filmeu

Disciplina Comunidades de Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Design para Comunidades investiga o design como disciplina capaz de orientar, planear e integrar relações em espaços socioculturais sustentáveis e equitativos, atentos ao futuro das múltiplas comunidades. Explora como grupos marginalizados podem quebrar desigualdades sistémicas, promover a emancipação colectiva e assegurar a sustentabilidade ecológica. Proporciona aos estudantes a compreensão do potencial estratégico do Design de Comunicação no presente e no futuro comunitário, valorizando abordagens centradas na sustentabilidade e consciência ambiental. Desenvolve competências de planeamento e comunicação que efectivam transformações na forma como interagimos, imaginamos e construímos espaços urbanos, alteramos paisagens e promovemos cooperação. A UC investiga ainda as estruturas de comunidades artificiais e naturais, humanas e não humanas, no contexto globalizado e em redes interligadas por processos culturais locais e globais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    — Democracia, história(s) locais e globais — Habitats humanos e não humanos, ecologia e pensamento em sistemas — Métodos colaborativos, participativos e de interacção — Trabalho de campo e sessões públicas — Manutenção, cuidado e implementação sustentável
  • Objetivos

    Objetivos

    — Analizar problemas complexos utilizando métodos de síntese e articulando várias fontes de informação. — Avaliar de forma crítica o impacto de propostas de intervenção social, ecológica, política, cultural, económica. — Desenvolver abordagens planeadas de trabalho colaborativo, envolvendo um amplo número de intervenientes. — Projectar alternativas a partir e para além do design em relação a comunidades locais. — Comunicar a prática projectual e metodológica, bem assim como o conhecimento adquirido e consequências/ alterações alcançadas.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Introdução de trabalho com/ para comunidades num curso de design de comunicação, utilizando práticas e métodos colaborativos como parte essencial da prática de design. Adopção de métodos participativos como formas de abordar a prática do design contemporâneo. Neste sentido, a interdisciplinaridade permite absorver metodologias de várias disciplinas que expandem e complementam as que são normalmente utilizadas no campo disciplinar do design.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Boer, R. (2023) Smooth City: Against Urban Perfection, Towards Collective Alternatives. Amsterdam: Valiz. Brown, Adrienne Maree. (2017) Emergent Strategy: Shaping Change, Changing Worlds. Chico: AK Press, 2017. Gibson-Graham, J.K., and Ethan Miller. ‘Economy as Ecological Livelihood’. In “Manifesto for Living in the Anthropocene”, edited by Katherine Gib-son, Deborah Bird Rose, and Ruth Fincher, 7–16. New York: Punctum Books, 2015. Haraway, Donna. Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin. En-vironmental Humanities, vol. 6, 2015.    
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria