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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Fitness III enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente a esta Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis num enquadramento das atividades de grupo, na área do treino de força em grupo (localizada e Body Pump) quer na componente ¿mind &body¿ (Postura & Alongamento e Body Balance)
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8664
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Ginástica Localizada Origem, objetivos e benefícios Musica e Movimento Tipologia dos exercícios Analise articular e muscular Dimensão linear e 3D Com carga e sem carga Metodologia aplicada na Ginástica localizada Planeamento e prescrição Body Pump Origem e enquadramento Elementos Chave Coreografia/plano de treino Técnica Coaching Conexão Performance Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos elementos chave Postura & Alongamento Avaliações posturais Princípios metodológicos Respiração Conceitos de cadeias musculares Progressões e regressões nos movimentos Body Balance Origem e enquadramento Elementos Chave Coreografia/plano de treino Técnica Coaching Conexão Performance Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos elementos chave
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Objetivos
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de utilizar e integrar a componente movimento e musica, respeitando as diferentes cadências. O aluno deverá descrever e relacionar os diferentes tipos de exercícios aplicados de acordo com o respetivo objetivo. O aluno deverá ser capaz de fazer a prescrição do treino da força (localizada/Body Pump) e flexibilidade/mobilidade (Mind & Body ¿ Postura & Alongamento e Body Balance). O aluno deverá ser capaz de adotar as progressões em integração mais adequadas ao contexto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem são o recurso a plataformas internacionais para o ensino dos programnas Les Mills. Assim como o recurso a plataforma, do ensino on-linem dos top players do mercado do fitness.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Teixeira, D. S., Marques, P., & Gaspar, C. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: MANZ edições. Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I., Sutton, B. (2018) NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition). Burlington. Jones & Bartlett Learning. Mills,J.,Barry,E.,Baker,M.,Hatings,B., McKenzie,D, Miils P.,Philips,J., Renata,S., Armstrong,B.,Yeoh,A., Hastings,B. (2011) Body Balance Manual. Auckland. Les Mills International Limited. Mills,J.,Barry,E.,Baker,M.,Hatings,B., Glen Ostergaard , Miils P.,Philips,J., Renata,S., Armstrong,B., Sacha.C., Hastings,B. (2011) Body Pump Manual. Auckland. Les Mills International Limited. Kennedy,C, Yoke, M. (2014) Methods of Group Exercise Instruction (3rd edition). Champaign. Human Kinetics Pilates,J., Miller,W.,(2011) A Pilates Primer: The Combo Millennium edition: Return to Life Through. South Oregon.Presentation Dynamics Lic
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não