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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Psicologia do Desporto e das Atividades Físicas pretende dotar os estudantes de conhecimentos específicos aplicados nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem-Estar. A unidade aborda de forma ampla os vários domínio da psicologia aplicada ao desporto e atividade física, nomeadamente: a história da psicologia do desporto, enquadrando os alunos na cientificidade e inovação da psicologia aplicada ao Desporto, à Educação Física e ao Exercício; os fatores psicológicos individuais, cognitivos, emocionais, sociais ou contextuais envolvidos na prática das atividades físicas; os benefícios e os malefícios psicológicos da prática de atividades físicas, e, finalmente, as estratégias de intervenção psicológicas aplicadas aos diversos contextos de trabalho futuro dos alunos da FEFD.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-5750
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à PDAF
2. Fatores psicológicos individuais envolvidos na prática de PDAF
- Personalidade
- Motivação (orientações motivacionais, tipos de motivação e suas determinantes)
- Fatores cognitivos (perceção, atenção/concentração, memória)
- Fatores emocionais (humor e emoções, ansiedade, stress e ativação, flow)
3. Fatores sociais ou contextuais envolvidos na prática de PDAF
- Comunicação e relações interpessoais nos contextos específicos
- Dinâmica e coesão de grupo
- Liderança
4. Consequentes psicológicos da prática e outras variáveis envolvidas
- Bem-estar e qualidade de vida; Cognição e rendimento académico; autoestima
- Dependência e burn-out
5. Estratégias de intervenção aplicadas ao PDAF
- Estratégias baseadas nos modelos de modificação comportamental
- A Intervenção motivacional: comunicação, clima, entrevista motivacional
- Treino de promoção de competências psicológicas e estratégias de autorregulação
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Objetivos
Objetivos
Promover o conhecimento acerca da importância da componente psicológica (enquanto antecedente e consequente) nos processos de treino-competição desportiva, ensino-aprendizagem e promoção da atividade física (AF)
Identificar e explicar as variáveis psicológicas associadas às situações de ensino, desportivas e de AF, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos de referência, através do conhecimento e reflexão acerca dos mecanismos de ação neles preconizados e seu potencial de aplicação prática.
Discutir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados (suas potencialidades e limitações).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação contínua
Trabalho em grupo (20%): análise crítica de artigo científico e sua apresentação e dinamização em turma (incluindo a condução de exercícios de aplicação/ilustração dos conteúdos aos colegas
Trabalho individual oral (10%): análise crítica de 3 artigos (de 5) através da formulação e colocação à turma de uma reflexão pertinente acerca do conteúdo e/ou sua relação com outros conteúdos ministrados.
Avaliação escrita individual (70%): 1 frequência (40%) e 1 relatório de intervenção escrito/estudo de caso com estratégias de intervenção (30%)
Nota: A média final ponderada (de todos os elementos de avaliação) terá de ser > ou = a 9.5 valores. Notas de cada um dos elementos > ou = a 7.5 valores (possibilidade de 1 recuperação)
Avaliação exame recurso
Classificação prova escrita > ou = 9.5 valores confirmada com uma prova oral
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anshel, M. H., Petrie, T. A., & Steinfeldt, J. A. (Eds.). (2019). APA handbook of sport and exercise psychology, Vol. 1 &2. Sport psychology. American Psychological Association.
Bidle, S. J. H., Mutrie, N. & Gorely, T. (2015). Psychology of physical activity: determinants, well-being and interventions (3rd Ed). Routledge: New York
Gill, D. L., Williams, L. & Reifsteck, E. J. (2017). Psychological dynamics of sport and exercise (4th Ed). Champaign: Human Kinetics
Serpa, S. (2017). Mente, desporto e performance: o fator psi. Lisboa: Ed. Visão e Contextos
Schinke, R.J., McGannon, K.R. & Smith, B. (Eds.) (2016). Routledge International Handbook of Sport Psychology. London: Routledge
Weinberg, R. & Gould, D. (2015). Foundations of Sport and Exercise Psychology (6thed). Champaign:Human Kinetics.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Marlene Nunes Silva
15-16h (Terças-feiras)
CIDEFES
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Mobilidade
Mobilidade
Sim