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Apresentação
Apresentação
Psicofisiologia é a ciência que estuda as estruturas biológicas que regulam o comportamento. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, especificamente ao nível da compreensão e modificação do comportamento motor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-196
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A complexidade dos movimentos
- Introdução às abordagens cognitiva e dinâmica da aprendizagem motora
- Tónus muscular e actividade postural
- Receptores
- Aparelho vestibular e outros proprioceptores
- Locomoção
- Introdução à aprendizagem motora baseada nos constrangimentos
- O modelo de Schmidt
- Controlo motor e aprendizagem motora com base na informação de retorno
- Cerebelo e Núcleos Cinzentos da Base
- Os conselheiros do movimento
- Movimentos mono-articulares
- Movimentos multi-articulares
- A visão
- Aplicação da aprendizagem motora baseada nos constrangimentos
- A complexidade dos movimentos
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Objetivos
Objetivos
O aluno conhece os elementos base na neuroanatomia associada ao comportamento motor
O aluno conhece as principais teorias de funcionamento do sistema motor associadas ao comportamento motor
O aluno adquire a capacidade e competência de apresentação e discussão da neuroanatomia base e teorias de funcionamento associadas ao comportamento motor
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na Avaliação Contínua serão leccionadas aulas teóricas (expositivas) teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo) e utilizado o sistema de b-learning, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.
Na Avaliação contínua: os alunos terão de concretizar 2 Frequências (1ª frequência corresponde aos conteúdos dos objectivos mínimos) e trabalhos de grupo. (2 apresentações com base nos temas propostos)
Ver nas notas a fórmula de cálculo da classificação final.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Latash, M. (2009). Neurophysiological Basis of Movement (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics
Kandel, E., Schwartz, J., Jessel, T., Siegelbaum, S., Hudspeth, A. (2013). Principles of Neural Science (5th Ed.). New York: McGraw-Hill
Schmidt, R.A., & Wrisberg, C.A. (2008). Motor Learning and Performance (4th Edition). Champaign, IL: Human Kinetics
Materiais de apoio disponibilizados no moodle (slides e textos da sebenta)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
António L Palmeira
5ªfeiras - 10-11
Online
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Mobilidade
Mobilidade
Sim