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Apresentação
Apresentação
Entender a contextualização da Videoarte no panorama da Arte Contemporânea. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos em torno da ‘linguagem’ do vídeo. Desenvolver obras que possam gerar reflexão sobre o potencial da interactividade, complexidade e hibridização deste meio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT93-24946
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
DEFINIÇÃO - O que é a Videoarte? - O vídeo como resposta politico-social da contracultura. EXEMPLOS DOS PRIMEIROS USOS DO VÍDEO NA ARTE - Os vídeos Fluxus. - A filosofia Fluxus: música, happening e humor. - Registo de acções: função documental / função artística. CARACTERÍSTICAS DO MEIO - Dialéctica entre a obra e o espectador. - O vídeo no mercado da arte. - Vídeo e cinema. - Experimentalismo. - Point of View: Antologia da Imagem em Movimento. PROJECTO PRÁTICO - Visualização e análise de obras de artistas. - Desenvolvimento de projectos. - Apresentação e reflexão sobre os resultados obtidos.
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Objetivos
Objetivos
Condições tecnológicas, socio-políticas e culturais que levaram à utilização do vídeo com objectivos artísticos. A evolução da Videoarte de 1963 até ao presente. Relação do vídeo com outros meios de captação/produção de imagens em movimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso as metodologias transdisciplinares, a contextualização actual do entendimento da ‘transdisciplinaridade’ enquanto novo modelo de estúdio, de estrutura expandida, especifico da prática artística contemporânea; a actualização da distinção entre ‘transdisciplinaridade’ e ‘interdisciplinaridade’; o confronto e relação entre o uso da internet como ‘estúdio’ e a simultânea necessidade deste enquanto espaço físico… se os artistas e designers continuam a requerer um estúdio, não deverá o modo como o mobilizam ser motivo de análise da sua prática? A ‘transdisciplinaridade’ como um novo tipo de ‘inteligência’ que reflecte uma harmonia entre mente, afectos e corpo e sua influência na necessidade de uma ‘reforma da Universidade’; a definição de fronteiras disciplinares e a natureza das possibilidades da sua transgressão.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
PARFAIT, Françoise. Video: un art contemporain, Editions du Regard, Paris, 2001. BAIGORRI, Loura. Vídeo: primeira etapa (el vídeo en el contexto socialn y artístico de los años 60/70), Brumaria, Madrid, 2005. MEIGH-ANDREWS, Chris. A history of Video Art: the development of form and function, Berg, Oxford, New York, 2006. SPIELMANN, Yvonne, Video: The Reflexive Medium, The MIT Press, Leonardo Books, Cambridge, 2008. REES, A.L. A History of Experimental Film and Video, British Film Institute, London, 2008.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não