-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar implicando o domínio de conhecimentos teóricos e práticos diversificados, nomeadamente nos seguintes âmbitos: educação para a saúde e melhoria da condição física; princípios éticos e deontológicos inerentes à actividade profissional; organização e condução do processo de treino e/ou de ensino-aprendizagem; desenvolvimento das capacidades de comunicação e liderança necessárias à configuração das boas práticas na condução de indivíduos e grupos em contextos de prática formal e de lazer; o comportamento reflexivo, a observação e os sistemas de observação na regulação do comportamento e na formação e qualificação de professores e treinadores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8640
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Pedagogia do Desporto e das Actividades Físicas (PDAF) pretende dotar os estudantes de competências de intervenção pedagógica nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem Estar.
Reflectir e documentar a PDAF
- Definição PDAF e o campo de estudo
- Princípios orientadores do pensamento pedagógico das AFD com enquadramento cultural, social, ético e educativo
- Mudar atitudes para mudar as práticas nas AFD
Conduzir indivíduos/grupos no contexto das AFD
- A Liderança como processo pedagógico
- Comunicação e a Liderança eficazes no contexto das AFD
- Estilos de Liderança: caracterização, princípios da sua aplicação.
Ensinar e treinar nas AFD
- As etapas do ensino das AFD: factores condicionantes e facilitadores.
- Estratégias de ensino de professores e treinadores: o papel e qualidade da observação no processo de instrução e de feedback pedagógico.
- Fundamentos da organização e condução da aula/sessão de treino.
-
Objetivos
Objetivos
1- Desenvolver uma perspectiva das Actividades Físicas e Desportivas (AFD) como expressão de cultura, meio de intervenção social e instrumento de educação nos diversos contextos das AFD.
2- Analisar criticamente as Actividades Físicas e Desportivas, numa perspectiva de promoção das Boas Práticas nos diversos contextos das AFD.
3- Organizar e supervisionar os processos ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento nos diferentes contextos da prática das AFD, através de instrumentos pedagógicos e didácticos fundamentais.
4- Autoavaliar regularmente as suas práticas e sistema de valores, condição essencial à sua formação e progresso pessoal, promovendo o comportamento reflexivo.
5- Fomentar nos alunos uma atitude de investigação e inovação pedagógica nos domínios da teoria e da prática das AFD e nos vários contextos em que estas se desenvolvem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrem num formato teórico e teórico-prático sendo utilizadas, de forma combinada, diferentes metodologias de ensino e formas de avaliação: desenvolvimento de conteúdos; análise crítica de textos; simulação de situações pedagógico-didácticas; realização e apresentação de trabalhos temáticos (individuais e de grupo); e realização de fichas formativas, testes e/ou frequências.
A avaliação contínua (exigência de 70% de assiduidade) conjuga:
- 2 frequências (50%)
- 4 fichas/testes (25%)
- 2 trabalhos de grupo com apresentação oral e escrita (25%)
- A nota final (somatório das três vertentes de avaliação) terá de ser igual ou superior a 9.5 valores (ver detalhadamente Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação).
A avaliação por exame inclui uma prova escrita, uma prova oral e a apresentação de trabalhos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY.
Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher Education
Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge.
Wrisberg, C. (2007). Sport skill instruction for coaches. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
Nigg, C.R. (2013). ACSM's behavioral aspects of physical activity and exercise.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Sérgio Ramos
Quintas-feiras das 11 às 12.30
H1.2
Hugo Pereira
Quartas das 9H30 às 10H30
H1.2.
Lúis Gonçalves
Sextas-feiras das 11 às 12.30h
H1.2
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim