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Disciplina Fitness III (Actividades de Grupo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Fitness III enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente a esta Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis num enquadramento das atividades de grupo, na área do treino de força em grupo (localizada e Body Pump) quer na componente ¿mind &body¿ (Postura & Alongamento e Body Balance) 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Ginástica Localizada

    1. Origem, objetivos e benefícios
    2. Musica e Movimento
    3. Tipologia dos exercícios
      1. Analise articular e muscular
      2. Dimensão linear e 3D
      3. Com carga e sem carga
    4. Metodologia aplicada na Ginástica localizada
    5. Planeamento e prescrição

     

    Body Pump

    1. Origem e enquadramento
    2. Elementos Chave
      1. Coreografia/plano de treino
      2. Técnica
      3. Coaching
      4. Conexão
      5. Performance
    3. Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos elementos chave

     

    Postura & Alongamento

    1. Avaliações posturais
    2. Princípios metodológicos
    3. Respiração 
    4. Conceitos de cadeias musculares
    5. Progressões e regressões nos movimentos

     

    Body Balance

    1. Origem e enquadramento
    2. Elementos Chave
      1. Coreografia/plano de treino
      2. Técnica
      3. Coaching
      4. Conexão
      5. Performance
    3. Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos elementos chave
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá ser capaz de utilizar e integrar a componente movimento e musica, respeitando as diferentes cadências.

    O aluno deverá descrever e relacionar os diferentes tipos de exercícios aplicados de acordo com o respetivo objetivo. 

    O aluno deverá ser capaz de fazer a prescrição do treino da força (localizada/Body Pump) e flexibilidade/mobilidade (Mind & Body ¿ Postura & Alongamento e Body Balance).

    O aluno deverá ser capaz de adotar as progressões em integração mais adequadas ao contexto.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem são o recurso a plataformas internacionais para o ensino dos programnas Les Mills. Assim como o recurso a plataforma, do ensino on-linem dos top players do mercado do fitness.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Teixeira, D. S., Marques, P., & Gaspar, C. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: MANZ edições.
    • Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I., Sutton, B. (2018) NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition). Burlington. Jones & Bartlett Learning. 
    • Mills,J.,Barry,E.,Baker,M.,Hatings,B., McKenzie,D, Miils P.,Philips,J., Renata,S., Armstrong,B.,Yeoh,A., Hastings,B. (2011) Body Balance Manual. Auckland. Les Mills International Limited.
    • Mills,J.,Barry,E.,Baker,M.,Hatings,B., Glen Ostergaard , Miils P.,Philips,J., Renata,S., Armstrong,B., Sacha.C., Hastings,B. (2011) Body Pump Manual. Auckland. Les Mills International Limited.
    • Kennedy,C, Yoke, M. (2014) Methods of Group Exercise Instruction (3rd edition). Champaign. Human Kinetics
    • Pilates,J., Miller,W.,(2011) A Pilates Primer: The Combo Millennium edition: Return to Life Through. South Oregon.Presentation Dynamics Lic

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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