-
Apresentação
Apresentação
FITNESS I é uma disciplina que ensina a lecionar aulas de grupo coreografadas: aeróbica e step. Ensina a trabalhar as habilidades motoras dentro da música, métodos de lecionação das aulas de grupo e a comunicação e instrução inerentes á lecionação das aulas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-8651
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Objetivos e Benefícios das Aulas de Grupo; - Descrição das Fases da Aula: Aquecimento; Fase principal/aeróbia; Retorno a¿ calma; Fase localizada; Relaxamento /alongamento- - Música: Estruturas Musicais; Conceito de batida; Oitava musical; Frase musical; Ponte musical; Construção Musical. - Estruturas Coreográficas: Elemento; Segmento; Sequência; Bloco coreográfico. - Habilidades Motoras básicas. - Processo ensino-aprendizagem das Habilidades Motoras: Cognitiva, Associativa; Autónoma.
- Método de ensino das Habilidades Motoras: Método do todo ou global; Método progressivo; Métodos de Construção Coreográfica: Método Follow the Leader; Método Associativo; Método da Adição; Método Piramidal Linear; Método da Inserção; Método da Adição -Subtração; Método Progressivo; Método da Divisão. Step. Capacidades de liderança. Cadências.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer o processo estrutural de aprendizagem das Aulas de Grupo;
- Identificar as diferentes etapas de ensino-aprendizagem das Aulas de Grupo;
- Conhecer o processo de evolução praticante/aluno, identificando os comportamentos fundamentais adotados ou a adotar nas Aulas de Grupo
- Conhecer os princípios e procedimentos metodológicos específicos a aplicar no ensino das Aulas de Grupo; - Adquirir as competências didáticas fundamentais para conseguir analisar o nível de prestação dos alunos e adotar os procedimentos metodológicos mais eficazes ao seu desenvolvimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teórico-práticas. Av. contínua é constituída por 4 avaliações práticas por semestre (30%), + 1 av. final prática por semestre (20%), 1 frequência por semestre (40%). Conta para a nota final com uma ponderação de 30% (avaliações práticas) e 20% (avaliação final prática). O aluno não poderá¿ obter em nenhuma das avaliações um valor inferior a 9,5.
O resultado da frequência contara¿ para a nota final com uma ponderação de 40%, não podendo o aluno obter nesta frequência uma nota inferior a 9,5. Se tiver deverá fazer uma prova de recuperação, realizada na última semana de aulas de cada semestre, tendo no máximo 9,5 valores, independentemente da nota obtida. A nota final será¿ a média ponderada de todas as avaliações.
Exame Final: Exame Teórico e Exame Prático de Aeróbica e Step, com apresentação de um plano de aula com o método de adição com dois segmentos de liderança alternada e inserção direta no final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Diogo, T. & outros (2018). Manual Técnico de exercício Físico, Lisboa, coleção Manz Produções
Cerca L. (2003). Metodologia da ginástica de grupo", Lisboa, colecc¿a¿o Fitness e¿ Manz
Howley, E. et al. (1997), Health Fitness Instructor ¿s Handbook. USA, 3rd Edition. Rick Frey, Scott Wikgren
Malta, P. (1998), Step aeróbica e localizado, RJ, 2a edic¿a¿o., Editora Sprint.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carla Gaspar
2ª feira 12:30
CES
-
Mobilidade
Mobilidade
Não