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Disciplina Voleibol (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento dos elementos necessários a uma formação científica e pedagógica na área da Educação Física e Desporto Escolar, aliada à indispensável aquisição de competências específicas fundamentais que correspondam a um saber que o professor / treinador deve possuir para intervir com competência no processo global e de elevada complexidade que é a formação e preparação dos alunos / atletas de voleibol.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Organização e Regulamentação Federativa e do Desporto Escolar Tática coletiva Tática individual/Ações de jogo: enquadramento técnico e na organização coletiva Técnica do treinador Observação e análise da performance: instrumentos, indicadores de performance e objetivos Treino Físico Específico e avaliação da carga Direção e orientação de equipa - a preparação e condução da participação nas competições (antes, durante e depois dos jogos) Didática Especifica Voleibol sentado: Desporto para pessoas portadoras de deficiência Atividades complementares:    . Observação, sempre que possível em direto, de jogos das competições nacionais e internacionais de mais elevado nível   . Colóquios e ações de formação dos vários setores da comunidade do voleibol
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar os diversos regulamentos federativos e o seu âmbito de aplicação. Analisar, identificar e descrever as determinantes para a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo reduzido condicionado e formal. Identificar, dominar e utilizar a terminologia específica da modalidade, bem como as relações e dependências existentes entre as grandes fases do jogo - complexo I (KI) e complexo II (KII). Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, estruturando situações de superação, progressão e especialização, em função do nível de qualidade dos seus praticantes. Desenvolver a interpretação das fases de aprendizagem do jogo. Dominar cada uma das técnicas do treinador. Elaborar, aplicar e avaliar as unidades de treino. Interpretar o desporto como forma de integração e capacitação - desporto para pessoas portadoras de deficiência.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As aulas são maioritariamente teórico-práticas. Na avaliação contínua há três componentes: componente prática (ponderação de 35%), Operacionalização da prática, técnica do treinador; componente teórico-prática, Avaliação/diagnóstico, enquadramento e planeamento da prática (ponderação de 30%); e componente teórica (prova escrita, ponderação de 35%). Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame. Este contemplará uma prova escrita/oral (ponderação de 50%) e uma componente prática (ponderação de 50%). Os alunos terão disponíveis no Moodle os materiais de suporte à comunicação utilizados pela docente, e material complementar (e.g., regulamentação). Serão desenvolvidas competências em software de observação e análise de jogo (Lince) freeware.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo D. (2005). O Contexto da Decisão. A acção táctica no desporto. Visão e Contextos. Federação Portuguesa de Voleibol (2021). Referenciais de Formação. Componente Específica, Voleibol. Grau I. Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. Federação Portuguesa de Voleibol (2021). Referenciais de Formação. Componente Específica, Voleibol. Grau II. Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. Garganta, J.(1995). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In A. Graça & J. Gonçalves, J. (2009) Voleibol? Ensinar jogando. Colecção Horizonte de cultura física. Livros Horizonte. Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda. Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Porto: Centro de Estudos e Formação Desportiva.
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua

    Componentes da avaliação

    Ponderação

    Prática

    Operacionalização da prática, técnica do treinador

    35%

    Teórico-prática

    Avaliação/diagnóstico, enquadramento e planeamento da prática

    30%

    Teórica

    Frequência (prova escrita)

    35%

    Os alunos podem recuperar, no final do ano, até duas componentes da avaliação onde tenham obtido uma nota inferior a 9,5 valores, caso a sua nota ponderada seja positiva. 

    O formato das provas de recuperação será o mesmo do considerado na avaliação contínua dessas componentes.

    Avaliação por Exame

    Componentes da avaliação

    Ponderação

    Teórico-prática

    Avaliação/diagnóstico, enquadramento e planeamento da prática; Operacionalização da prática, técnica do treinador

    50%

    Teórica

    Frequência (prova escrita)

    Prova oral

    35%

    15%

    O acesso à componente teórico-prática e à prova oral está dependente da obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores na prova escrita do exame.

    Todas as componentes da avaliação têm uma nota mínima de 9,5 Valores.

     

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