-
Apresentação
Apresentação
A Fisiologia do Exercício constitui uma área do conhecimento multi-disciplinar, com exigência no domínio prévio da anatomofisiologia e bioquímica, para uma compreensão integrada da actividade física na perspectiva da saúde, do desenvolvimento e do desempenho atlético. A Fisiologia do Exercício estuda as alterações estruturais e funcionais do corpo humano quando exposto ao exercício. Estuda os processos de adaptação relacionados com o exercício físico na execução de tarefas motoras proporcionando bases para a intevenção do professional de Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Bem estar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-2075
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à fisiologia do exercício; 2. Bioenergética. 3. Introdução ao estudo da fadiga; 4. Regulação respiratória durante o exercício; 5. Controlo cardiovascular durante o exercício; 6. Adaptações cardiorespiratórias ao treino; 7. Regulação hormonal do exercício; 8. Adaptações renais ao esforço; 9. Regulação do equilíbrio hidro-electrolitico em esforço; 10. Regulação térmica e exercício; 11. Exercício em ambientes hipobáricos e hiperbáricos; 12. Fisiologia do esforço na criança e jovem.
-
Objetivos
Objetivos
O estudo das alterações estruturais e funcionais do corpo humano quando exposto ao exercício. Estudo dos processos de adaptação relacionados com o exercício físico na execução de tarefas motoras. Com base no conceito de adaptação, deseja-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana na condição de exercício físico, através de uma perspectiva sistémica que aborda níveis diferentes de complexidade (molécula, célula, tecido, órgão, aparelho, sistema, organismo, tarefa e envolvimento). Ao concluir o curso os alunos deverão dominar os seguinte pontos: 1. Entender o exercício como uma importante agressão orgânica; 2. Entender, identificar, interpretar e avaliar as alterações estruturais e funcionais do corpo humano quando exposto ao exercício, em todas as suas variantes; 3. Entender, identificar e interpreter os processos de adaptação relacionados com o exercício físico na execução de tarefas motoras. 4. Relacionar bibliografia específica com o contúdo programático
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A fisiologia do exercício é uma UC muito grande onde o conhecimento teórico é essencial. Os temas abordados nas aulas apenas teóricas, mh, são perfeitamente assimilados com o add-on das aulas teóricas prática (TP), através dos exercícios realizados e do trabalho solicitado, permitindo a integração de conhecimentos e a aquisição de uma visão de termos sintéticos e operativos. A aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nos exercícios solicitados à orientação do docente na sua realização e exposição dos mesmos permite desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana na condição de exercício físico. A colocação de valores mínimos para cada um dos momentos de avaliação é coerente com o acompanhamento e conhecimento que é considerado para a consecução dos objetivos da UC. Os espaços de discussão (para além dos criados em contexto de escola: b-learning) proporcionam uma continuidade de monitorização e ligação ao plano de estudos para uma aprendizagem consistente.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Astrand, P-O., Rodahl, K., Dahl, H.A., &Stromme, S.B. (2003).Textbook of Work Physiology ¿ Physiological Bases of Exercise. 4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics. McArdle, W.D., Katch, F.I. &Katch, V.L. (2015).Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human Performance.8th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. Powers, S.&Howleys, E. (2017).Physiology of Exercise.Theory and Application to Fitness and Performance. 8th Edition.New-York: McGraw-Hill Companies, Inc. Wilmore, J.&Costill,D.L. (2015).Physiology of Sport and Exercise.6th Edition.Champaign, IL: Human Kinetics.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste final 1
10ª semana
11,25%
Teste final 2
15ª semana
11,25%
Teste final 3
23ª semana
11,25%
Teste final 4
28ª semana
11,25%
Teste inicial 1
5ª semana
5%
Teste inicial 2
12ª semana
5%
Teste inicial 3
18ª semana
5%
Teste inicial 4
25ª semana
5%
Trabalho de grupo
Final de ano
25%
Questões aula
- antes da aula T
- durante aula T
Aulas T
10%
Avaliação contínua:
• 4 Testes avaliação final individuais (TF): 45% (11,25% cada)
• 4 Testes avaliação inicial individuais (TI): 20% (5% cada)
• 1 Trabalho de grupo de 4 elementos (TG): 25%
• Várias questões aula (QA: questões pré aula e questões durante a aula) apenas para quem participa nas aulas T: 10% (para quem faz todos, reduzindo a percentage em função do número de QA realizadas)
Nota final =[ (TF1)* 0.1125 + (TF2)* 0.1125 + (TF3)* 0.1125 + (TF4)* 0.1125] + [(TI1) * 0,05 + (TI2) * 0,05 + (TI3) * 0,05 + (TI4) * 0,05] + [(TG)* 0.25 + %QA]
•classificação final de cada dois módulos (M1 + M2, M3 + M4) dos quarto grupos de matéria (média ponderada TI e TF) tem que ser > ou = a 9,5 valores;
•A classificação de cada TF terá que ser > ou = a 9,5 valores (caso não se verifique o aluno poderá realizar teste de avaliação de recuperação para uma nota máxima de 9,5 valores, em apenas dois TF, da seguinte forma:
Matérias do 1ºS (M1 e M2): 1 TF
Matérias do 2ºS (M3 e M4): 1 TF
•A media dos TI terá que ser > ou = a 9,5 valores
•70% de presenças nas aulas T e TP
Avaliação por exame:
1. Prova escrita (0 a 20 valores), com prova oral obrigatória.
Sendo a classificação da prova escrita > ou = a 9.5 valores, o estudante realiza uma prova oral de carácter obrigatório.
2. Pré-projeto
A classificação final é a da prova oral (65%) e da análise e apresentação do pré-projeto (35%)
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




