecc¿a¿o comunicac¿a¿o do trabalho, Marca, Merchandising Visual e suas abordagens no campo do design. 2. Relac¿o¿es simbo¿licas, arti¿sticas e operativas entre marca e inovac¿a¿o : Como a inovac¿a¿o pode beneficiar da actividade projectual do design?] 3. Aplicac¿a¿o de conceitos adquiridos sobre Marca e projecc¿a¿o para a produc¿a¿o de um projecto de Self promotion. 4. Relac¿o¿es simbo¿licas, arti¿sticas e operativas entre Arte e Design: Como os projectos auto-iniciados podem beneficiar a projecc¿a¿o do designer no mundo profissional? 5. Design, Activismo e Sustentabilidade. 6. Design de autor e projectos auto-iniciados. 7. Estrate¿gias de comunicac¿a¿o: Como expo¿r e comunicar trabalho.
  • Objetivos

    Objetivos

    E¿ objetivo da UC desenvolver e capacitar o designer enquanto inovador e solucionador dos problemas propostos. Valorizar o auto-conhecimento, o sentido cri¿tico e a capacidade de reflexa¿o como agentes de transformac¿a¿o social, econo¿mica e cultural. Fomentar a ana¿lise de briefing e soluc¿a¿o de problemas propostos atrave¿s de um processo que se divide em fases especi¿ficas (Fase 1: Selecc¿a¿o, edic¿a¿o, documentac¿a¿o. Fase 2: descoberta, criac¿a¿o. Fase 3: validac¿a¿o, implementac¿a¿o, exposic¿a¿o) que visam a gerac¿a¿o e selec¿a¿o de ideias, experimentac¿a¿o, apresentac¿a¿o e da soluc¿a¿o encontrada. Estimular a colaborac¿a¿o em equipas de trabalho e domi¿nio do projeto. Utilizar a interdisciplinaridade como forma privilegiada de abordar e solucionar os desafios propostos ao longo do semestre.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade curricular, e¿ pra¿tica e laboratorial e assenta metodologias e pra¿ticas pedago¿gicas ativas. Dado que a unidade curricular tem como objectivo a realizac¿a¿o de desafios reais, uma das pra¿ticas e¿ a aprendizagem contextual a fim de estimular a auto-analise, o desenvolvimento de compete¿ncias de autonomia, capacidade de tomada de decisa¿o e pensamento cri¿tico. Sera¿o tambe¿m usadas te¿cnicas para estimular a explorac¿a¿o criativa como: a Criatividade pelas Artes; explorarac¿a¿o de diferentes mediums , pensamento lateral, mapas mentais. A avaliac¿a¿o da UC tem um cara¿cter conti¿nuo que incide na assiduidade, participac¿a¿o, cumprimento de prazos e empenho no trabalho final proposto. O projecto desta unidade curricular e¿ apresentado em 3 etapas e a falha na entrega de alguma das fases exclui¿ o aluno de qualquer avaliac¿a¿o a¿ unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abbing, E. (2010). Brand-Driven Innovation: strategies for development and design. Cross, N. (2016). Design thinking: Understanding how designers think and work. Welsh, C. (2013). Design: Portfolio: Self promotion at its best. Rockport Publishers (June 1, 2013) Anderson, D. (2015). Stand Out: Design a personal brand. Build a killer portfolio. Find a great design job. Peachpit Press Michael, Janda (2013). Burn Your Portfolio: Stuff they don't teach you in design school, but should (Voices That Matter). New Riders;  
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