filmeu

Disciplina Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar implicando o domínio de conhecimentos teóricos e práticos diversificados, nomeadamente nos seguintes âmbitos: educação para a saúde e melhoria da condição física; princípios éticos e deontológicos inerentes à actividade profissional; organização e condução do processo de treino e/ou de ensino-aprendizagem; desenvolvimento das capacidades de comunicação e liderança necessárias à configuração das boas práticas na condução de indivíduos e grupos em contextos de prática formal e de lazer; o comportamento reflexivo, a observação e os sistemas de observação na regulação do comportamento e na formação e qualificação de professores e treinadores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas (PDAF) pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar.

     

    Reflectir e documentar a PDAF

    • Definição PDAF e o campo de estudo
    • Princípios orientadores do pensamento pedagógico das AFD com enquadramento cultural, social, ético e educativo
    • Mudar atitudes para mudar as práticas nas AFD

    Conduzir indivíduos/grupos no contexto das AFD

    • A Liderança como processo pedagógico
    • Comunicação e a Liderança eficazes no contexto das AFD
    • Estilos de Liderança: caracterização, princípios da sua aplicação.

    Ensinar e treinar nas AFD

    • As etapas do ensino das AFD: factores condicionantes e facilitadores.
    • Estratégias de ensino de professores e treinadores: o papel e qualidade da observação no processo de instrução e de feedback pedagógico.
    • Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino.
  • Objetivos

    Objetivos

     

    1- Desenvolver uma perspectiva das Actividades Físicas e Desportivas (AFD) como expressão de cultura, meio de intervenção social e instrumento de educação nos diversos contextos das AFD.

     

    2- Analisar criticamente as Actividades Físicas e Desportivas, numa perspectiva de promoção das Boas Práticas nos diversos contextos das AFD.

     

    3- Organizar e supervisionar os processos ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento nos diferentes contextos da prática das AFD, através de instrumentos pedagógicos e didácticos fundamentais.

     

    4- Autoavaliar regularmente as suas práticas e sistema de valores, condição essencial à sua formação e progresso pessoal, promovendo o comportamento reflexivo.

     

    5- Fomentar nos alunos uma atitude de investigação e inovação pedagógica nos domínios da teoria e da prática das AFD e nos vários contextos em que estas se desenvolvem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrem num formato teórico e teórico-prático sendo utilizadas, de forma combinada, diferentes metodologias de ensino e formas de avaliação: desenvolvimento de conteúdos; análise crítica de textos; simulação de situações pedagógico-didácticas; realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo); e realização de fichas formativas, testes e/ou frequências.

     

    A avaliação contínua (exigência de 70% de assiduidade) conjuga:

     

    • 2 frequências (50%)
    • 4 fichas/testes (25%)
    • 2 trabalhos de grupo com apresentação oral e escrita (25%)
    • A nota final (somatório das três vertentes de avaliação) terá de ser igual ou superior a 9.5 valores (ver detalhadamente Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação). 

     

    A avaliação por exame inclui uma prova escrita, uma prova oral e a apresentação de trabalhos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY.

    Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher Education

    Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge.

    Wrisberg, C. (2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

    Nigg, C.R. (2013). ACSM's behavioral aspects of physical activity and exercise.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente

    Horário de atendimento

    Sala

    Sérgio Ramos

    Quintas-feiras das 11 às 12.30

    H1.2

    Hugo Pereira

    Quartas das 9H30 às 10H30

    H1.2.

    Lúis Gonçalves

    Sextas-feiras das 11 às 12.30h

    H1.2

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios