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Disciplina TPD IV - Voleibol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende expandir os conhecimentos e as vivências dos alunos de educação física, em termos metodológicos, pedagógicos e didáticos, para além da visão do praticante de voleibol, começando a cimentar a visão do professor que vai ensinar esta modalidade.

    Pretende-se nesta unidade curricular dar a conhecer os princípios básicos do Voleibol, assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos desta modalidade.

    Os conhecimentos, competências e aptidões desenvolvidos nesta UC permitem ainda dar os primeiros passos no que serão as bases do que será a sua intervenção futura no ensino do voleibol em contexto escolar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento Tático-Técnico
      1. Técnica individual
        1. Posição base
        2. Deslocamentos
        3. Passe de dedos
          1. Frontal
          2. De costas
          3. Em suspensão
        4. Manchete
        5. Serviço
          1. Por baixo
          2. Tipo ténis
        6. Remate/Amorti
        7. Bloco individual
      2. Tática
        1. Tática individual
          1. Serviço
          2. Receção do serviço
          3. Distribuição
          4. Ataque
          5. Bloco
          6. Defesa baixa
        2. Tática coletiva
          1. Jogo reduzido e jogo condicionado
          2. Sistemas de jogo
            1. 0:6:0
            2. 3:3:0
          3. Sistemas defensivos
            1. Sistemas de receção – W e Meia-lua
            2. Sistemas de defensivos – 3:1:2 e 3:2:1
            3. Sistema de proteção ao próprio ataque – 2:3
          4. Sistemas ofensivos
    2. Arbitragem
    3. Didática do Voleibol
      1. Ensino do Voleibol através de uma estratégia de jogo
      2. O jogo reduzido e suas variantes condicionantes
      3. Etapas de aprendizagem e níveis de jogo
      4. Avaliação e intervenção
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Ser competente, ao nível da prática da modalidade, na execução contextualizada dos gestos tático-técnicos – tática individual, e no respeitante aos sistemas de jogo abordados;
    2. Dominar a abordagem do ensino da modalidade através do uso do jogo reduzido e do jogo condicionado;
    3. Consubstanciar desse conhecimento num trabalho de observação e analise do jogo e de seus fundamentos principais numa perspetiva de intervenção futura (i.e., consubstanciação da intervenção no diagnóstico inicial da performance).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são maioritariamente teórico-práticas.

    Na avaliação contínua há três componentes: componente prática (ponderação de 45%), componente teórico-prática – trabalho de grupo sobre o enquadramento dos conteúdos abordados à realidade escolar (ponderação de 20%); e componente teórica (prova escrita, ponderação de 35%). No final do semestre os alunos que tenham uma nota ponderada às três componentes de pelo menos 9.5 valores, mas que tenham uma nota inferior a 7.5 valores em alguma das componentes da avaliação terão acesso a uma prova de recuperação dessa componente (nota máxima possível 9,5 valores). O aluno apenas poderá realizar uma prova de recuperação. As provas de recuperação serão nos mesmos moldes da avaliação da componente, com a exceção do trabalho de grupo – prova oral individual.

    Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame. Este contemplará uma prova escrita/oral (ponderação de 40%) e uma componente prática (ponderação de 60%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cruz, M., & Neto, J. B. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as Diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76.

    Gonçalves, J. (2009). Voleibol – Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte.

    Hardman, K. (2008). The situation of physical education in schools: a European perspective. Human Movement, 9(1), 5-18.

    Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda.

    Mesquita, I., Graça, A., Gomes, A. R., & Cruz, C. (2005). Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play. Journal of Human Movement Studies, 48(6), 469-492.

    Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Porto: Centro de Estudos e Formação Desportiva.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    A definir em contacto (email) prévio, com base no horário dos alunos e suas disponibilidades, articuladas com as disponibilidades do docente.

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