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Disciplina Sociologia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC encontra as suas principais razões de pertinência e oportunidade na relevância que o conhecimento científico que transmite em todas os ramos da licenciatura. O desenvolvimento de um pensamento crítico, indagador e observador da sociedade permite fornecer instrumentos de contextualização da realidade do desporto nas mudanças das sociedades e de aprofundamento das transformações e tendências do fenómeno desportivo atual através do conhecimento sociológico das diversas realidades sociais que envolvem o profissional da área do desporto. Pretende-se que os estudantes analisem e compreendam aspetos essenciais da experiência desportiva à luz da sociologia e, com isto, que adquiram capacidades e competências de enquadramento e compreensão da ação e do espaço social onde se movimentarão no âmbito da sua atividade profissional. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da UC são:

    Introdução à Sociologia do Desporto: abordagens teóricas da ação social, problemáticas de investigação, conceitos e noções; Conceito de Desporto: a historicidade do desporto no contexto da mudança social, desporto e sociedade.

    O desporto como fenómeno social, cultural e simbólico.

    Construção da Ciência em Ciências Sociais e o Projeto a desenvolver na UC.

    O Desporto como produto e produtor de transformação social e cultural Género, desporto e atividade física;

    Inclusão social, atividade física e desporto

    Desporto como consumo, espetáculo esportivo, competição e comercialização

    Violência no desporto. Subculturas e hostilidades violentas;

    Comportamentos desviantes no desporto;

    Ética desportiva e FairPlay

    Comunicação/Media e desporto

    Participação e hábitos desportivos. Barómetros, estatísticas , indicadores e estudos

  • Objetivos

    Objetivos

    Identificam-se os seguintes objectivos:

    i) Aprofundar o conhecimento do desporto no contexto social;

    ii) Interpretar indicadores de leitura da realidade;

    iii) Relacionar factos e compreender tendências;

    iv) Estimular a capacidade crítica e o debate de ideias com base na realidade empírica;

    v) Suscitar o interesse pela investigação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são constituidas por aulas de apresentação teórica dos conteúdos programáticos e aulas de orientação teórico-prática dos pré-projectos de investigação desenvolvidos pelos alunos.  São utilizados diversos recursos expositivos (PPT, Vídeos, TedX talks Desporto, etc) bem como diversas ferramentas de e-Learning (Vídeos, Padlets, Kahoot, Kialo). Do mesmo modo, recorre-se ao debate reflexivo, à análise de informação disseminada pelos media e a diversos elementos de suporte associados à leitura, análise e exposição oral da bibliografia da UC. A avaliação é contínua e é constituida pelos seguintes elementos: 2 Frequências (20%+20%); Pré-projeto de investigação, realizado em grupo, com submissão de 3 trabalhos escritos respeitantes a 3 fases de desenvolvimento do trabalho  (10%+10%+10%); Conferências de apresentação oral e discussão do pré-projeto; realizadas em grupo, respeitantes a 3 fases diferentes de desenvolvimento do trabalho (10%+10%+10%).

     

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Sónia Vladimira Correia

    Segundas-feiras, das 11h às 12h, presencialmente (com possibiliddade de agendamento noutro dia ou hora a combinar com os alunos)

     

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