filmeu

Disciplina TPD III - Natação

  • Apresentação

    Apresentação

    Teoria e prática da Natação como componente da formação holística do futuro profissional de Educação Física. O saber nadar como forma de garantir a capacidade de ensinar as bases da Natação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A história da Natação e as justificações para a sua prática 2. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação 2.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos 2.2. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado 3. Comportamento do corpo na água 3.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado. 3.2. Hidrostática e hidrodinâmica. 3.3 Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água. 3.4 As forças propulsivas nas técnicas de nado 4. Análise das técnicas de nado. 5. Desempenho das técnicas de nado. 6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística.
  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreensão, domínio e identificação dos principais conteúdos do ensino da Natação; 2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação em contexto escolar; 3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos de programas do ensino da Natação; 4.Dominio das técnicas de nado de forma a exemplificar e relacionar a capacidade motora com o ensino.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando os alunos a participar em atividades práticas, discussões e exercícios de resolução de problemas. Utilizando técnicas de sala de aula invertida, a informação teórica é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula seja dedicado ao trabalho colaborativo em grupo, à análise de cenários da vida real e ao uso de recursos multimídia envolventes. A avaliação informal pelos colegas e a aprendizagem baseada na Interação entre alunos também aprimoram o pensamento crítico dos estudantes e suas habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf - FINA (s.d). Leraning Plataform. Manuals and Guides on FINA disciplines. Disponível em: https://learning.fina.org/ - Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL. - Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios