-
Apresentação
Apresentação
Esta UC encontra as suas principais razões de pertinência e oportunidade na relevância que o conhecimento científico que transmite em todas os ramos da licenciatura. O desenvolvimento de um pensamento crítico, indagador e observador da sociedade permite fornecer instrumentos de contextualização da realidade do desporto nas mudanças das sociedades e de aprofundamento das transformações e tendências do fenómeno desportivo atual através do conhecimento sociológico das diversas realidades sociais que envolvem o profissional da área do desporto. Pretende-se que os estudantes analisem e compreendam aspetos essenciais da experiência desportiva à luz da sociologia e, com isto, que adquiram capacidades e competências de enquadramento e compreensão da ação e do espaço social onde se movimentarão no âmbito da sua atividade profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-8641
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos da UC são:
Introdução à Sociologia do Desporto: abordagens teóricas da ação social, problemáticas de investigação, conceitos e noções; Conceito de Desporto: a historicidade do desporto no contexto da mudança social, desporto e sociedade.
O desporto como fenómeno social, cultural e simbólico.
Construção da Ciência em Ciências Sociais e o Projeto a desenvolver na UC.
O Desporto como produto e produtor de transformação social e cultural Género, desporto e atividade física;
Inclusão social, atividade física e desporto
Desporto como consumo, espetáculo esportivo, competição e comercialização
Violência no desporto. Subculturas e hostilidades violentas;
Comportamentos desviantes no desporto;
Ética desportiva e FairPlay
Comunicação/Media e desporto
Participação e hábitos desportivos. Barómetros, estatísticas , indicadores e estudos
-
Objetivos
Objetivos
Identificam-se os seguintes objectivos:
i) Aprofundar o conhecimento do desporto no contexto social;
ii) Interpretar indicadores de leitura da realidade;
iii) Relacionar factos e compreender tendências;
iv) Estimular a capacidade crítica e o debate de ideias com base na realidade empírica;
v) Suscitar o interesse pela investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são constituidas por aulas de apresentação teórica dos conteúdos programáticos e aulas de orientação teórico-prática dos pré-projectos de investigação desenvolvidos pelos alunos. São utilizados diversos recursos expositivos (PPT, Vídeos, TedX talks Desporto, etc) bem como diversas ferramentas de e-Learning (Vídeos, Padlets, Kahoot, Kialo). Do mesmo modo, recorre-se ao debate reflexivo, à análise de informação disseminada pelos media e a diversos elementos de suporte associados à leitura, análise e exposição oral da bibliografia da UC. A avaliação é contínua e é constituida pelos seguintes elementos: 2 Frequências (20%+20%); Pré-projeto de investigação, realizado em grupo, com submissão de 3 trabalhos escritos respeitantes a 3 fases de desenvolvimento do trabalho (10%+10%+10%); Conferências de apresentação oral e discussão do pré-projeto; realizadas em grupo, respeitantes a 3 fases diferentes de desenvolvimento do trabalho (10%+10%+10%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coakley, J. (2016). Sports in Society: Issues and Controversies (12th edition). New York: Mc GrawHill
Costa, A.F. (2010). O que é a Sociologia? (6ª edição). Lisboa: Quimera
Giddens, A. (2013). Sociologia (9ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Marivoet, S. (2002). Aspectos Sociológicos do Desporto (2). Lisboa: Livros Horizonte.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Sónia Vladimira Correia
Segundas-feiras, das 11h às 12h, presencialmente (com possibiliddade de agendamento noutro dia ou hora a combinar com os alunos)
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim