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Disciplina TPD I - Ginástica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de TPD I Ginástica I tem como objetivo principal transmitir conhecimentos teóricos e teórico-práticos relativos aos fundamentos da Ginástica para Todos (GPT). 

    A aprendizagem dos Padrões de movimento gímnico, bem como das técnicas específicas gímnica, irá capacitar os alunos para o ensino da GPT nos contextos da Educação Física, Exercício e Bem Estar e Treino Desportivo, respeitando os processos de ensino-aprendizagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. FUNDAMENTOS Conceitos Básicos; Noções: Postura, Atitude, Segmentação Corporal; Posições; Direções; Movimentos; PMG.

    2. COREOGRAFIA E MÚSICA/MOVIMENTO

    2.1 Música e movimento gímnico.

    2.2 Exercícios e regras para construção de um esquema coreográfico.

    2.3 Tempos musicais, tempos de movimento e execução técnica na música;

    3. TERMINOLOGIA

    3.1 Metodologia, Classificações Gímnicas usadas

    4. PADRÕES MOTORES GÍMNICOS

    4.1 Classificação, Explicação e Experimentação prática dos PMG;

    5. O JOGO COMO MÉTODO DE INTERVENÇÃO

    6. HISTÓRIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA GINÁSTICA

    7. SEGURANÇA E CONTROLO DOS RISCOS NA INTERVENÇÃO GÍMNICA

    8. DIDÁTICAS PRÁTICAS:

    8.1 APARELHOS PORTÁTEIS: Corda, Arco

    8.2 ELEMENTOS TÉCNICOS DE SOLO PARA GPT:

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da disciplina são:

    Identificar as regras indispensáveis à prática da GpT de forma organizada e sua aplicação em situação de prática formal;

    Descrever e utilizar corretamente a terminologia gímnica e sua aplicação em situação de ensino e prática;

    Executar os elementos técnicos fundamentais da ginástica.

    Adquirir os níveis de execução segundo os modelos atuais (Nível formativo da GpT para adaptação a diferentes populações e faixas etárias), em situação de prática formal;

    Classificar e descrever os aspetos didáticos - metodológicos específicos da ginástica.

    As competências a atingir são:

    Descrever, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos nas atividades de base da ginástica para todos;

    Identificar, enumerar e aplicar as metodologias de aprendizagem da Ginástica de Solo adaptadas à Ginástica para crianças, jovens e adultos;

    Descrever, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção técnica e a aprendizagem dos elementos técnicos gímnicos do UC.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular os conteúdos são apresentados em método expositivo teórico para os conceitos teóricos e explicação da didática específica, com experimentação e sistematização dos métodos de ensino a nível individual, pares e em pequeno grupo.

    Avaliação contínua:

    2 Fichas breves (10%; sem nota mínima); execução de 1 Esquema de grupo (30%, nota mínima 7.5 val.); execução de 1 esquema individual (30%, nota mínima 7.5 val.); realização de 1 Frequência teórica (30%; nota mínima 7.5 val.). A nota final deve ser = ou superior a 9.5 valores para aprovação. 

    Se a nota numa das componentes for inferior a 7.5 valores (exceto nas fichas breves), o aluno deverá ir a exame nessa componente. Se a nota final da avaliação contínua for inferior a 9.5, o aluno deve realizar em exame a componente com nota inferior.

    Avaliação por exame:

    Realização de 1 exame escrito (50%) e realização de 1 esquema individual (50%). Ambas as componentes com nota mínima de 9.5 valores para aprovação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Barata, Paulo V.A.; Barreto, J. Manual de apoio. Ginástica I. Ano letivo de 2022/2023. Sebenta de apoio à disciplina.

      Abrantes, J. Ginástica, Lisboa, 2002, Edição de autor.

      Albuquerque, A.. Ginástica Desportiva, Como se ¿joga¿. Colecção Mundo de Saberes 17 . 1995, Porto: Porto Editora.

      Anderson, B. Alongue-se. 1980, Sumus Editorial

      Araújo, C. Manual de Ajudas em Ginástica. Porto: 2005, Editor Carlos Araújo

      Araújo, C., Moreira, J. Trampolins. 2005, Porto Editora

      Araújo, C., Lebre, E. Ginástica Rítmica. 2006, Porto Editora.

      Borrmann, G. Ginástica de aparelhos. Colecção Desporto. 1980, Lisboa. Editorial Estampa.

      Bouvart Verdier, H. Jogos e Movimentos com acessórios para a Educação Física com crianças dos 3 aos 8 anos. Ed. Compendium 2002, 2ª Edição.

      Carrasco, R. Tentativa de Sistematização da Aprendizagem da Ginástica. Edições Manole. 2001. São Paulo

      Peixoto,César. Ferreira, Vítor. A Ajuda Manual. Atitude face ao praticante . UTL-FMH 1993

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Joana Barreto - 

    a agendar com o aluno

     

     

     

     

     

     

     

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