filmeu

Disciplina TPD III - Natação

  • Apresentação

    Apresentação

    Teoria e prática da Natação como componente da formação holística do futuro profissional de Educação Física. O saber nadar como forma de garantir a capacidade de ensinar as bases da Natação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A história da Natação e justificações para a sua prática

    2. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação

    2.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos

    2.2. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado

    3. Comportamento do corpo na água

    3.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado.

    3.2. Hidrostática e hidrodinâmica.

    3.3 Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água.

    3.4 As forças propulsivas nas técnicas de nado

    4. Análise das técnicas de nado.

    5. Desempenho das técnicas de nado.

    6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística.

  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreensão, domínio e identificação dos principais aspetos do ensino da Natação;

    2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação em contexto escolar;

    3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos de programas do ensino da Natação;

    4.Dominio das técnicas de nado de forma a exemplificar e relacionar a capacidade motora com o ensino.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A) Av. contínua: Aulas teóricas e práticas.1) Aval. teórica: 2 fichas de aval., ponderação 25% nota final; 2) trabalho individual de aplicação de fichas de observação de erros, ponderação de 15% nota final; 3) Aval. prática: Índice técnico em 25m de cada técnica de nado (>9,5 em todas as técnicas - cumprir todas as condicionantes regulamentares, Crol coordenar a respiração com os membros superiores), ponderação 60% nota final. Aprovação média final >9.5, oral de recuperação quando alguma das frequências [7.5;9,5] Presenças às aulas >70%. B) Exame de recurso: Aval. Teórica: 1) uma prova escrita (nota >9,5) + prova oral, (>7,5), ponderação de 25% na média final; 2) trabalho individual de aplicação de fichas de observação de erros, ponderação 15% nota final (>9,5); 3) Aval. prática: Índice técnico em 25m de cada técnica de nado (>9,5 em todas as técnicas cumprir todas as condicionantes regulamentares, Crol coordenar a respiração com os membros superiores), ponderação 60% nota final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL.

    - Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain.

    - Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação.

     https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Jaime Fidalgo

    quartas-feiras 15:00-16:00

    por Zoom

    José Morgado

    quartas-feiras 15:00-16:00

    Por Zoom

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios