filmeu

Disciplina TPD I - Atletismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos que frequentam esta UC sejam, no final da mesma, capazes de: a) compreender e ensinar a modalidade considerando-a complexa e completa, valorizando todas a disciplinas do universo atlético de acordo com os Programas de Educação Física e com propostas da WA. b) utilizar linguagem e técnicas de informação e comunicação adequadas às diferentes situações da sua intervenção profissional c) saber planear, gerir e avaliar cada etapa do processo de Ensino, tendo como eixo fundamental os Programas Nacionais de Educação Física bem como a consecução dos objetivos do Desporto Escolar d) relacionar os conteúdos da modalidade nos planos históricos, técnicos, táticos e organizativos e) dominar a avaliação, como elemento regulador e promotor da qualidade de aprendizagem f) entender o seu campo de acção para lá da intervenção merramente desportiva, passando-a para o campo da mudança social e cultural por uma via desportiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Andar, Marchar e Correr.

    • As grandes diferenças mecânicas entre andar, marchar e correr
    • A fase de apoio, de suspensão, os balanços, acção dos braços, a frequência da passada, a amplitude da passada
    • A marcha atlética
    • A técnica de marcha
    • Regulamentação oficial
    • O papel da marcha no combate à obesidade

    2. Saltar

    • O salto em altura, comprimento e triplo salto
    • Fases do movimento, aspectos técnicos preponderantes, regulamentação oficial
    • Técnicas de execução
    • A iniciação aos saltos e as regras de segurança

    3. Lançar

    • Lançamento do peso e do dardo
    • Fases dos movimentos, aspectos técnicos preponderantes, regulamentação oficial
    • Técnicas de execução
    • A iniciação aos lançamentos e regras de segurança
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC pretende fornecer ao aluno conhecimentos por forma a conhecer, planificar e produzir atividades relacionadas com o ensino do Atletismo; Pretende ainda Dotar o aluno com um conjunto de ferramentas que possibilitam desenvolver atividades práticas no âmbito do atletismo, quer em termos de ensino, quer em termos de treino.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em termos de avaliação contínua devemos considerar insuficientes as classificações em elementos (partes de matéria, e momentos de avaliação) inferiores a 7,5 valores, devendo realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. Estas provas suplementares realizar-se-ão no final do semestre (em termos de avaliação a última semana de aulas de cada semestre será apenas para esta avaliação suplementar de recuperação). Desejavelmente, essa prova de recuperação de um ou dois elementos pode ser escrita, oral ou prática, de acordo com a natureza da UC. (*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade. A nota final será alcançada pela junção da avaliação prática e da avaliação teórica Avaliação prática 60% das diferentes especialidades do atletismo. Avaliação teórica 40% da nota final (uma prova escrita)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Federação Portuguesa de Atletismo (2012). Dossier do professor: fundamentos correr, saltar, lançar. Federação Portuguesa de Atletismo. Lisboa.

    • Rius Sant, Joan. (2014) Metodología y Técnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.
    • Polischuk, Vitaliy, (2007) ATLETISMO. Iniciación y perfeccionamiento, Ed. Paidotribo.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Pedro Pinto

    5ª-feiras 12h00-13h00

    Pista de Atletismo

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios