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Disciplina TPD II - Ténis/ Badminton/ Ténis Mesa

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Procura-se proporcionar aos estudantes uma sólida formação que permita a aquisição das competências fundamentais ao bom desempenho profissional

    2. Dominar os elementos técnicos e táticos básicos do jogo.

    3. Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da modalidade em contexto escolar.

    4. Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama nacional e internacional, bem como os principais sistemas de competição.

    5. Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de projetos de Desporto Escolar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A disciplina é composta por três modalidades: Ténis ou Padel, Badminton e Ténis de Mesa

    Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino das modalidades

    1. História e Organização das Modalidades

    1. Origens, organização, desporto escolar

    2. Regras e Regulamentos

    1. Campo
    2. Raquete, bola
    3. Singulares, pares
    4. Competição

    3. Modelos Técnicos de Base

    1. Fases dos batimentos
      1. Posição de espera
      2. Preparação/rotação
      3. Ajuste
      4. Impacto
      5. Terminação
    2. Batimentos
      1. Pega
      2. Serviço
      3. Resposta
      4. Direita
      5. Esquerda
      6. Batimentos à rede
      7. Remate
      8. Efeitos da bola
      9. Técnicas específicas 
    3. Deslocamento Específico
      1. Passo lateral
      2. Passo cruzado
      3. "split-step"

    4. Noções Gerais de Tática

    1. Jogo de fundo
    2. Jogo de rede
    3. Transições
    4. Especificidade da modalidade

    5. Progressões Metodológicas de Ensino

    1. Objetivos a atingir
    2. Observação
    3. Erros comuns e correção

    6. Organização da Aula

    1. Apresentação
    2. Demostração
    3. Descrição
    4. Progressões
    5. Exercícios
    6. Finalização

    7. Construção do exercício

    1. Parâmetros a considerar e avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer a história, evolução, características, regulamentos e regras, e organização das modalidades;
    2. Domínio das ações técnicas e técnicas-táticas fundamentais em cada modalidade;
    3. Descrever e Identificar as componentes críticas dos gestos técnicos, conhecer as diferentes progressões pedagógicas de ensino, específicas de cada modalidade, para o desenvolvimento das técnicas base;
    4. Analisar e interpretar diferentes níveis de prática e desempenho;
    5. Integrar, selecionar, organizar e apresentar os conteúdos para o desenvolvimento futuro de uma prática profissional de sucesso. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam atividades nas aulas, de acordo com os conteúdos, e focadas na aprendizagem das técnicas fundamentais, regras e aspetos táticos essenciais para o conhecimento destas modalidades. São formados grupos para tarefas de observação e são aplicados os conhecimentos em dois momentos distintos. Os alunos são questionados para avaliação. O docente utiliza a metodologia do trabalho em circuito, progressões de ensino e o apoio individualizado aos alunos. É utilizada a plataforma moodle como complemento do ensino.

    A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão descritos no ponto 27. 

    Quando a classificação em algum momento de avaliação for inferior a 7.5 valores, o aluno deverá realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. (*)

    (*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Badminton. (n.d.). LeisDeJogo.pdf. Retirado a 06/01/2020 de http://www.fpbadminton.pt/LeisDeJogo.pdf

     

    Federação Portuguesa de Padel. (2012). Regulamento de Jogo do Padel. Retirado a 06/01/2020 de

    https://www.fppadel.pt/regulamentos/999/fpp-anexo-i-regulamento-do-jogo-do-padel-.pdf

     

    Gomes da Costa, D., Malheiro, F., Simões, M., Couto, P. (2013). O Ténis de Mesa vai à Escola.

    Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Porto Editora.

     

    Ministério da Educação (2001). Programa Nacional de Educação Física do Ensino Secundário. Lisboa:

    Ministério da Educação.

     

    Sanches, P. (2018). Programa de Desenvolvimento do Padel Escolar ¿ Guia Prático do Professor.

    EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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