filmeu

Disciplina Desenho I

  • Apresentação

    Apresentação

    O estudante, ao dominar os conceitos e as abordagens técnicas e instrumentais explicitadas nos objetivos e programa da unidade curricular, ficará habilitado para registar gráfica e plasticamente qualquer tipo de situação visual.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Desenho de memória e desenho do natural; as imagens do desenho; o que vemos, o que sabemos e o que desenhamos; sensores visuais, percepção e cognição; desenho à vista e à mão levantada; imagem perceptiva e representação gráfica; as máquinas de desenho e a fotografia; desenho de valores tonais e desenho de contorno. O Diário Gráfico; a intuição versus a razão: desenho diagramático e desenho medido; o desenho com disciplina; tamanho e distância; proporção e escala; especificidades e competências operativas do esquisso, do esboço e do estudo (detalhe); contorno e dintorno; a ausência da linha: a mancha direta e os valores tonais Os instrumentos e os suportes; meios secos e meios líquidos; os meios de representação: sistemas e não sistemas; análise estrutural do volume: abordagem planar, modelar e tonal. Variantes expressivas (trabalhar em função do tempo).
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular Desenho I, ao promover a observação da realidade, a sua representação e a reflexão sobre as imagens produzidas, tem como objetivos: desenvolver a observação e acuidade perceptiva relativamente aos diferentes modos de desenhar; promover a destreza na manipulação de diferentes instrumentos e técnicas do desenho; criar condições para que o estudante assuma o ato de desenhar e projetar com saber, agilidade e segurança; desenvolver competências de entendimento, domínio e capacidade de seleção dos diferentes modos de desenhar em função dos objetivos delineados; conhecer, dominar e saber aplicar as terminologias básicas do desenho  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O programa é constituído por módulos não estanques, a ser desenvolvidos através de exercícios práticos de dois géneros: registos gráficos de observação de formas e objectos. Serão dadas sessões teóricas destinadas a apresentar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo. Privilegia-se o contacto entre o docente e o aluno, sujeitos comprometidos na interação de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Devido à natureza laboratorial desta UC a mesma terá que ser obrigatoriamente realizada em regime de Avaliação Contínua.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Edwards, Betty (1994). Aprender a dibujar cone el lado derecho del cérebro (Drawing on the right side of the brain). Barcelona: Urano. Nicolaides, Kimon (1969). The Natural way to Draw, Boston: Houghton Mifflin Company.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e terá em conta os seguintes elementos:

    • Exercícios práticos desenvolvidos em aula.
    • Exercícios práticos desenvolvidos fora de aula.

    Um número de faltas superior a 30% do total das horas letiva implica a reprovação à disciplina (à exceção de discentes com estatuto especial, conforme regulamento da universidade, os quais devem articular com a docente cronograma adaptado à situação apresentada em estatuto).

    Atendendo ao carácter desta Unidade Curricular, é obrigatório o acompanhamento em Avaliação Contínua. Se o aluno faltar a mais de 30% das aulas e não comparecer aos momentos de avaliação contínua não poderá comparecer ao exame de recurso.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios