-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de TPD III Ginástica II tem como objetivo transmitir conhecimentos teóricos e práticos acerca da Ginástica de acordo com o Plano Nacional de Educação Física (PNEF). Desta forma, são abordadas várias técnicas gímnicas em diferentes aparelhos, todos eles incluídos nos PNEF. Os alunos aprendem o ensino, a intervenção manual, os erros comuns, os pré-requisitos e as progressões de aprendizagem para que possam implementar esses conhecimentos de forma eficaz e garantindo a segurança no contexto da prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8657
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança;
2. Didácticas práticas.
Os conteúdos / elementos técnicos das didácticas práticas são abordados segundo os seguintes parâmetros: pré-requisitos, técnica, progressões, erros característicos, intervenção manual, variantes.
2.1. Solo
2.2. Saltos de Cavalo (Cavalos transversal e longitudinal)
2.3. Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas
2.4. Trave
2.5. Mini - Trampolim
2.6. Acrobática
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos da unidade curricular desenvolvem-se segundo dois aspectos: 1. Apropriação de conhecimentos pedagógico-profissionais que garantam a capacidade de intervenção no âmbito da ginástica; 2. Apropriação de habilidades e hábitos relacionados por um lado, com a execução técnica dos elementos gímnicos abordados na unidade curricular e, por outro, com as formas de intervenção do treinador, necessárias ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos praticantes em ginástica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na unidade curricular em análise são leccionadas aulas teórico-práticas e aulas práticas.
A nível organizacional as aulas são estruturas em duas partes: 1. Abordagem teórica e teórico-prática de um tema ou elemento(s) gímnico(s); 2. Didáctica prática.
Os conteúdos temáticos das didácticas práticas a nível teórico são desenvolvidos segundo os seguintes parâmetros: pré-requisitos, técnica, progressões, erros característicos, intervenção manual, variantes.
Os conteúdos das didácticas práticas são abordados a nível individual e em pequenos grupos.
A avaliação contínua é constituída por duas componentes:
1. Teórica, com a realização de trabalhos, fichas e teste escrito/frequência, com um peso de 40%;
2. Prática, com a realização de provas nos diferentes aparelhos gímnicos, acrobática e intervenção manual com um peso de 60%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
Adelino, J., Vieira, J. & Coelho, O. (1999). Treino de Jovens. O que todos precisam saber. Centro de Estudos e Formação Desportiva. Lisboa.
Afonso, P. (1996). A Ginástica Acrobática na Escola: uma proposta metodológica. Manuscrito não publicado. Seminário. ISMAG Lisboa.
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora
Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora.
Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH.
Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Joana Barreto -
a agendar com o aluno
-
Mobilidade
Mobilidade
Não