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Disciplina Nutrição e Exercício

  • Apresentação

    Apresentação

    A alimentação pode melhorar o desempenho e a recuperação pós-exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e individualmente planeadas. Esta unidade curricular pretende endereçar estas estratégias, focando-se em conceitos básicos de nutrição e alimentação, no cálculo das necessidades energéticas dos indivíduos, e no tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluídos para manter e promover um ótimo estado de saúde e adaptação à prática de exercício físico. A intervenção nutricional em situações específicas e em populações especiais, como a perda de peso ou nas várias etapas do ciclo de vida da mulher, são também abordadas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução à nutrição: macro e micronutrientes e água ¿ conceitos base e funções/ações fisiológicas no organismo.
    • Princípios nutricionais e alimentares para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença: a roda dos alimentos; padrão alimentar mediterrânico; a tabela da composição de alimentos; rotulagem alimentar e nutricional.
    • Metabolismo energético: fontes de energia muscular; necessidades energéticas.
    • Princípios nutricionais e alimentares de suporte à prática de exercício físico: recomendações antes, durante e após a prática.
    • Nutrição e alimentação no ciclo de vida da mulher praticante de exercício físico.
    • Nutrição e alimentação para a gestão do peso.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento:

     

    1. Da relação entre a nutrição e o exercício, numa perspetiva integrada e com base na evidência científica;

    2. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a promoção de um bom estado de saúde e prevenção de doença;

    3. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prática de exercício físico;

    4. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais nas diferentes etapas do ciclo de vida da mulher;

    5. Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a gestão do peso.

     

    Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.  

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em aula, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (exercícios práticos). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. A avaliação contínua requer uma assiduidade >=70% e compreende a realização de 2 frequências com igual ponderação. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos 7,5 valores em cada momento de avaliação e uma média ponderada de 9,5 valores. Se em algum (e apenas num) dos momentos de avaliação existir uma situação de classificação inferior a 7,5 valores, o aluno poderá fazer a recuperação dessa situação, para nota máxima de 7,5 val, desde que a média seja >=9,5valores. Se a média ponderada de ambos os momentos de avaliação for inferior a 9,5 valores, o aluno reprova na avaliação contínua e poderá fazer o exame de recurso global.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    • Teixeira, P.J., Sardinha, L.B., & Themudo Barata, J.L. (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel ¿ Edições Técnicas.

    • Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Nutrição no Desporto. Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 2016

    • Thomas, D.T., Erdman, K.A., Burke, L.M. (2016). Position of the Academy of Nutrition and Dietetics, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. J Acad Nutr Diet. Mar;116(3):501-28.

    • Burke, L.M., Castell, L.M., Casa, D.J., Close, G.L., Costa, R.J.S., Desbrow, B., et al. International Association of Athletics Federations Consensus Statement 2019: Nutrition for Athletics. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2019;29(2):73-84.

     

    Materiais de apoio (slides e bibliografia complementar) disponibilizados semanalmente no Moodle.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Inês Santos

    5ªf das 16.30 às 18.00

    Espaço Professor (marcação previa por email p4871@ulusofona.pt)

    Catarina Matias

    2ªf das 11 as 12.30

    Espaço Professor (marcação previa por email p5262@ulusofona.pt)

     

     

     

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