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Disciplina Fitness II (Actividades Individuais)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Fitness II enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura enquanto fisiologista do exercício. A UC sustenta-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na evidência científica.

     

    Ademais, a organização das aulas e conteúdos visa fornecer a base conceptual e prática que permita em anos posteriores uma gradual articulação e aplicação de conhecimentos, visando um aprofundamento de conteúdos. Para tal, será também realizado um período de observação em contexto real (i.e., ginásios) onde se promoverá a articulação dos conteúdos trabalhados com a realidade destes espaços.

     

    É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final, profissionais com capacidade de adequar a sua prática à maioria das situações emergentes da prática, e com a capacidade de elevação da área profissional. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento conceptual e histórico
      1. Saúde e bem-estar: perfil salutogénico no século XXI
      2. Origem e evolução das atividades de fitness a nível nacional e internacional
      3. Panorama e tendências de prática

     

    1. Enquadramento profissional
      1. A inter e multidisciplinariedade do fisiologista do exercício
      2. O fisiologista do exercício nas suas múltiplas valências em contexto de health club

     

    1. Cinesiologia do movimento humano
      1. Taxonomia(s) do movimento humano
      2. Análise da função e participação muscular
      3. Processos de integração neuromuscular

     

    1. Estrutura e organização da sessão de treino
      1. A sessão de treino: estrutura, organização e dinamização
      2. Variáveis de construção e controlo de treino

     

    1. Exploração de atividades, materiais e espaços
      1. Análise de atividades individuais em diferentes espaços de prática
      2. Exploração de materiais e equipamentos
      3. Integração de práticas na sessão de treino
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer o enquadramento e evolução das atividades individuais na área do fitness, identificando as necessidades atuais das populações e espaços de prática.

    - Conhecer e compreender o perfil do fisiologista do exercício e as suas múltiplas facetas de intervenção em equipas inter e multidisciplinares em diversos contextos de prática.

    - Adquirir conhecimentos e competências elementares de análise do movimento humano, e a capacidade de promover um ajuste seletivo na integração neuromuscular de diversos exercícios.

    - Conhecer e compreender a estrutura e organização da sessão de treino, assim como as principais variáveis de controlo e construção da unidade de treino.

    - Adquirir conhecimentos e competências elementares na utilização de diversos materiais e equipamentos nas diversas dinâmicas das atividades individuais.

    - Realizar globalmente uma análise crítica das práticas profissionais e necessidades dos clientes em contexto real de prática.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Existirão ao longo do ano, no regime de avaliação contínua, quatro momentos de avaliação, dois práticos e dois teóricos, que se estruturam ponderalmente da seguinte forma:

    • Testes escritos: 60% (30% cada, a realizar no final de cada semestre)
    • Avaliações práticas: 40% (20% cada)
    • Análise cinesiológica de uma situação prática com adaptação a um caso proposto (final 1º semestre)
    • Análsie e resolução de estudo-caso em contexto de sala de exercício (final 2º semestre)

     

    A média de todos os elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 9.5 valores para a obtenção de aprovação. Classificações parcelares inferiores a 7.5 valores implicará a realização de exame. A realização por exame consistirá na realização de uma prova de natureza escrita, prática e com aferição em registo verbal/oral.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    -          ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    -          ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    -          Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics.

    -          Mil-homens, P., Correia, P., Mendonça, G. (2015). Treino da Força ¿ Volume 1. Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Edições FMH, Cruz Quebrada.

    -          Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Diogo Santos Teixeira

    De acordo com as disponibilidades dos alunos das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.

    H.1.2 ou em sítio a combinar

    Vasco Bastos

    De acordo com as disponibilidades dos alunos das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas.

    H.1.2 ou em sítio a combinar

     

     

     

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