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Apresentação
Apresentação
1. Procura-se proporcionar aos estudantes uma sólida formação que permita a aquisição das
competências fundamentais ao bom desempenho profissional
2. Dominar os elementos técnicos e táticos básicos do jogo.
3. Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da
modalidade em contexto escolar.
4. Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama
nacional e internacional, bem como os principais sistemas de competição.
5. Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e
avaliação de projetos de clube e de tempos livres.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-8653
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A disciplina é composta por três modalidades: Ténis ou Padel, Badminton e Ténis de Mesa
Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino das modalidades
1. História e Organização das Modalidades
Origens, organização, desporto escolar
2. Regras e Regulamentos
Campo
Raquete, bola
Singulares, pares
Competição
3. Modelos Técnicos de Base
Fases dos batimentos
Posição de espera
Preparação/rotação
Ajuste
Impacto
Terminação
Batimentos
Pega
Serviço
Resposta
Direita
Esquerda
Batimentos à rede
Remate
Efeitos da bola
Técnicas específicas
Deslocamento Específico
Passo lateral
Passo cruzado
"split-step"
4. Noções Gerais de Tática
Jogo de fundo
Jogo de rede
Transições
Especificidade da modalidade
5. Progressões Metodológicas de Ensino
Objetivos a atingir
Observação
Erros comuns e correção
6. Organização da Aula
Apresentação
Demostração
Descrição
Progressões
Exercícios
Finalização
7. Construção do exercício
Parâmetros a considerar e avaliação
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Objetivos
Objetivos
1. Conhecer a história, evolução, características, regulamentos e regras, e organização das
modalidades;
2. Domínio das ações técnicas e técnicas-táticas fundamentais em cada modalidade;
3. Descrever e Identificar as componentes críticas dos gestos técnicos, conhecer as diferentes
progressões pedagógicas de ensino, específicas de cada modalidade, para o desenvolvimento
das técnicas base;
4. Analisar e interpretar diferentes níveis de prática e desempenho;
Integrar, selecionar, organizar e apresentar os conteúdos para o desenvolvimento futuro de uma
prática profissional de sucesso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos realizam atividades nas aulas, de acordo com os conteúdos, e focadas na aprendizagem das técnicas fundamentais, regras e aspetos táticos essenciais para o conhecimento destas modalidades. São formados grupos para tarefas de observação e são aplicados os conhecimentos em dois momentos distintos. Os alunos são questionados para avaliação. O docente utiliza a metodologia do trabalho em circuito, progressões de ensino e o apoio individualizado aos alunos. É utilizada a plataforma moodle como complemento do ensino.
A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão descritos no ponto 27.
Quando a classificação em algum momento de avaliação for inferior a 7.5 valores, o aluno deverá realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. (*)
(*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Federação Portuguesa de Badminton. (n.d.). LeisDeJogo.pdf. Retirado a 06/01/2020 de
http://www.fpbadminton.pt/LeisDeJogo.pdf
Federação Portuguesa de Padel. (2012). Regulamento de Jogo do Padel. Retirado a 06/01/2020 de
https://www.fppadel.pt/regulamentos/999/fpp-anexo-i-regulamento-do-jogo-do-padel-.pdf
Gomes da Costa, D., Malheiro, F., Simões, M., Couto, P. (2013). O Ténis de Mesa vai à Escola.
Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Porto Editora.
Ministério da Educação (2001). Programa Nacional de Educação Física do Ensino Secundário. Lisboa:
Ministério da Educação.
Sanches, P. (2018). Programa de Desenvolvimento do Padel Escolar ¿ Guia Prático do Professor.
EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Paulo Figueiredo
Por marcação
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Mobilidade
Mobilidade
Não