-
Apresentação
Apresentação
A alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício através de estratégias alimentares e nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Esta unidade curricular pretende endereçar estas estratégias, focando-se em conceitos básicos de nutrição e alimentação, no cálculo das necessidades energéticas dos indivíduos, e no tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluídos para manter e promover um ótimo estado de saúde e adaptação à prática de exercício físico. A intervenção nutricional em situações específicas, como a perda de peso, a hipertrofia e o jovem fisicamente ativo, são também abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-8643
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à nutrição Macro e micronutrientes Água Conceitos base Funções/ações fisiológicas no organismo Princípios nutricionais e alimentares para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença: A roda dos alimentos Portuguesa Padrão alimentar mediterrânico Ferramentas de recolha de informação alimentar e nutricional Tabela da composição de alimentos Portuguesa Rotulagem alimentar e nutricional Suporte nutricional em pessoas fisicamente ativas Metabolismo energético: fontes de energia muscular Necessidades energéticas; disponibilidade energética Princípios nutricionais e alimentares de suporte à prática de exercício físico: recomendações gerais e recomendações antes, durante e após a prática de exercício Nutrição e alimentação no jovem fisicamente ativo Nutrição e alimentação para perda de peso e hipertrofia Suplementos alimentares
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento: 1. Da relação entre a nutrição e o exercício, numa perspetiva integrada e com base na evidência científica; 2. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença; 3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prática de exercício físico; 4. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para o jovem fisicamente ativo; 5. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a perda de peso e hipertrofia. Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
É adotada uma metodologia prioritariamente teorico-prática que privigia a discussão em aula, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (exercícios práticos). Serão realizados quizzes em aula de forma a estimular a atenção e participação dos estudantes. Será utilizado, ainda, o sistema b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. Este sistema permitirá tambám a partilha de conteúdos referentes às aulas assíncronas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
EFSA (European Food Safety Authority), 2017. Dietary reference values for nutrients: Summary report. EFSA supporting publication 2017:e15121. 92 pp. doi:10.2903/sp.efsa.2017.e15121 Teixeira, P.J., Sardinha, L.B., & Themudo Barata, J.L. (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel: Edições Técnicas Sousa M, Teixeira VH, Graça P - Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Nutrição no Desporto. Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 2016 Thomas, D.T., Erdman, K.A., Burke, L.M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. Mar;116(3):501-28 Materiais de apoio (slides e bibliografia complementar) disponibilizados semanalmente no Moodle.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
3 minitestes
19/12/2025
50%
Frequência
19/12/2025
50%
Os estudantes podem optar pela avaliação contínua ou pelo exame final.
A avaliação contínua compreende um conjunto de 3 mini-testes efetuados durante o semestre (média conta por 50% da nota final) e a frequência final (conta pelos restantes 50% da nota final). Para ser aprovado, o estudante deverá obter pelo menos 9,5 valores em cada momento de avaliação e uma média ponderada mínima de 9,5 valores. Se em algum (e apenas num) dos momentos de avaliação existir uma situação de classificação inferior a 9,5 valores, o aluno poderá fazer a recuperação dessa situação posteriormente (com uma nota máxima 9,5 valores). Se a média ponderada de ambos os momentos de avaliação for inferior a 9,5 valores, o aluno reprova na avaliação contínua e poderá fazer o exame de recurso.
A ausência em algum dos momentos de avaliação deverá ser justificada oficialmente. O comprovativo válido para a justificação da falta é entregue, via secretaria virtual, ao Serviço de Apoio Técnico-Administrativo, num período até cinco dias úteis após a ocorrência, conforme DESPACHO REITORAL Nº 24/2023. Deverá ainda enviar para o e-mail dos docentes da U.C. (*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade.
Haverá uma adição até 2 valores à nota final (quando superior a 9,5 valores) resultante de atividades facultativas desenvolvidas em sala de aula.
Exame recurso com o peso de 100% da nota escrita (classificação igual ou superior a 9.5 valores).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





