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Apresentação
Apresentação
A UC pretende expandir os conhecimentos e as vivências dos alunos de educação física, em termos metodológicos, pedagógicos e didáticos, para além da visão do praticante de voleibol, começando a cimentar a visão do professor que vai ensinar esta modalidade.
Pretende-se nesta unidade curricular dar a conhecer os princípios básicos do Voleibol, assim como aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais e coletivos desta modalidade.
Os conhecimentos, competências e aptidões desenvolvidos nesta UC permitem ainda dar os primeiros passos no que serão as bases do que será a sua intervenção futura no ensino do voleibol em contexto escolar.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-8660
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento Tático-Técnico
- Técnica individual
- Posição base
- Deslocamentos
- Passe de dedos
- Frontal
- De costas
- Em suspensão
- Manchete
- Serviço
- Por baixo
- Tipo ténis
- Remate/Amorti
- Bloco individual
- Tática
- Tática individual
- Serviço
- Receção do serviço
- Distribuição
- Ataque
- Bloco
- Defesa baixa
- Tática coletiva
- Jogo reduzido e jogo condicionado
- Sistemas de jogo
- 0:6:0
- 3:3:0
- Sistemas defensivos
- Sistemas de receção – W e Meia-lua
- Sistemas de defensivos – 3:1:2 e 3:2:1
- Sistema de proteção ao próprio ataque – 2:3
- Sistemas ofensivos
- Tática individual
- Técnica individual
- Arbitragem
- Didática do Voleibol
- Ensino do Voleibol através de uma estratégia de jogo
- O jogo reduzido e suas variantes condicionantes
- Etapas de aprendizagem e níveis de jogo
- Avaliação e intervenção
- Enquadramento Tático-Técnico
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Objetivos
Objetivos
- Ser competente, ao nível da prática da modalidade, na execução contextualizada dos gestos tático-técnicos – tática individual, e no respeitante aos sistemas de jogo abordados;
- Dominar a abordagem do ensino da modalidade através do uso do jogo reduzido e do jogo condicionado;
- Consubstanciar desse conhecimento num trabalho de observação e analise do jogo e de seus fundamentos principais numa perspetiva de intervenção futura (i.e., consubstanciação da intervenção no diagnóstico inicial da performance).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são maioritariamente teórico-práticas.
Na avaliação contínua há três componentes: componente prática (ponderação de 45%), componente teórico-prática – trabalho de grupo sobre o enquadramento dos conteúdos abordados à realidade escolar (ponderação de 20%); e componente teórica (prova escrita, ponderação de 35%). No final do semestre os alunos que tenham uma nota ponderada às três componentes de pelo menos 9.5 valores, mas que tenham uma nota inferior a 7.5 valores em alguma das componentes da avaliação terão acesso a uma prova de recuperação dessa componente (nota máxima possível 9,5 valores). O aluno apenas poderá realizar uma prova de recuperação. As provas de recuperação serão nos mesmos moldes da avaliação da componente, com a exceção do trabalho de grupo – prova oral individual.
Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame. Este contemplará uma prova escrita/oral (ponderação de 40%) e uma componente prática (ponderação de 60%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cruz, M., & Neto, J. B. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as Diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76.
Gonçalves, J. (2009). Voleibol – Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte.
Hardman, K. (2008). The situation of physical education in schools: a European perspective. Human Movement, 9(1), 5-18.
Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda.
Mesquita, I., Graça, A., Gomes, A. R., & Cruz, C. (2005). Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play. Journal of Human Movement Studies, 48(6), 469-492.
Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Porto: Centro de Estudos e Formação Desportiva.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
A definir em contacto (email) prévio, com base no horário dos alunos e suas disponibilidades, articuladas com as disponibilidades do docente.
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Mobilidade
Mobilidade
Não