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Disciplina Natação (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Opção, no âmbito da Natação Pura visa dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do processo do treino do jovem, através da aplicação de cargas adequadas ao estadio de desenvolvimento nadador.

    O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências gerais, mas sobretudo específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos de curto, médio e longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os Conteúdos programáticos fundamentais estão diretamente relacionados com o treino de crianças e jovens (Cadetes, Infantis e Juvenis) na Natação Pura, a referir:

    1. Organização Institucional e Regulamentos;
    2. Perfil e Carreira do Treinador;
    3. Biomecânica da Natação;
    4. Descrição e análise das técnicas de nado e das respetivas partidas, viragens, chegadas e rendições;
    5. Treino Técnico e Técnico-Tático
    6. Desenvolvimento das capacidades motoras no jovem nadador;
    7. Modelo de preparação do nadador a longo prazo;
    8. Planeamento e periodização do Treino.
  • Objetivos

    Objetivos

    A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do treinador, no âmbito do processo de treino e competição em Natação Pura, nas diferentes etapas da formação do jovem nadador.

    Tem como objetivos centrais de aprendizagem:

    1. Dominar e relacionar os conteúdos do processo de treino em Natação Pura nos planos físico, técnico-tático e organizacional.
    2. Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino e competição.
    3. Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações – para cada categoria (Cadetes, Infantis ou Juvenis).
    4. Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições.
    5. Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do nadador, utilizando métodos adequados de avaliação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam os trabalhos junto de equipas de treino de Natação, promovendo a compreensão e conhecimento do processo de treino, pela observação e diálogo com treinadores, com posteriror reflexão.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Hannula, D. e Thornton, N. (2001) The Swim Coaching Bible. Human Kinetics. EUA.
    2. Hellard, P. e al. (s/ data). L’ Entrainement III - methodologie. Atlantica. Federation Francaise de Natation.
    3. Maglischo, E. W.. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics; EUA
    4. Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo – Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa.
    5. Sweetenham, B. e Atkinson, J. (2003) Championship Swim Traning. Human Kinetics; EUA
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