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Apresentação
Apresentação
A UC Dança enquadra-se no percurso formativo do estudante no 1º ciclo em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivo a aquisição de conteúdos práticos e teóricos de dança (abrangidos pelos três níveis de especificação do PNEF), referentes às formas de dança indicadas na Área de Atividades Rítmicas Expressivas e respetivas didáticas, de forma a demonstrar saberes e competências de modo a proporcionar bases para a intervenção do profissional de Educação Física e Desporto.
Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção conhecimento de diferentes estilos/modalidades de Dança, progressões metodológicas de ensino com incidência na improvisação e construção coreográfica, através do desenvolvimento do seu potencial criativo com intervenção nos domínios do Conhecimento, Descrição, Interpretação, Aplicação e Execução com correção.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8644
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Bloco de Corpo e Movimento
1.1. Fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica) e as diferentes relações entre eles;
1.2. Improvisar e compor sequência de movimento - Criação coreográfica;
1.3. Movimento dançado - registo vídeo e escrito
2. Bloco de Dança Popular
2.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - PNEF;
2.2. Noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças tradicionais;
2.3. Registo Etnocoreográfica (fichas de descrição e registo de dança tradicional);
2.4. Criação coreográfica: recriar o tradicional;
3. Bloco de Danças Sociais - salão
3.1. Os dois grandes grupos das danças de salão: modernas e latino-americanas;
3.2. As danças constantes nos programas nacionais em função dos fatores: Corpo, Espaço e Ritmo;
3.3. Noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos PNEF;
3.4. Realizar, individualmente e aos pares, os encadeamentos coreográficos aprendidos.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem da Dança nas suas diversas variantes:
1. Dominar, noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos PNEF;
2. Adquirir competências relativas a cada nível de especificação, assim como as progressões desenvolvidas nas aulas - para dança de pares ou individual;
3. Identificar, compreender e dominar os fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica);
4. Improvisar e compor sequências de movimento.
5. Identificar, compreender e elaborar fichas de registo de movimento dançado;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (vídeos de danças, músicas, descrições de técnicas e fichas de apoio).
Na Avaliação contínua: os alunos terão de participar efetivamente em 70% das aulas e realizar todos os momentos de avaliação com classificação igual ou superior a 9.5 e nunca inferior 7,5. Alunos que obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 serão submetidos a uma tarefa extra específica para a parte da matéria em défice.
As aulas serão na sua maioria teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre aprendizagem de conteúdos de dança.
A classificação final resulta da prestação teórico-prática (70% referente à avaliação prática e 30% referente à avaliação teórica dos conteúdos desenvolvidos em cada Bloco).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bom, L., Carvalho, L., Mira, J., Pedreira, M., Carreiro da Costa, F., Cruz, S., Jacinto, J., & Rocha, L. (1989). Programas Nacionais de Educação Física, 1.º ¿ 12.º ano. Projecto de Programas de EF para os Ensinos Básico e Secundário instituído pelo Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto. Edição: DGBS-Ministério da Edução.
Jacinto, J., Mira, J., Carvalho, L., & Comédias, J. (2001). Revisão e Atualização dos Programas Nacionais de Educação Física 3º ciclo. Lisboa: Ministério da Educação.
Laban, R. (2018). Domínio do Movimento (1ª edição 1971). São Paulo ¿ Brasil: Summus editorial.
Ribas, Tomaz (1982). Danças populares portuguesas. Lisboa: Instituto de cultura e língua portuguesa, ministério da educação.
Rosado, M. C. (1998). As Danças Sociais no contexto escolar e não escolar: Detecção de erros na fase de aprendizagem ¿ Tese de Mestrado não publicada. Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Helena Jalles
1º semestre
Terça feira das 16:00h-17:00h
Sexta feira das 10:00h – 11:30h
2º semestre
Terça feira *a definir
Sexta feira *a definir
H1.1.
H1.1.
sujeito a marcação prévia
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Mobilidade
Mobilidade
Sim