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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Fitness II enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura enquanto fisiologista do exercício. A UC sustenta-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na evidência científica.
Ademais, a organização das aulas e conteúdos visa fornecer a base conceptual e prática que permita em anos posteriores uma gradual articulação e aplicação de conhecimentos, visando um aprofundamento de conteúdos. Para tal, será também realizado um período de observação em contexto real (i.e., ginásios) onde se promoverá a articulação dos conteúdos trabalhados com a realidade destes espaços.
É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final, profissionais com capacidade de adequar a sua prática à maioria das situações emergentes da prática, e com a capacidade de elevação da área profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8652
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento conceptual e histórico
- Saúde e bem-estar: perfil salutogénico no século XXI
- Origem e evolução das atividades de fitness a nível nacional e internacional
- Panorama e tendências de prática
- Enquadramento profissional
- A inter e multidisciplinariedade do fisiologista do exercício
- O fisiologista do exercício nas suas múltiplas valências em contexto de health club
- Cinesiologia do movimento humano
- Taxonomia(s) do movimento humano
- Análise da função e participação muscular
- Processos de integração neuromuscular
- Estrutura e organização da sessão de treino
- A sessão de treino: estrutura, organização e dinamização
- Variáveis de construção e controlo de treino
- Exploração de atividades, materiais e espaços
- Análise de atividades individuais em diferentes espaços de prática
- Exploração de materiais e equipamentos
- Integração de práticas na sessão de treino
- Enquadramento conceptual e histórico
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer o enquadramento e evolução das atividades individuais na área do fitness, identificando as necessidades atuais das populações e espaços de prática.
- Conhecer e compreender o perfil do fisiologista do exercício e as suas múltiplas facetas de intervenção em equipas inter e multidisciplinares em diversos contextos de prática.
- Adquirir conhecimentos e competências elementares de análise do movimento humano, e a capacidade de promover um ajuste seletivo na integração neuromuscular de diversos exercícios.
- Conhecer e compreender a estrutura e organização da sessão de treino, assim como as principais variáveis de controlo e construção da unidade de treino.
- Adquirir conhecimentos e competências elementares na utilização de diversos materiais e equipamentos nas diversas dinâmicas das atividades individuais.
- Realizar globalmente uma análise crítica das práticas profissionais e necessidades dos clientes em contexto real de prática.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Existirão ao longo do ano, no regime de avaliação contínua, quatro momentos de avaliação, dois práticos e dois teóricos, que se estruturam ponderalmente da seguinte forma:
- Testes escritos: 60% (30% cada, a realizar no final de cada semestre)
- Avaliações práticas: 40% (20% cada)
- Análise cinesiológica de uma situação prática com adaptação a um caso proposto (final 1º semestre)
- Análsie e resolução de estudo-caso em contexto de sala de exercício (final 2º semestre)
A média de todos os elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 9.5 valores para a obtenção de aprovação. Classificações parcelares inferiores a 7.5 valores implicará a realização de exame. A realização por exame consistirá na realização de uma prova de natureza escrita, prática e com aferição em registo verbal/oral.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
- ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
- Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics.
- Mil-homens, P., Correia, P., Mendonça, G. (2015). Treino da Força ¿ Volume 1. Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Edições FMH, Cruz Quebrada.
- Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Diogo Santos Teixeira
De acordo com as disponibilidades dos alunos das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.
H.1.2 ou em sítio a combinar
Vasco Bastos
De acordo com as disponibilidades dos alunos das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.
H.1.2 ou em sítio a combinar
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Mobilidade
Mobilidade
Não