filmeu

Disciplina Práticas Hibrídas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Práticas Híbridas pretende constituir um território de experimentação e colaboração a partir de estratégias diversas, que cruzam o design, as artes plásticas, a performance, a fotografia ou o vídeo, de forma que o conhecimento seja produzido e disseminado coletivamente. As práticas híbridas têm vindo a ganhar relevo na contemporaneidade, pois juntam algumas das experimentações mais acesas do modernismo, assim como certas transmutações técnicas e tecnológicas nas duas primeiras décadas do século XXI. Neste contexto, a UC estabelece um espaço laboratorial que visa trabalhar diferentes linguagens criativas e artísticas na pesquisa de objetos estéticos e conceptuais, que promovam a inter-relação entre disciplinas, assim como a inter-relação entre técnicas expressivas. É uma unidade curricular que funciona em modo teórico-prático e com metodologia projetual, promovendo parcerias com instituições externas à universidade, com o intuito de promover sinergias e criar projetos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O conceito de Híbrido -contextos: 1.Hibridismos e confluências: colaboração arte, design e ciência. II. A Biblioteca: A Biblioteca como mapa e espaço de pesquisa A Biblioteca como espaço curatorial III. Cosmologias do Arquivo: Arquivos e contra-arquivos Mesas de edição Cosmologias visuais, pesquisa visual.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Questionar a mistura de fronteiras que caracterizam grande parte da produção criativa contemporânea, entendendo o processo de criação como um gesto de contaminação, influência, colaboração, citação e co-autoria; -Experienciar práticas criativas (técnicas, processos) que dissolvam barreiras entre as linguagens do design e da arte, promovendo relações teóricas e práticas com outros campos do conhecimento; - Estabelecer conexões a partir de um espectro de referências e tipologias de pensamento artístico/criativo baseado na pesquisa practice-based , art-based e concept based , refletindo sobre o processo de criação como uma prática de partilha de influências e discursos; - Promover a reflexão sobre a ecologia de diferentes práticas híbridas, através de estudos de caso de projetos históricos e contemporâneos, assim como expor o(a)s aluno(a)s a casos de estudo intermedia , de forma a explorar práticas interdisciplinares e questionar o conceito de autoria.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem. Algumas metodologias passam pela introdução de desafios criativos (utilização de objetos, imagens, sons ou pessoas, eventos ou ações), criação de artefactos (produção de micro-dispositivos analógicos/outros, diários gráficos e escritos, cartografias), utilização do corpo (expressão corporal).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fry, T. (2014). Design in the borderlands. Routledge, London, New York. Bishop, C. (2006). Participation. Whitechapel: Documents of Contemporary Art, London. Evans, D. (2009). Appropriation. Whitechapel: Documents of Contemporary Art, London. Morton, T. (2019). Dark ecology: for a logic of future coexistence. Columbia University Press, New York. Le Feuvre, L. (2010). Failure. Whitechapel: Documents of Contemporary Art. Kearney, R. (2005). Strangers, gods and monsters - interpreting Otherness. Routledge, London, New York.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios