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Disciplina Nutrição e Exercício

  • Apresentação

    Apresentação

    A alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício através de estratégias alimentares e nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Esta unidade curricular pretende endereçar estas estratégias, focando-se em conceitos básicos de nutrição e alimentação, no cálculo das necessidades energéticas dos indivíduos, e no tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluídos para manter e promover um ótimo estado de saúde e adaptação à prática de exercício físico. A intervenção nutricional em situações específicas, como a perda de peso, a hipertrofia e o jovem fisicamente ativo, são também abordadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à nutrição Macro e micronutrientes Fluídos Conceitos base Funções/ações fisiológicas no organismo Princípios nutricionais e alimentares para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença: A roda dos alimentos Portuguesa Padrão alimentar mediterrânico Ferramentas de recolha de informação alimentar e nutricional Tabela da composição de alimentos Portuguesa Rotulagem alimentar e nutricional Suporte nutricional em pessoas fisicamente ativas Metabolismo energético: fontes de energia muscular Necessidades energéticas; disponibilidade energética Princípios nutricionais e alimentares de suporte à prática de exercício físico: recomendações gerais e recomendações antes, durante e após a prática Nutrição e alimentação no jovem fisicamente ativo Nutrição e alimentação para perda de peso e hipertrofia Suplementos alimentares
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento: 1. Da relação entre a nutrição e o exercício, numa perspetiva integrada e com base na evidência científica; 2. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença; 3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prática de exercício físico; 4. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para o jovem fisicamente ativo; 5. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a perda de peso e hipertrofia. Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É adotada uma metodologia prioritariamente teorico-prática que privigia a discussão em aula, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (exercícios práticos). Será utilizado, ainda, o sistema b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. Este sistema permitirá tambám a partilha de conteúdos referentes às aulas assíncronas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary reference values for nutrients: Summary report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 92 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121 Teixeira, P.J., Sardinha, L.B., & Themudo Barata, J.L. (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel: Edições Técnicas Sousa M, Teixeira VH, Graça P - Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Nutrição no Desporto. Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 2016 Thomas, D.T., Erdman, K.A., Burke, L.M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. Mar;116(3):501-28 Materiais de apoio (slides e bibliografia complementar) disponibilizados semanalmente no Moodle.  
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