filmeu

Disciplina Práticas Hibrídas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Práticas Híbridas pretende constituir um território de experimentação e colaboração a partir de estratégias diversas, que cruzam o design, as artes plásticas, a performance, a fotografia ou o vídeo, de forma que o conhecimento seja produzido e disseminado coletivamente. As práticas híbridas têm vindo a ganhar relevo na contemporaneidade, pois juntam algumas das experimentações mais acesas do modernismo, assim como certas transmutações técnicas e tecnológicas nas duas primeiras décadas do século XXI. Neste contexto, a UC estabelece um espaço laboratorial que visa trabalhar diferentes linguagens criativas e artísticas na pesquisa de objetos estéticos e conceptuais, que promovam a inter-relação entre disciplinas, assim como a inter-relação entre técnicas expressivas. É uma unidade curricular que funciona em modo teórico-prático e com metodologia projetual, promovendo parcerias com instituições externas à universidade, com o intuito de promover sinergias e criar projetos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O conceito de Híbrido -contextos:

    1.Hibridismos e confluências: colaboração arte, design e ciência.

    II. A Biblioteca: A Biblioteca como mapa e espaço de pesquisa

    A Biblioteca como espaço curatorial

    III. Cosmologias do Arquivo: Arquivos e contra-arquivos

    Mesas de edição

    Cosmologias visuais, pesquisa visual.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Questionar a mistura de fronteiras que caracterizam grande parte da produção criativa contemporânea, entendendo o processo de criação como um gesto de contaminação, influência, colaboração, citação e co-autoria; -Experienciar práticas criativas (técnicas, processos) que dissolvam barreiras entre as linguagens do design e da arte, promovendo relações teóricas e práticas com outros campos do conhecimento; - Estabelecer conexões a partir de um espectro de referências e tipologias de pensamento artístico/criativo baseado na pesquisa practice-based , art-based e concept based , refletindo sobre o processo de criação como uma prática de partilha de influências e discursos; - Promover a reflexão sobre a ecologia de diferentes práticas híbridas, através de estudos de caso de projetos históricos e contemporâneos, assim como expor o(a)s aluno(a)s a casos de estudo intermedia , de forma a explorar práticas interdisciplinares e questionar o conceito de autoria.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem. Algumas metodologias passam pela introdução de desafios criativos (utilização de objetos, imagens, sons ou pessoas, eventos ou ações), criação de artefactos (produção de micro-dispositivos analógicos/outros, diários gráficos e escritos, cartografias), utilização do corpo (expressão corporal).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fry, T. (2014). Design in the borderlands. Routledge, London, New York.

    Bishop, C. (2006). Participation. Whitechapel: Documents of Contemporary Art, London.

    Evans, D. (2009). Appropriation. Whitechapel: Documents of Contemporary Art, London.

    Morton, T. (2019). Dark ecology: for a logic of future coexistence. Columbia University Press, New York.

    Le Feuvre, L. (2010). Failure. Whitechapel: Documents of Contemporary Art.

    Kearney, R. (2005). Strangers, gods and monsters - interpreting Otherness. Routledge, London, New York.
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios