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Disciplina TPD I - Desporto Aventura

  • Apresentação

    Apresentação

     A disciplina, aborda várias modalidades inseridas na área das Atividades de Ar Livre e de Lazer, sendo imprescindível para quem desejar trabalhar no sector do Lazer, Turismo e Ar livre.  Esta área é cada vez mais, importante para a sustentabilidade social, assim como é um sector profissional em grande crescimento que faz a ligação às profissões ligadas ao lazer e turismo, como a dos profissionais de Animação Turística. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, no sector das atividades de Ar Livre e Aventura, com forte ligação à saída profissional

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Capacita os alunos para desempenharem a função de assistentes na intervenção de um professor/ técnico na conceção, organização e execução de uma atividade de Orientação, Canoagem, Escalada ou Surf.

    Bloco de Enquadramento Geral

    Desporto Aventura, Técnico de Ar Livre, Produtos e Serviços, Gestão de Risco, Sustentabilidade, Enquadramento Legal.

    Orientação

    O que é; áreas de aplicação; interdisciplinaridade, Fases de iniciação; Segurança; Organização atividades, Técnicas básicas.

    Canoagem

    História; Materiais e equipamentos; Regras de segurança; Técnicas de salvamento; Estrutura e Dinâmica. situações de aprendizagem

    Escalada

    Segurança; travessias; escalada em molinete, nós e manobras de segurança; Materiais e funções; Terminologia específica. Escalada desportiva; execução de vias

    Surf

    História; Material; Condições do mar; Segurança; Iniciação ao Surf Noções Gerais sobre Prática Pedagógica

    Saída de Campo (objetivo 4)

    Aplicação das aprendizagens de Canoagem; Escalada; Orientação e Surf

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreensão, domínio e identificação dos conceitos implicados na Área do Desporto Aventura e da Animação Turística

    2. Análise, interpretação e domínio das técnicas fundamentais das atividades trabalhadas na disciplina (orientação, canoagem, escalada ou surf)

    3.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional consubstanciada no conhecimento ao nível do domínio das atividades que integram o Desporto Aventura

    4. Organização e transmissão de ideias e reflexões fundamentadas nos conteúdos programáticos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    As aulas são de dois modelos: aulas teóricas, trabalhos de grupo e aulas práticas no espaço natural, funcionam em pequenos grupos, reflexões e exposições orais, realização e organização de atividades entre si, promovendo a reflexão da acção.

    Avaliação

    CADA BLOCO TEM UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA – FREQUÊNCIA E UM BLOCO TEÓRICO-PRÁTICO.

    A avaliação dos alunos será ponderada em 3 blocos: Enquadramento Geral (30%), Área Técnica Fundamental (40%), Área Técnica Complementar (30%):  

    FREQUÊNCIA: No final do semestre a avaliação inclui uma frequência individual, escrita, com a duração de 90m, que inclui os 3 Blocos

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SWARBROOKE, J.; BEARD, C.; LECKIE, S. E POMFRET, G.  (2003) – Turismo de Aventura, Conceitos e Estudos de Casos, Elsevier Editora, Editora Campus, Brasil.

    British Canoe Union (1995), Kayak Canoeing, London, A & C Black.

    Aires, A., Quinta-Nova,L, Santos L, Pires, N. Costa R. eFerreira, R.,  Orientação com Pés e Cabeça, Federação Portuguesa de Orientação – FPO, Mafra, (2011).

    Segurança em Actividades de Aventura – Manobras com cordas para transposição de obstáculos. Silva, F; Sousa, J.C.; Lopes, S.; Lopes, J. P. (2000) CEFD Lisboa

    Kampion, D. & Brown, B. (1998). Stoked: A History of Surf Culture. Los Angeles. General Publishing Group, Inc.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    António Marques Vidal

    Segundas, 14h30 – 15h30

    H.1.1

     

     

     

     

     

     

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