-
Apresentação
Apresentação
Esta Opção, no âmbito da Natação Pura visa dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do processo do treino do jovem, através da aplicação de cargas adequadas ao estadio de desenvolvimento nadador. O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências gerais, mas sobretudo específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos de curto, médio e longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15975
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os Conteúdos programáticos fundamentais estão diretamente relacionados com o treino de crianças e jovens (Cadetes, Infantis e Juvenis) na Natação Pura, a referir: Organização Institucional e Regulamentos; Perfil e Carreira do Treinador; Biomecânica da Natação; Descrição e análise das técnicas de nado e das respetivas partidas, viragens, chegadas e rendições; Treino técnico e técnico-tático Desenvolvimento das capacidades físicas e motoras no jovem nadador; Modelo de preparação do nadador a longo prazo; Planeamento e periodização do treino.
-
Objetivos
Objetivos
A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do treinador, no âmbito do processo de treino e competição em Natação Pura, nas diferentes etapas da formação do jovem nadador. Tem como objetivos centrais de aprendizagem: Dominar e relacionar os conteúdos do processo de treino em Natação Pura nos planos técnico físico, técnico-tático e organizacional. Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino e competição. Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações para cada categoria (Cadetes, Infantis e Juvenis). Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições. Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do nadador, utilizando métodos adequados de avaliação.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os alunos realizam os trabalhos junto de equipas com destaque na preparação competitiva de Natação, promovendo a compreensão e conhecimento do processo de treino, pela observação e diálogo com treinadores, com posterior reflexão. Os trabalhos que realizam Têm como objetivo a prática simulada da prescrição e condução do treino de jovens na Natação pura desportiva.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hannula, D. e Thornton, N. (2001) The Swim Coaching Bible. Human Kinetics. EUA. Hellard, P. e al. (s/ data). L. Entrainement III - methodologie. Atlantica. Federation Francaise de Natation. Maglischo, E. W.. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics; EUA Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo, Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa. Sweetenham, B. e Atkinson, J. (2003) Championship Swim Traning. Human Kinetics; EUA
-
Avaliação
Avaliação
Modelo de Avaliação Contínua:
- OS ESTUDANTES DEVEM MANTER-SE EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA DURANTE TODO O ANO LETIVO – PRESENÇA NO MÍNIMO DE 70% DAS AULAS.
- APROVAÇÃO: MÉDIA FINAL DE TODAS AS COMPONENTES SUPERIOR A 9,5 VALORES; EM TODAS AS COMPONENTES MÉDIA SUPERIOR A 9,5 VALORES, QUANDO ALGUMA COMPONENTE INFERIOR, OS ALUNOS PODEM REPETIR PARA ATINGIREM OS 9,5 VALORES.
- AS REAPRECIAÇÕES DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS MÍNIMOS SERÃO REALIZADAS DE MODO INDIVIDUAL, EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE CADA ESTUDANTE.
Descrição
Data Prevista
Ponderação
1º Teste
3ª semana
25%
2º Teste
5ª semana
3º Teste
6ª semana
4º Teste
10ª semana
5º Teste
16ª semana
Dossier
25ª semana
5%
Três Trabalhos Individuais
Até à 25ª semana
10%
Trabalho de Observação de Microciclo
2º semestre
10%
400m Livres
27ª semana
5%
Discussão de Relatórios de Observação e Planeamento de Treino e Dossier
30ª semana
45%
A - TESTES
Serão realizados CINCO testes ao longo do ano letivo.
Quando num teste, os objetivos mínimos não são alcançados, no subsequente, haverá a possibilidade de os referidos serem reapreciados. Esta situação poderá ser cumulativa de matérias até ao final do processo de avaliação contínua – exceto se após o 4º teste nenhum objetivo mínimo tenha sido cumprido.
B – TRABALHOS INDIVIDUAIS
O processo de avaliação contínua implica a entrega, apresentação e discussão de TRÊS trabalhos, cujo temas serão apresentados em documento próprio.
1 - OBSERVAÇÃO DE UM MICROCICLO DE TREINO DE NATAÇÃO PURA NUM CLUBE DE REFERÊNCIA EM ESCALÕES DE FORMAÇÃO
2 - A distribuição dos temas será realizada por sorteio, na 2ª aula (sem possibilidade de troca): TEMAS (em sorteio): PLANO DE CARREIRA DE LONGO PRAZO DO NADADOR; O TREINO TÉCNICO; O TREINO DA RESISTÊNCIA AERÓBIA; E A PREPARAÇÃO EM SECO.
3 - PLANEAMENTO DE UMA ÉPOCA DESPORTIVA DE NATAÇÃO PURA PARA ESCALÕES DE FORMAÇÃO.
C – DOSSIER
O guião será apresentado até à 3ª semana
Os diapositivos correspondentes ao trabalho, terão de ser submetidos no Moodle, no dia que antecede a apresentação – o não cumprimento desta premissa implica a não apresentação do trabalho.
A apresentação e discussão terá uma duração máxima d 20', será realizada com o apoio audiovisual escolhido pelos alunos, em função dos meios existentes.
Na elaboração dos trabalhos os alunos podem recorrer à utilização da IAGen, mas sempre respeitando os conteúdos do Guião de Procedimentos – Inteligência Artificial Generativa, apresentados em www.ai.ulusofona.pt e ao abrigo dos Despachos conjuntos nº 64/2024, de 17 de dezembro e nº 76/2023 de 23 de novembro.
No respeito do normativo, as notas finais dos trabalhos terão como ponderação: os trabalhos escritos – 25% da nota final; apresentação/discussão oral – 40% da nota final.
D – PROVA PRÁTICA - DESEMPENHO NUM TESTE DE 400m Livres (5%)
Femininos
Classificação
Masculinos
< 9:30
10 valores
< 9:00
7:46 - 8:30
11 a 13 valores
7:16 - 8:00
6:00 – 7:45
14 a 17 valores
5:30 – 7:15
< 6:00
18 a 20 valores
< 5:30
Avaliação em Exame:
- Pré-requisito - Realizar 400m L com tempos inferiores a 9:30 em Femininos e 09:00 em Masculinos.
- Prova escrita e prova oral obrigatórias. Só terão acesso a prova oral classificações na prova escrita iguais ou superiores a 9.5 valores. A prova oral terá no seu início a apresentação de um trabalho cuja temática será definida no dia da prova escrita.
- Na elaboração do trabalho os alunos podem recorrer à utilização da IAGen, mas sempre respeitando os conteúdos do Guião de Procedimentos – Inteligência Artificial Generativa, apresentados em www.ai.ulusofona.pt e ao abrigo dos Despachos conjuntos nº 64/2024, de 17 de dezembro e nº 76/2023 de 23 de novembro.
- No respeito do normativo, as notas finais dos trabalhos terão como ponderação: trabalho escrito – 30%; apresentação/discussão oral – 70%
- As classificações da prova prática e do trabalho terão de ser sempre superiores a 9.5 valores e da prova escrita superior a 9.5 valores, que em conjunto com a prova oral superior a 9.5 valores.
- A ponderação das provas orais serão as mesmas que constam da avaliação contínua.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





