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Apresentação
Apresentação
Esta UC trata a promoção da saúde através do exercício físico e da modificação dos estilos de vida, sustentada em evidência científica atualizada, refletindo a importância do sono, redução do sedentarismo e promoção da atividade física. A UC viabiliza uma aproximação às reais necessidades do treinador desportivo, bem como o da promoção da saúde no atleta, de acordo com a visão global e comumente aceite na comunidade científica de salutogénese e bem-estar associada ao exercício físico. A UC procura a extensão de conteúdos abordados em anos anteriores ao nível da prescrição e exercício em populações aparentemente saudáveis, aprofundando para o atleta jovem/adulto, havendo referência à prevenção de lesões e a gestão de patologias mais comuns em atletas.
Assim, a UC articula-se com as demais por uma abordagem que visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-1081
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Atividade Física e Saúde
1.1. Inter-relação dos conceitos - atividade física, exercício físico, comportamento sedentário e saúde
1.2. Vigilância epidemiológica da Atividade Física e do Comportamento Sedentário; métodos de avaliação da atividade física em crianças e adolescentes
2. Componentes e avaliação da aptidão física e associação com a saúde (métodos laboratoriais e de terreno/baterias de testes)
2.1. Métodos de avaliação da aptidão física em crianças e adolescentes - FitEscola e FitnessGram
2.2. Vantagens e inconvenientes do uso dos diferentes métodos
3. Malefícios do comportamento sedentário
4. Riscos associados à atividade física/exercício físico
5. Importância do sono para a saúde
6. Prescrição da atividade física:
6.1. na população saudável
6.2. na população com patologia associada (obesidade, hipertensão arterial, asma, diabetes, problemas osteoarticulares)
7. Recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento
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Objetivos
Objetivos
Considerando a finalidade da UC, os conteúdos programáticos e métodos de ensino visam que o aluno seja capaz de:
- Compreender e distinguir os conceitos associados à saúde e prática de exercício físico assentes nas principais referências e entidades da área, desenvolvendo a habilidade de uma visão integrada das melhores evidências associadas aos conceitos chave em estudo.
- Conhecer e compreender as principais alterações de saúde associadas às doenças crónicas mais prevalentes em crianças e adolescentes e a sua relação com a aptidão física.
- Conhecer e saber aplicar os métodos de avaliação da atividade física.
- Compreender os malefícios do comportamento sedentário.
- Compreender os riscos associados à atividade física/exercício físico.
- Compreender a importância do sono na saúde e bem-estar.
- Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício em populações saudáveis e na doença.
- Entender e dominar a promoção da saúde.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. Existirão ao longo do semestre, no regime de avaliação contínua, três momentos de avaliação: uma frequência (60%), trabalho de grupo e respetiva apresentação oral (25%) e análise da evidência existente e resolução de estudos-caso (15%). Consideram-se insuficientes as classificações inferiores a 7,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. A referida prova de recuperação poderá ser de natureza oral ou escrita, a realizar na última aula do semestre. A avaliação por exame final implicará a realização de uma prova de natureza escrita e com aferição em registo oral; estas duas componentes (prova escrita e prova oral) assumem, cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins
- Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.
- The Cooper Institute for Aerobic Research. FITNESSGRAM - Manual de Aplicação de Testes (2009). 3ª Edição, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
- Malina, R., Bouchard, C. & Bar-Or, O. Maturation, Growth and Physical Activity (2004). 2nd Edition. Human Kinetics, Champaign, IL.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Eduarda Sousa-Sá
De acordo com a disponibilidade dos alunos, o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com a disponibilidade da docente.
Em sala a combinar ou online.
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Mobilidade
Mobilidade
Não