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Apresentação
Apresentação
A Filosofia desempenha um papel estruturante na formação do pensamento emancipatório do aluno, dado que a motricidade humana não é unicamente psicofisiologia do indivíduo, mas expressão concentrada de um itinerário onde está o humano num todo. A formação universitária não pode reduzir-se a uma lógica meramente instrumental: é sua preocupação construtiva desenvolver no futuro profissional um pensamento crítico em relação à realidade académica e profissional existente. Não se pode confundir a formação universitária com a técnico-profissional. É preocupante que os futuros profissionais não sejam preparados para combater o grave problema da proletarização profissional. A grande vocação da formação universitária é contrariar as forças que tendem a converter os profissionais em operários, em meros executores. Sem pensamento crítico não se justifica a formação universitária. Esta UC ajuda de forma considerável os alunos a problematizarem e a refletirem o seu campo académico e profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-5685
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1)A Filosofia das Atividades Físicas: O que é a filosofia: Diferentes perspetivas
2) O Problema do Conhecimento: O que significa conhecer
3) O corpo como problema filosófico da Educação Física
4)A Estética e a sua importância na pós-modernidade
4.1 A Estética como um valor na Educação Física
5) Uma visão ética na Filosofia do Desporto
5.1 A Ética desportiva
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Objetivos
Objetivos
Compreender o alcance da filosofia para a interpretação da Educação Física e Desporto.
Compreender a importância da ética e da estética na elaboração do conhecimento e no exercício da atividade profissional
Adquirir conhecimentos históricos e desenvolver a atitude crítica relativamente aos modelos teóricos de compreensão da realidade social
Ser capaz de discutir em grupo os problemas da especialidade
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC privilegia-se um modelo teórico-prático, integrando momentos de aula (apresentação estruturada de conteúdos teóricos pelo Docente) e apresentação dos Grupos de Trabalho (alunos) em sentido crítico. Pretende-se questionamento e debate sobre as ideias basilares da Filosofia e seus conceitos epistemológicos aplicados a casos e personagens do desporto, bem-estar e saúde física.A nota final resulta de 1 teste individual escrito (60%), 1 trabalho grupal (25% pela apresentação temática e sua defesa) e Análises SWOT (fichas individuais de apreciação dos Grupos de Trabalho, valendo 15%). Sem requisitos de investigação científica e de pesquisa avançada nenhum trabalho poderá ultrapassar os 13 vls. Na avaliação contínua, os alunos devem obter uma classificação mínima de 7.5 vls na componente teórica (Teste). Só assim se faz média com a prática (Trabalho grupal e Análises SWOT) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito (100%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AGAMBEN, G. (2009). O que é o Contemporâneo? Chapecó: SC. Argos.
ARENDT, H. (2001). A Condição Humana . Lisboa: Relógio d?Água.
BAUMAN, Z. (2007). A Vida Fragmentada. Ensaios sobre a Moral Pós-Moderna. Lisboa: Relógio d?Água.
FEYERABEND, P. (1991). Adeus à Razão . Lisboa: Edições 70.
HEIDEGGER, M. (1998). Carta sobre o Humanismo. Lisboa: Guimarães Editores.
JONAS, H. (2006) O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma Ética para a civilização tecnológica . Rio Janeiro: Contraponto / PUC-RIO.
MORIN, E. e PRIGOGINE, I. (1998). A Sociedade em Busca de Valores . Lisboa: Instituto Piaget.
POPPER, K. (1987) Sociedade Aberta, Universo Aberto . Lisboa: Dom Quixote.
PETERSON, J.B. (2019) - Beyond Order: 12 More Rules for Life. HardBack, USA .
PETERSON, J.B. (2018) - Maps of Meaning, Paperback, Taylor & Francis, UK,
SCHWANITZ, D. (2012) Cultura -Tudo o que é preciso saber. Lisboa: Dom Quixote
VATTIMO, G. (1987) O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
MARIA JOÃO SILVEIRA
Horário de atendimento
Após a aula da turma (e sempre que conveniente por marcação prévia)
Sala
Espaço Professor
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Mobilidade
Mobilidade
Sim