-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar implicando o domínio de conhecimentos teóricos e práticos diversificados, nomeadamente nos seguintes âmbitos: educação para a saúde e melhoria da condição física; princípios éticos e deontológicos inerentes à actividade profissional; organização e condução do processo de treino e/ou de ensino-aprendizagem; desenvolvimento das capacidades de comunicação e liderança necessárias à configuração das boas práticas na condução de indivíduos e grupos em contextos de prática formal e de lazer; o comportamento reflexivo, a observação e os sistemas de observação na regulação do comportamento e na formação e qualificação de professores e treinadores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-8640
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas (PDAF) pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar. Reflectir e documentar a PDAF Definição PDAF e o campo de estudo Princípios orientadores do pensamento pedagógico das AFD com enquadramento cultural, social, ético e educativo Mudar atitudes para mudar as práticas nas AFD Conduzir indivíduos/grupos no contexto das AFD A Liderança como processo pedagógico Comunicação e a Liderança eficazes no contexto das AFD Estilos de Liderança: caracterização, princípios da sua aplicação. Ensinar e treinar nas AFD As etapas do ensino das AFD: factores condicionantes e facilitadores. Estratégias de ensino de professores e treinadores: o papel e qualidade da observação no processo de instrução e de feedback pedagógico. Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino.
-
Objetivos
Objetivos
1- Desenvolver uma perspectiva das Actividades Físicas e Desportivas (AFD) como expressão de cultura, meio de intervenção social e instrumento de educação nos diversos contextos das AFD. 2- Analisar criticamente as Actividades Físicas e Desportivas, numa perspectiva de promoção das Boas Práticas nos diversos contextos das AFD. 3- Organizar e supervisionar os processos ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento nos diferentes contextos da prática das AFD, através de instrumentos pedagógicos e didácticos fundamentais. 4- Autoavaliar regularmente as suas práticas e sistema de valores, condição essencial à sua formação e progresso pessoal, promovendo o comportamento reflexivo. 5- Fomentar nos alunos uma atitude de investigação e inovação pedagógica nos domínios da teoria e da prática das AFD e nos vários contextos em que estas se desenvolvem.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas decorrem num formato teórico e teórico-prático sendo utilizadas, de forma combinada, diferentes metodologias de ensino e formas de avaliação: desenvolvimento de conteúdos; análise crítica de textos; simulação de situações pedagógico-didáticas; realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo); e realização de fichas formativas, testes e/ou frequências. A avaliação contínua (exigência de 70% de assiduidade) conjuga: 2 frequências (50%) 3 apresentação de aulas (10%) 2 projetos com apresentação oral e escrita (20%) 2 trabalhos de grupo com apresentação oral e escrita (20%) A nota final (somatório das três vertentes de avaliação) terá de ser igual ou superior a 9.5 valores (ver detalhadamente Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação). A avaliação por exame inclui uma prova escrita, uma prova oral e a apresentação de trabalhos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY. Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher Education Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge. Wrisberg, C. (2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois: Human Kinetics. Nigg, C.R.. (2013). ACSM's behavioral aspects of physical activity and exercise.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação Contínua (requer 70% das presenças nas horas de contato):
Descrição
Data limite
Ponderação
1ª Frequência
Final do 1º semestre
25%
2ª Frequência
Final do 2º semestre
25%
2 projetos
Durante o ano letivo
20%
Trabalho 1
janeiro
10%
Trabalho 2
maio
10%
Apresentação das Tarefas de aulas Durante o ano letivo 10% Os trabalhos deverão ser realizados, no máximo, por 3 alunos e todos os elementos do grupo devem contribuir para a consecução dos mesmos. Os temas dos trabalhos serão:
Trabalho 1 - O pensamento dos treinadores/professores sobre a função da sua profissão
Trabalho 2 - A intervenção pedagógica do treinador(a) na sessão de treino.
ATENÇÃO:
- A nota final (somatório das três vertentes de avaliação, i.e., trabalhos, minifichas e frequências) terá de ser igual ou superior a 9.5 valores.
- A média das duas frequências terá de ser igual ou superior a 9.5 valores.
- Os alunos poderão ter UMA nota entre 7.4 e 9.5 valores desde que o somatório final das 3 vertentes de avaliação seja superior a 9.5 valores.
- Os alunos que obtenham classificações inferiores a 7.5 valores em UMA das três vertentes de avaliação, deverão realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações for igual ou superior a 9.5 valores*.
(*) - sujeito a aprovação no Conselho Pedagógico da Faculdade.
Avaliação por exame:
- Prova teórica escrita
- Prova oral (se prova escrita classificação de 9.5 valores)
- Apresentação e discussão de um trabalho individual (Documento escrito em PDF; apresentação em Power Point)
- Apresentação e discussão de um projeto individual (Documento escrito em PDF; apresentação em Power Point)
O estudante terá de ter pelos menos 9.5 valores em cada parâmetro para poder ser considerado o cálculo da média final do Exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




