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Disciplina Psicofisiologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Psicofisiologia é a ciência que estuda as estruturas biológicas que regulam o comportamento. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, especificamente ao nível da compreensão e modificação do comportamento motor.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A complexidade dos movimentos 
      1. Introdução às abordagens cognitiva e dinâmica da aprendizagem motora
    2. Tónus muscular e actividade postural
    3. Receptores
      1. Aparelho vestibular e outros proprioceptores
    4. Locomoção
      1. Introdução à aprendizagem motora baseada nos constrangimentos
    5. O modelo de Schmidt 
      1. Controlo motor e aprendizagem motora com base na informação de retorno
    6. Cerebelo e Núcleos Cinzentos da Base
      1. Os conselheiros do movimento
    7. Movimentos mono-articulares
    8. Movimentos multi-articulares
    9. A visão
    10. Aplicação da aprendizagem motora baseada nos constrangimentos
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno conhece os elementos base na neuroanatomia associada ao comportamento motor

    O aluno conhece as principais teorias de funcionamento do sistema motor associadas ao comportamento motor 

    O aluno adquire a capacidade e competência de apresentação e discussão da neuroanatomia base e teorias de funcionamento associadas ao comportamento motor

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na Avaliação Contínua serão leccionadas aulas teóricas (expositivas) teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo) e utilizado o sistema de b-learning, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.

    Na Avaliação contínua: os alunos terão de concretizar 2 Frequências (1ª frequência corresponde aos conteúdos dos objectivos mínimos) e trabalhos de grupo. (2 apresentações com base nos temas propostos)

    Ver nas notas a fórmula de cálculo da classificação final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Latash, M. (2009). Neurophysiological Basis of Movement (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics

    Kandel, E., Schwartz, J., Jessel, T., Siegelbaum, S., Hudspeth, A. (2013). Principles of Neural Science (5th Ed.). New York: McGraw-Hill

    Schmidt, R.A., & Wrisberg, C.A. (2008). Motor Learning and Performance (4th Edition). Champaign, IL: Human Kinetics

    Materiais de apoio disponibilizados no moodle (slides e textos da sebenta)

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    António L Palmeira

    5ªfeiras - 10-11

    Online

     

     

     

     

     

     

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