filmeu

Disciplina TPD III - Patinagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Atualmente a patinagem desportiva sobre rodas inclui um conjunto diversificado de disciplinas: patinagem artística, patinagem de velocidade, hóquei em patins, hóquei em linha e skate. Os conhecimentos, competências e aptidões trabalhados nesta UC proporcionam bases para a intervenção profissional nas diferentes disciplinas, especificamente ao nível dos procedimentos didáticos fundamentais no ensino da patinagem (quer em contexto de treino, quer em contexto de aula de educação física ou desporto escolar). 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tema 1. Fase de Familiarização

    Segurança; Como Equipar; Contacto com os Patins; Como Levantar/Cair; Posição de Base; Equilíbrio Estático; Deslizamento Estático; Equilíbrio Dinâmico; Deslizamento Dinâmico.

    Tema 2. Fase de Assimilação 

    Patinagem para a frente em trajetória rectilínea; Patinagem para a frente realizando abertura e fecho de pernas “8s”; trajetórias curvilíneas com os patins semi-paralelos; Travagem em “T”; Travagem convergente.

    Tema 3. Fase de Transição

    Trajetórias curvilíneas realizando cruzamento de pernas à frente; Travagem lateral; Patinagem para a frente realizando meia-volta; Travagem de tacões; Saltos.

    Tema 4. Fase de Consolidação

    Patinagem para trás realizando abertura e fecho de pernas; Patinagem para trás com os patins semi-paralelos; Patinagem para trás realizando trajetórias curvilíneas com cruzamento de pernas.

    Tema 5. Fase Interdisciplinar

    Andebol, Basquetebol, Futebol, Badminton e Jogos Variados (Realizados em Patins).

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo Específico

     

    1. Conhecer as regras de segurança associadas ao ensino da patinagem;

    2.Conhecer as capacidades e os movimentos essenciais da patinagem; 

    3. Realizar habilidades motoras básicas, ajustando-as às ações técnico-táticas da patinagem; 

    4. Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas ações para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos variados e sequências rítmicas; 

    5. Utilizar adequadamente os patins, em combinações de deslocamentos e paragens, com equilíbrio e segurança, realizando as ações de composições rítmicas individuais e em grupo, combinando com coordenação e fluidez várias habilidades selecionadas.

    6. Aperfeiçoar a prática da patinagem de modo a dominar as dificuldades que a sua aprendizagem representa;

    7. Desenvolver o domínio do processo do ensino da patinagem; 

    8. Dominar o processo de avaliação da patinagem de acordo com as características dos programas de educação física; 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O papel dicotómico do aluno (observador e executante) estará patente em todas as aulas através de atividades associadas às regras de segurança e ao ensino da própria técnica da iniciação à patinagem. 

    Para avaliar os conteúdos aprendidos e a sua evolução na técnica da patinagem vários momentos de avaliação serão tidos em conta. Num primeiro momento as componentes teóricas serão avaliadas através de uma prova de avaliação escrita. Num segundo momento, em grupo, os alunos terão que planear uma aula de patinagem de 45’min e executar a intervenção pedagógica dessa mesma aula. Por último, existirá uma avaliação conjunta das componentes práticas da patinagem (que serão avaliadas num formato de circuito), bem como da assiduidade/pontualidade, progressão, empenhamento motor e aprendizagem. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Batista, P. (2002). Iniciação à patinagem: Patins de rodas paralelas e em linha. Lisboa: Instituto Nacional do Desporto.

     

    Porta, J., & Mori, I. (1987). Hockey total. Oviedo: Edição Ajuntamento de Oviedo.

     

    Valente-dos-Santos, J., Faria, J., & Pinho, R. (2015) Fair Play – Educação Física 10.º, 11.º e 12.º Anos – Manual do Professor (3.ª Edição). Lisboa: Texto Editora.

     

    Valente-dos-Santos, J., Faria, J., & Pinho, R. (2017). Fair Play – Educação Física 5.º e 6.º Anos – Manual do Professor (2.ª Edição). Lisboa: Texto Editora. 

     

    Ministério da Educação. (2018) Aprendizagens essenciais - Articulação com o perfil dos alunos. Lisboa: Ministério da Educação.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    João Pereira

    Quartas 11-12

    H.1.2

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios