-
Apresentação
Apresentação
Futsal é um jogo desportivo coletivo que visa a cooperação entre os elementos constituintes da equipa com o objetivo de alcançar a vitória no final do jogo. Para existir uma melhor cooperação, o líder elabora um conjunto de procedimentos que levam à obtenção do objetivo. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área enriquecem as bases de intervenção do profissional do Treino Desportivo, especificamente ao nível da compreensão do treino e na liderança de grupos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17100
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Psicologia aplicada ao fustal 1. As emoções e a prática do futsal Técnico-tático 1. Situações de bola parada - esquemas táticos 2. Observação e análise do jogo Arbitragem e leis de jogo 1. Arbitragem nas competições nacionais 2. Arbitragem no seio da FPF 3. Critério positivo 4. Leis de jogo Gestão e Organização do futsal 3.1. Quadros competitivos; 3.2. Escalões juniores no futsal; 3.3. Estatuto do jogador de futsal; 3.4. O treinador de futsal e os comportamentos penalizadores;
-
Objetivos
Objetivos
1. Identificar e implementar estratégias que promovam a motivação dos atletas; 2. Identificar os princípios associados à elaboração e execução das diferentes situações de bola parede; 3. Planificar a observação e a análise do jogo; 4. Capacidade de aplicação e interpretação das leis de jogo; 5. Assumir funções de organização e gestão do futsal;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teóricas, teóricas-práticas e aulas de ensino prático/trabalho de campo. Utilizar-se-à o sistema b-learning (moodle) com suporte para a disponibilização de material didático e para forum de discussão. Na avaliação continua os alunos terão de concretizar duas frequências e duas avaliações práticas. A classificação final é obtida por: 0.2*Frequência+0.5*Avaliação prática+0.3*Discussões. Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; etc). Na componente prática nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braz, J., Mendes, J., Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal – FPF. Garganta, J. (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2001, vol. 1, nº 1, 57–64 Hierro, J. (2017). UEFA Futsal Coaching Manual. UEFA. Lança, R. (2017). Coach to coach – Motivar, Liderar, Gerir Grupos. Prime Books, Estoril. Machado, T., Silva, J. & Pacheco, J. (2019). Regulação das emoções – entre estratégias adaptativas e estratégias disfuncionais. ResearchGate. FIFA (2020-2021) - Leis de jogo de Futsal. Serpa, S. (2016). Psicologia do desporto. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau II.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não