-
Apresentação
Apresentação
Entender a contextualização da Videoarte no panorama da Arte Contemporânea.
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em torno da ‘linguagem’ do vídeo.
Desenvolver obras que possam gerar reflexão sobre o potencial da interactividade, complexidade e hibridização deste meio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT93-24946
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
DEFINIÇÃO
- O que é a Videoarte?
- O vídeo como resposta politico-social da contracultura.EXEMPLOS DOS PRIMEIROS USOS DO VÍDEO NA ARTE
- Os vídeos Fluxus.
- A filosofia Fluxus: música, happening e humor.
- Registo de acções: função documental / função artística.CARACTERÍSTICAS DO MEIO
- Dialéctica entre a obra e o espectador.
- O vídeo no mercado da arte.
- Vídeo e cinema.
- Experimentalismo.
- Point of View: Antologia da Imagem em Movimento.PROJECTO PRÁTICO
- Visualização e análise de obras de artistas.
- Desenvolvimento de projectos.
- Apresentação e reflexão sobre os resultados obtidos.
-
Objetivos
Objetivos
Condições tecnológicas, socio-políticas e culturais que levaram à utilização do vídeo com objectivos artísticos.
A evolução da Videoarte de 1963 até ao presente.
Relação do vídeo com outros meios de captação/produção de imagens em movimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática?
A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
PARFAIT, Françoise. Video: un art contemporain, Editions du Regard, Paris, 2001.
BAIGORRI, Loura. Vídeo: primeira etapa (el vídeo en el contexto socialn y artístico de los años 60/70), Brumaria, Madrid, 2005.
MEIGH-ANDREWS, Chris. A history of Video Art: the development of form and function, Berg, Oxford, New York, 2006.
SPIELMANN, Yvonne, Video: The Reflexive Medium, The MIT Press, Leonardo Books, Cambridge, 2008.
REES, A.L. A History of Experimental Film and Video, British Film Institute, London, 2008.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não