filmeu

Disciplina Basquetebol (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Opção I - Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. História e origem do jogo
    2. Regras do jogo e principais adaptações às regras na fase inicial do ensino
    3. Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como instrumento essencial da aprendizagem
    4. Fundamentos Individuais ofensivos
    5. Fundamentos individuais defensivos:
      1. Posição Básica Defensiva
      2. Defesa do jogador com bola
      3. Defesa do Jogador sem bola
    6. Princípios coletivos ofensivos
      1. Organização do contra-ataque e ligação ao ataque posicional
      2. Passe e Corte
      3. Aclaramento
      4. Reações à penetração em drible
    7. Princípios coletivos defensivos
      1. Posicionamento e Ajudas e rotações defensivas
    8. Fases do jogo (ataque e defesa)
    9. Planeamento plurianual e anual do treino ¿ metodologia, conteúdos, tarefas, documentos.
    10. Atividades complementares: observação de jogos de competições nacionais e internacionais; colóquios com representantes da comunidade do jogo.
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a:

    1. Compreender a invenção e evolução do jogo e das suas regras;
    2. identificar o ¿mundo do jogo¿: estruturas de enquadramento nacionais e internacionais (treinadores, jogadores, árbitros, dirigentes);
    3. identificar as características e relações entre as fases do jogo;
    4. analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em jogo nos seus níveis iniciais;
    5. dominar os métodos de ensino do jogo e reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no ensino, definindo as estratégias em função da qualidade dos praticantes;
    6.  executar os gestos técnicos básicos e a metodologia do ensino;
    7. apresentar exemplos práticos no domínio da preparação relativa às componentes do treino as equipas e jogadores;
    8. compreender a importância da ligação à comunidade do basquetebol;
    9. perceber a necessidade da observação dos modelos mais avançados de competição e de refletir sobre as práticas e a conceção de jogo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.

    Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
    • Adelino, J. e outros (1999), Treino de jovens. O que todos precisam saber. Ed CEFD;
    • Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
    • Curado, J. (2002), Organização do treino nos desportos coletivos ¿ Pontos de partida, Ed. Caminho;
    • Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los jovenes, Editorial Paidotribo, Barcelona;
    • Fuentes-Guerra, F. (2003), La formacion del entrenador en la iniciacion al baloncesto, Ed. Wanceulen;
    • 6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
    • 8- Smoll, F. & Smith, R. (2002), Way to go, Coach, Warde Publishers, EUA;
    • Sem autor (2010), Regras oficiais de jogo, Edição Federação Portuguesa de Basquetebol, Lisboa.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios