-
Apresentação
Apresentação
A UC de Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- História e origem do jogo
- Regras do jogo
- Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿
- Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem
- Regras pedagógicas
- Condicionar a defesa para aprender a jogar
- Fundamentos Individuais ofensivos
- Posição Básica Ofensiva
- Receção e desmarcação
- Passe
- Drible
- Lançamento em apoio e na passada
- Fundamentos individuais defensivos
- Posição Básica Defensiva
- Defesa do jogador com bola
- Defesa do Jogador sem bola
- Princípios coletivos ofensivos
- ¿Passe e Corte¿
- ¿Aclaramento¿
- Fases do jogo
-
Objetivos
Objetivos
A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a:
- conduzir o processo de ensino e aprendizagem do jogo e sua utilização como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal
- Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa);
- Analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo (3x3 e 5x5);
- Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, definindo as estratégias a usar em função do nível de qualidade dos praticantes que dirigem;
- Interpretar com desempenho motor satisfatório os gestos técnicos básicos, bem como a metodologia para o respetivo ensino;
- Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino do jogo.
- Conhecer a terminologia e simbologia do jogo.
- Conhecer a História da origem do jogo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e práticas. Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle. Cada tema ou conteúdo prático apresentado será relacionado com o respetivo enquadramento teórico, sendo este procedimento fundamental para a definição de uma linha orientadora das aulas teórico-práticas.
A UC poderá ser realizada em avaliação continua ou em exame de recurso. A avaliação terá uma componente teórica (prova escrita) e uma componente prática (i.e., avaliação em situação de jogo formal de 5x5). A média final terá de ser igual ou superior a 9.5 valores. Cada momento de avaliação terá de terclassificação superior a 9.5 valores para ser estar em avaliação contínua. Os valores mínimos para cada um dos momentos de avaliação está coerente com o acompanhamento e conhecimentos que se consideraram mínimos para os objetivos da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
2- Araújo, D. (2006). Tomada de decisão no desporto. Edições FMH, Cruz-Quebrada;
3- Cruz, M., & Neto, J. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76.
4- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
5- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los joveves, Editorial Paidotribo, Barcelona;
6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Sérgio Bruno Antunes Ramos
Marcação por email
H 1.2
-
Mobilidade
Mobilidade
Não