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Apresentação
Apresentação
É objetivo da UC desenvolver e capacitar o aluno enquanto designer inovador, autónomo e capaz de criar, produzir, implementar e difundir os seus próprios projectos. A UC visa valorizar o auto-conhecimento, sentido crítico e capacidade de reflexão do aluno bem como fomentar neste as competências necessárias ao desenvolvimento de projetos de design completos colocando-o como agente de transformação social, económica e cultural. A UC propõe ao aluno desenvolver um projecto de self-promotion integrando os conhecimentos adquiridos através da realização de exercícios exploratórios devidamente orientados e ancorados em metodologia processual e em conceitos e técnicas estruturantes. O projecto é dividido em 3 exercícios focados na edição de portfolio, e exploração criatividade e difusão do trabalho individual respectivamente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT93-22332
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
1. Conceitos e definições sobre práticas do Design, diferentes campos de actuação do Design gráfico e áreas de prática artística convergentes com o design, portfolio, design de autor, projecção comunicação do trabalho, Marca, Merchandising Visual e suas abordagens no campo do design.
2. Relações simbólicas, artísticas e operativas entre marca e inovação : Como a inovação pode beneficiar da actividade projectual do design?]
3. Aplicação de conceitos adquiridos sobre Marca e projecção para a produção de um projecto de Self promotion.
4. Relações simbólicas, artísticas e operativas entre Arte e Design: Como os projectos auto-iniciados podem beneficiar a projecção do designer no mundo profissional?
5. Design, Activismo e Sustentabilidade.
6. Design de autor e projectos auto-iniciados.
7. Estratégias de comunicação: Como expôr e comunicar trabalho.
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Objetivos
Objetivos
É objetivo da UC desenvolver e capacitar o designer enquanto inovador e solucionador dos problemas propostos. Valorizar o auto-conhecimento, o sentido crítico e a capacidade de reflexão como agentes de transformação social, económica e cultural. Fomentar a análise de briefing e solução de problemas propostos através de um processo que se divide em fases específicas (Fase 1: Selecção, edição, documentação. Fase 2: descoberta, criação. Fase 3: validação, implementação, exposição) que visam a geração e seleção de ideias, experimentação, apresentação e da solução encontrada. Estimular a colaboração em equipas de trabalho e domínio do projeto. Utilizar a interdisciplinaridade como forma privilegiada de abordar e solucionar os desafios propostos ao longo do semestre. Procurar que a aprendizagem de competências técnicas e tecnologias de design seja feita em contexto de vida real, ou seja, em imersão com a realidade do mercado, as empresas, as organizações e os desafios societais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade curricular, é prática e laboratorial e assenta metodologias e práticas pedagógicas ativas. Dado que a unidade curricular tem como objectivo a realização de desafios reais, uma das práticas é a aprendizagem contextual a fim de estimular a auto-analise, o desenvolvimento de competências de autonomia, capacidade de tomada de decisão e pensamento crítico. Serão também usadas técnicas para estimular a exploração criativa como: a Criatividade pelas Artes; exploraração de diferentes mediums , pensamento lateral, mapas mentais. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho no trabalho final proposto. O projecto desta unidade curricular é apresentado em 3 etapas e a falha na entrega de alguma das fases excluí o aluno de qualquer avaliação à unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Abbing, E. (2010). Brand-Driven Innovation: strategies for development and design. Lausanne: AVA
- Cross, N. (2016). Design thinking: Understanding how designers think and work.
- Welsh, C. (2013). Design: Portfolio: Self promotion at its best. Rockport Publishers (June 1, 2013)
- Anderson, D. (2015). Stand Out: Design a personal brand. Build a killer portfolio. Find a great design job. Peachpit Press
- Michael, Janda (2013). Burn Your Portfolio: Stuff they don't teach you in design school, but should (Voices That Matter). New Riders;
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não