filmeu

Disciplina TPD I - Ténis/ Badminton/ Ténis Mesa

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Procura-se proporcionar aos estudantes uma sólida formação que permita a aquisição das
    competências fundamentais ao bom desempenho profissional
    2. Dominar os elementos técnicos e táticos básicos do jogo.
    3. Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da
    modalidade em contexto escolar.
    4. Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama
    nacional e internacional, bem como os principais sistemas de competição.
    5. Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e
    avaliação de projetos de clube e de tempos livres.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A disciplina é composta por três modalidades: Ténis ou Padel, Badminton e Ténis de Mesa
    Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino das modalidades
    1. História e Organização das Modalidades
    Origens, organização, desporto escolar
    2. Regras e Regulamentos
    Campo
    Raquete, bola
    Singulares, pares
    Competição
    3. Modelos Técnicos de Base
    Fases dos batimentos
    Posição de espera
    Preparação/rotação
    Ajuste
    Impacto
    Terminação
    Batimentos
    Pega
    Serviço
    Resposta
    Direita
    Esquerda
    Batimentos à rede
    Remate
    Efeitos da bola
    Técnicas específicas
    Deslocamento Específico
    Passo lateral
    Passo cruzado
    "split-step"
    4. Noções Gerais de Tática
    Jogo de fundo
    Jogo de rede
    Transições
    Especificidade da modalidade
    5. Progressões Metodológicas de Ensino
    Objetivos a atingir
    Observação
    Erros comuns e correção
    6. Organização da Aula
    Apresentação
    Demostração
    Descrição
    Progressões
    Exercícios
    Finalização
    7. Construção do exercício
    Parâmetros a considerar e avaliação

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer a história, evolução, características, regulamentos e regras, e organização das
    modalidades;
    2. Domínio das ações técnicas e técnicas-táticas fundamentais em cada modalidade;
    3. Descrever e Identificar as componentes críticas dos gestos técnicos, conhecer as diferentes
    progressões pedagógicas de ensino, específicas de cada modalidade, para o desenvolvimento
    das técnicas base;
    4. Analisar e interpretar diferentes níveis de prática e desempenho;
    Integrar, selecionar, organizar e apresentar os conteúdos para o desenvolvimento futuro de uma
    prática profissional de sucesso.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam atividades nas aulas, de acordo com os conteúdos, e focadas na aprendizagem das técnicas fundamentais, regras e aspetos táticos essenciais para o conhecimento destas modalidades. São formados grupos para tarefas de observação e são aplicados os conhecimentos em dois momentos distintos. Os alunos são questionados para avaliação. O docente utiliza a metodologia do trabalho em circuito, progressões de ensino e o apoio individualizado aos alunos. É utilizada a plataforma moodle como complemento do ensino.

    A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão descritos no ponto 27.

    Quando a classificação em algum momento de avaliação for inferior a 7.5 valores, o aluno deverá realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9,5 valores. (*)

    (*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Badminton. (n.d.). LeisDeJogo.pdf. Retirado a 06/01/2020 de
    http://www.fpbadminton.pt/LeisDeJogo.pdf
    Federação Portuguesa de Padel. (2012). Regulamento de Jogo do Padel. Retirado a 06/01/2020 de
    https://www.fppadel.pt/regulamentos/999/fpp-anexo-i-regulamento-do-jogo-do-padel-.pdf
    Gomes da Costa, D., Malheiro, F., Simões, M., Couto, P. (2013). O Ténis de Mesa vai à Escola.
    Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Porto Editora.
    Ministério da Educação (2001). Programa Nacional de Educação Física do Ensino Secundário. Lisboa:
    Ministério da Educação.
    Sanches, P. (2018). Programa de Desenvolvimento do Padel Escolar ¿ Guia Prático do Professor.
    EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Paulo Figueiredo                                                              

    Por marcação

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios