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Disciplina Traumatologia e Exercício

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Traumatologia e Exercício apresenta algumas das principais lesões músculo-esqueléticas relacionadas com a prática de exercício físico, e as medidas iniciais a tomar face à lesão no desporto e ao trauma em geral. Esta UC aborda ainda estratégias preventivas (primárias, secundárias e terciárias) no que diz respeito à lesão no desporto, bem como conhecimentos imprescindíveis à recuperação lesional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Bloco A - Lesão desportiva
      1. Caracterização da lesão desportiva: Princípios gerais, tipos de lesão, gravidade das lesões, lesões agudas e de sobrecarga
      2. Mecanismos lesionais: tronco e membro superior
      3. Mecanismos lesionais: pélvis, anca e coxa
      4. Mecanismos lesionais: membro inferior
      5. Processo de recuperação lesional
      6. Prevenção primária, secundária e terciária
      7. Fundamentos da Luta contra a dopagem, substâncias dopantes, os seus malefícios orgânicos, e cuidados a ter em atletas sob medicação crónica.
    2. Bloco B - Prescrição específica na lesão desportiva
      1. Prescrição específica na lesão desportiva
    3. Bloco C - Atitude perante a lesão e Abordagem à vítima
      1. Abordagem à lesão desportiva grave e minor
      2. Princípios básicos do Suporte Básico de Vida (SBV) e atitude perante concussão no desporto.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Saber distinguir diferentes mecanismos lesionais e discernir acerca da melhor estratégia de atuação na fase aguda da lesão e na recuperação lesional.
    2. Conhecer os fatores de risco de lesão desportiva e saber identificar e atuar sobre os fatores modificáveis.
    3. Ter a capacidade de prescrever exercícios específicos ou adaptar o exercício ao atleta em recuperação lesional, ou como estratégia preventiva.
    4. Adquirir noções básicas sobre primeiros socorros e abordagem à lesão desportiva.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas diferentes metodologias de ensino (ME), i.e.: (i) Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1); (ii) Resolução de casos práticos (ME2); (iii) Atividades em pequeno grupo (ME3) e (iv) Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME4).

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação: 1) Teste escrito 1 (40%) + 2) Trabalho Individual (Tema a definir - 20%) + Teste escrito 2 (40%). A classificação, em todos os momentos de avaliação, deverá ser > ou = a 7.5 valores. Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso, apenas no caso de terem comparecido a pelo menos um dos elementos realizados no âmbito da avaliação contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Pessoa, P., & Jones, H. - Traumatologia desportiva. 2ª Edição. Portugal: Lidel, edições técnicas lda, 2019. ISBN 978-989-752-029-7.

    • Moura, D. et al. -  Biomecânica e traumatologia das modalidades desportivas. 1ª Edição. Portugal: Lidel, edições técnicas lda, 2021. ISBN 978-989-752-625-1.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    António Videira da Silva

    Mediante marcação

    A definir

     

     

     

     

     

     

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