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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Educação Física e Desportiva nas Crianças, visa reforçar a formação dos futuros licenciados de Educação Física e Desporto e profissionais de Exercício, no contato e trabalho a desenvolver com os mais jovens, perspetivando abordagens desde os três aos dez anos de idade (pré-escolar e 1º ciclo, ou escalões de formação geral desportiva).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-1-23579
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos, são: Desenvolvimento na fase da infância Desenvolvimento, maturação, crescimento e aprendizagem Dimensões de análise do desenvolvimento humano Caraterização geral da fase da infância do desenvolvimento humano A pirâmide do desenvolvimento motor com foco na fase da infância Períodos sensíveis e períodos críticos do desenvolvimento Aquisição Motora Aprendizagem e performance e memória Aquisição, retenção e transfer Curvas de aprendizagem Variabilidade vs. Estabilidade da prática Pedagogia das atividades físicas e desportivas para a infância Objetivos da iniciação desportiva Padrões motores básicos (ABC motor) Fatores que facilitam a aprendizagem físico-motora e a motivação para aprender - Estilos de ensino Estratégias e jogos de iniciação desportiva - a importância do jogar e brincar Exemplos de sessões práticas Job Shadowing e Formação em Contexto de Trabalho, ou Simulação de sessões práticas (simulation-based learning).
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Objetivos
Objetivos
Diferenciar do trabalho com adultos e adolescentes, em relação às idades e fases alvo, destacando o caráter lúdico e formativo nestas idades; Apresentar, analisar e discutir, planos de: exercícios e sessões de atividade física e, ou desportiva; Implementar as atividades, primeiramente junto dos pares e, posteriormente se possível, junto dos alvos da formação, seguido de balanço, análise e discussão do trabalho realizado; Adequar o trabalho a desenvolver às caraterísticas dos praticantes e suas fases de desenvolvimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Toda a UC está suportada na utilização de metodologias inovadoras, com aulas teóricas baseadas em pedagogias Scaffolding e com o aluno como agente ativo na procura do seu conhecimento, aulas práticas no contexto real de trabalho com tutoria de professores especializados e aulas teórico-práticas de auto e hétero avaliação, com suporte a video das práticas quando necessário, para acrescentar uma noção de autorregulação ao processo. No segundo momento de avaliação mais individual, seguimos uma metodologia de conferência científica, com apresentação e defesa de posters. Processos de avaliação baseados em rubricas de avaliação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Balyi, I., Cardinal, C., Higgs, C., Norris, S., & Way, R. (2005). Long-term athlete development-Canadian Sport for life. Canadian Sport Centres. Barreiros, J, Cordovil, R., Carvalheiro, S. (2007). Desenvolvimento Motor da Criança. Lisboa: Edições FMH. Gallahue, D. (2002). Desenvolvimento Motor e Aquisição da Competência na Educação de Infância. In B. Spodek. (Org.). Manual de Investigação em Educação de Infância (pp. 49-83). Fundação Calouste Gulbenkian. Goodway, J., Ozmun, J., & Gallahue, D. (2021). Understanding Motor Development: Infants, Children, Adolescents and Adults. Jones & Bartlett Learning. Maia, J., Tani, G, Cruz, H., Queirós, P., Dias, C., & Vasconcelos, O. (2023). Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um manual para professores. Edições FADEUP. Neto, C. (2002). Motricidade e Jogos na Infância. Sprint. Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The constraints-led approach: Principles for sports coaching and practice design. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não