filmeu

Disciplina Futsal (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Futsal é um jogo desportivo coletivo que visa a cooperação entre os elementos constituintes da equipa com o objetivo de alcançar a vitória no final do jogo. Para existir uma melhor cooperação, o líder elabora um conjunto de procedimentos que levam à obtenção do objetivo. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área enriquecem as bases de intervenção do profissional do Treino Desportivo, especificamente ao nível da compreensão do treino e na liderança de grupos. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Psicologia aplicada ao fustal  1. As emoções e a prática do futsal Técnico-tático 1. Situações de bola parada - esquemas táticos 2. Observação e análise do jogo  Arbitragem e leis de jogo  1. Arbitragem nas competições nacionais  2. Arbitragem no seio da FPF  3. Critério positivo  4. Leis de jogo Gestão e Organização do futsal 3.1. Quadros competitivos; 3.2. Escalões juniores no futsal; 3.3. Estatuto do jogador de futsal; 3.4. O treinador de futsal e os comportamentos penalizadores;
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar e implementar estratégias que promovam a motivação dos atletas; 2. Identificar os princípios associados à elaboração e execução das diferentes situações de bola parede; 3. Planificar a observação e a análise do jogo; 4. Capacidade de aplicação e interpretação das leis de jogo; 5. Assumir funções de organização e gestão do futsal; 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas aulas teóricas,  teóricas-práticas e aulas de ensino prático/trabalho de campo. Utilizar-se-à o sistema b-learning (moodle) com suporte para a disponibilização de material didático e para forum de discussão. Na avaliação continua os alunos terão de concretizar duas frequências e duas avaliações práticas. A classificação final é obtida por: 0.2*Frequência+0.5*Avaliação prática+0.3*Discussões.  Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; etc). Na componente prática nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Braz, J., Mendes, J., Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal – FPF. Garganta, J. (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2001, vol. 1, nº 1, 57–64 Hierro, J. (2017). UEFA Futsal Coaching Manual. UEFA. Lança, R. (2017). Coach to coach – Motivar, Liderar, Gerir Grupos. Prime Books, Estoril. Machado, T., Silva, J. & Pacheco, J. (2019). Regulação das emoções – entre estratégias adaptativas e estratégias disfuncionais. ResearchGate. FIFA (2020-2021) - Leis de jogo de Futsal. Serpa, S. (2016). Psicologia do desporto. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau II.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios