-
Apresentação
Apresentação
TPD IV - Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que assenta o seu campo de ação no desempenho do futuro professor de educação física e desporto escolar, quer a sua intervenção seja na escola (educação física e desporto escolar) ou no treino desportivo na modalidade de Andebol. O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em 3 pressupostos:
- o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura)
- o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem)
- como se (pode) ensinar (meios de ensino).
A frequência desta unidade curricular é relevante pelas características, valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa, assim como a pertinência dos valores educativos na formação do indivíduo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8661
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O jogo de Andebol:
- caracterização geral do jogo formal e do jogo de principiantes
- caracteização das regras
- simbologia e terminologia
2. As fases iniciais da aprendizagem:
- caracterização das etapas iniciais
- objetivos pedagógicos coletivos e individuais
- conteúdos programáticos
3. As regras do jogo e regulamento específicos:
- regras do jogo
- sinais manuais dos árbitros
- aspetos pedagógicos das regras do jogo
4. Os princípios do jogo de Andebol
- gerais
- específicos
5. As fases do jogo de Andebol
- contra-ataque
- recuperação defensiva
- ataque organizado
- defesa organizada
6. As componentes do jogo: ações técnicas e táticas individuais e de grupo (ofensivas e defensivas)
7. Os meios de ensino do jogo:
- jogos pré-desportivos (oposição, intercepção e persguição)
- exercícios (gerais, específicos e competitivos)
- jogo (reduzido, condicionado e formal)
- aspetos metodológicos na construção de exercícios
- os condicionamentos
-
Objetivos
Objetivos
1. Descrever e distinguir vivências fundamentais do Andebol, de caráter técnico, tático, didático, pedagógico, metodológico e social
2. Relacionar conteúdos teóricos e práticos específicos da modalidade de acordo com uma sistematização de ensino e aprendizagem do jogo de Andebol através ações técnico-táticas e regulamentos gerais e específicos
3. Refletir e analisar o contexto de ensino e aprendizagem, criando e estruturando situações em progressão para os domínios básicos do jogo de Andebol, com base nos Programas Nacionais de Educação Física e obras especializadas
4. Dirigir o jogo e situações de aprendizagem do jogo de Andebol aplicando as regras do jogo através da arbitragem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em todas as aulas os estudantes, divididos em grupos de observadores e praticantes, realizam atividades, de acordo com os conteúdos, focadas nas fases iniciais da aprendizagem do jogo e técnica de arbitragem para o entendimento e conhecimento do jogo de Andebol. Os estudantes são questionados para a avaliação após a realização do teste teórico. A componente prática é avaliada pela da direção de jogo através da arbritragem. É utilizado o Moodle como complemento e espaço de acompanhamento e ligação aos conteúdos lecionados nas horas de contato.
A média final terá que ser igual ou superior a 9.5 valores. A classificação final é calculada pela média ponderada de cada momento descrita nos parâmetros e instrumentos de avaliação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- CNAPEF (2020). Orientações, Programas, APZS Essenciais e Metas. Disponível em https://cnapef.wordpress.com/curriculo-ef/
- Federação de Andebol de Portugal (2016). Livro de Regras. Edição de 1 de Julho de 2016. FAP.
- Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada.
- Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.
- Scaglia, A. J., Reverdito, R. S., Leonardo, L., & Lizana, C. J. R. (2013). O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistémico. Movimento, 19(4), 227-249.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Todos os contatos extra-aula deverão ser realizados via Moodle (esclarecimento dúvidas, marcação de reuniões, etc.).
O contato poderá ser realizado também por email desde que utilizado o endereço institucional da conta do Office 365 para o contato com o docente, identificando a turma a que pertence:
Nome do docente
Contato Horário de atendimento
Sala
António Lopes
antonio.m.lopes@ulusofona.pt A combinar em função do horário de cada turma e docente
H.1.1
-
Mobilidade
Mobilidade
Não