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Apresentação
Apresentação
Durante uma pandemia, as prioridades realinham-se e o design perde importância. Mas quando há uma percepção que todo o design é político, a sua superficialidade e impotência são reavaliadas, bem assim como o potencial das suas contribuições. Esta disciplina expande o 'kit de iniciação' dos designers, o inerentemente incompleto e contraditório somatório dos constrangimentos materiais e culturais pré-existentes que desempenham um papel no design, e no entanto, permanecem invisíveis. Num sistema desenhado para estabelecer uma hierarquia de subjetividade e uma violenta exploração, o entender do sofrimento causado pelo colonialismo pode às vezes parecer inescapável. A resistência, no entanto, sempre floresceu; mesmo nas mais difíceis circunstâncias, aqueles que vivem nas margens do mundo colonial aprenderam as técnicas para continuar a criar novos e mais alegres futuros.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-7247
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
· Teoria do design, crítica e desenvolvimento de uma prática crítica. Teorias, métodos, movimentos, figuras centrais e marginais, desafios e potencial. Do designer enquanto autor, para o designer enquanto investigador. · Descolonização e design Exploração das relações entre capitalismo e design, as estruturas que enquadram a prática do design e as suas variadas dimensões. · Precariedade, trabalho e uma cultura em mudança Questionamento da infraestrutura na qual os designers trabalham, possíveis modelos alternativos, manifestações visuais e uma crítica global do nosso trabalho.
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Objetivos
Objetivos
· Desenvolver um entendimento das fundações teóricas de uma prática crítica e reflexiva. · Estabelecer ligações entre a teoria do design, crítica e fenómenos sociais mais vastos (políticos, culturais, económicos). · Ser capaz de compreender as transições entre teorias, na sua relação com outras disciplinas (arte, literatura, música, cinema, estudos cultuais). · Articular de uma forma coerente a multitude de mundos que a disciplina possibilita, mas também os que previne.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
— Múltiplas lentes utilizadas na UC através de diferentes investigadores ensinando teoria do design. — Curadoria da UC feita por um centro de investigação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anzaldúa, Gloria. ‘Border Arte.’ In Light in the Dark/Luz En Lo Oscuro: Rewriting Identity, Spirituality, Reality, edited by AnaLouise Keating, Illustrated Edition., 23¿41. Durham, North Carolina: Duke University Press Books, 2015. brown, adrienne maree, ed. ¿Introduction.¿ In Pleasure Activism: The Politics of Feeling Good, Later Printing Edition. Bourdieu, P. (1986) The forms of capital. In J. Richardson (Ed.) Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education (New York, Greenwood), 241-258. Brave New Alps and Caterina Giuliani (eds.) Precarity Pilot, 2015 Churchman, C. West. "Guest Editorial: Wicked Problems." Management Science 14, no. 4 (1967): B141-142. Accessed February 11, 2021. http://www.jstor.org/stable/2628678.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não