filmeu

Disciplina Videoarte

  • Apresentação

    Apresentação

    Entender a contextualização da Videoarte no panorama da Arte Contemporânea.

    Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em torno da ‘linguagem’ do vídeo.

    Desenvolver obras que possam gerar reflexão sobre o potencial da interactividade, complexidade e hibridização deste meio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    DEFINIÇÃO
    - O que é a Videoarte?
    - O vídeo como resposta politico-social da contracultura.

    EXEMPLOS DOS PRIMEIROS USOS DO VÍDEO NA ARTE
    - Os vídeos Fluxus.
    - A filosofia Fluxus: música, happening e humor.
    - Registo de acções: função documental / função artística.

    CARACTERÍSTICAS DO MEIO
    - Dialéctica entre a obra e o espectador.
    - O vídeo no mercado da arte.
    - Vídeo e cinema.
    - Experimentalismo.
    - Point of View: Antologia da Imagem em Movimento.

    PROJECTO PRÁTICO
    - Visualização e análise de obras de artistas.
    - Desenvolvimento de projectos.
    - Apresentação e reflexão sobre os resultados obtidos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Condições tecnológicas, socio-políticas e culturais que levaram à utilização do vídeo com objectivos artísticos.

    A evolução da Videoarte de 1963 até ao presente.

    Relação do vídeo com outros meios de captação/produção de imagens em movimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática?

     

    A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    PARFAIT, Françoise. Video: un art contemporain, Editions du Regard, Paris, 2001.

    BAIGORRI, Loura. Vídeo: primeira etapa (el vídeo en el contexto socialn y artístico de los años 60/70), Brumaria, Madrid, 2005.

    MEIGH-ANDREWS, Chris. A history of Video Art: the development of form and function, Berg, Oxford, New York, 2006.

    SPIELMANN, Yvonne, Video: The Reflexive Medium, The MIT Press, Leonardo Books, Cambridge, 2008.

    REES, A.L. A History of Experimental Film and Video, British Film Institute, London, 2008.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios