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Disciplina Self-Promotion

  • Apresentação

    Apresentação

    É objetivo da UC desenvolver e capacitar o aluno enquanto designer inovador, autónomo e capaz de criar, produzir, implementar e difundir os seus próprios projectos. A UC visa valorizar o auto-conhecimento, sentido crítico e capacidade de reflexão do aluno bem como fomentar neste as competências necessárias ao desenvolvimento de projetos de design completos colocando-o como agente de transformação social, económica e cultural. A UC propõe ao aluno desenvolver um projecto de self-promotion integrando os conhecimentos adquiridos através da realização de exercícios exploratórios devidamente orientados e ancorados em metodologia processual e em conceitos e técnicas estruturantes. O projecto é dividido em 3 exercícios focados na edição de portfolio, e exploração criatividade e difusão do trabalho individual respectivamente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Conceitos e definições sobre práticas do Design, diferentes campos de actuação do Design gráfico e áreas de prática artística convergentes com o design, portfolio, design de autor, projecção comunicação do trabalho, Marca, Merchandising Visual e suas abordagens no campo do design.

    2. Relações simbólicas, artísticas e operativas entre marca e inovação : Como a inovação pode beneficiar da actividade projectual do design?]

    3. Aplicação de conceitos adquiridos sobre Marca e projecção para a produção de um projecto de Self promotion.

    4. Relações simbólicas, artísticas e operativas entre Arte e Design: Como os projectos auto-iniciados podem beneficiar a projecção do designer no mundo profissional?

    5. Design, Activismo e Sustentabilidade.

    6. Design de autor e projectos auto-iniciados.

    7. Estratégias de comunicação: Como expôr e comunicar trabalho.

  • Objetivos

    Objetivos

    É objetivo da UC desenvolver e capacitar o designer enquanto inovador e solucionador dos problemas propostos. Valorizar o auto-conhecimento, o sentido crítico e a capacidade de reflexão como agentes de transformação social, económica e cultural. Fomentar a análise de briefing e solução de problemas propostos através de um processo que se divide em fases específicas (Fase 1: Selecção, edição, documentação. Fase 2: descoberta, criação. Fase 3: validação, implementação, exposição) que visam a geração e seleção de ideias, experimentação, apresentação e da solução encontrada. Estimular a colaboração em equipas de trabalho e domínio do projeto. Utilizar a interdisciplinaridade como forma privilegiada de abordar e solucionar os desafios propostos ao longo do semestre. Procurar que a aprendizagem de competências técnicas e tecnologias de design seja feita em contexto de vida real, ou seja, em imersão com a realidade do mercado, as empresas, as organizações e os desafios societais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade curricular, é prática e laboratorial e assenta metodologias e práticas pedagógicas ativas. Dado que a unidade curricular tem como objectivo a realização de desafios reais, uma das práticas é a aprendizagem contextual a fim de estimular a auto-analise, o desenvolvimento de competências de autonomia, capacidade de tomada de decisão e pensamento crítico. Serão também usadas técnicas para estimular a exploração criativa como: a Criatividade pelas Artes; exploraração de diferentes mediums , pensamento lateral, mapas mentais. A avaliação da UC tem um carácter contínuo que incide na assiduidade, participação, cumprimento de prazos e empenho no trabalho final proposto. O projecto desta unidade curricular é apresentado em 3 etapas e a falha na entrega de alguma das fases excluí o aluno de qualquer avaliação à unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Abbing, E. (2010). Brand-Driven Innovation: strategies for development and design. Lausanne: AVA
    • Cross, N. (2016). Design thinking: Understanding how designers think and work.
    • Welsh, C. (2013). Design: Portfolio: Self promotion at its best. Rockport Publishers (June 1, 2013)
    • Anderson, D. (2015). Stand Out: Design a personal brand. Build a killer portfolio. Find a great design job. Peachpit Press
    • Michael, Janda (2013). Burn Your Portfolio: Stuff they don't teach you in design school, but should (Voices That Matter). New Riders;

     

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