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Disciplina TPD IV - Andebol

  • Apresentação

    Apresentação

    TPD IV - Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que assenta o seu campo de ação no desempenho do futuro professor de educação física e desporto escolar, quer a sua intervenção seja na escola (educação física e desporto escolar) ou no treino desportivo na modalidade de Andebol. O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em 3 pressupostos:

    • o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura)
    • o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem) 
    • como se (pode) ensinar (meios de ensino).

    A frequência desta unidade curricular é relevante pelas características, valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa, assim como a pertinência dos valores educativos na formação do indivíduo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O jogo de Andebol:

    • caracterização geral do jogo formal e do jogo de principiantes
    • caracteização das regras
    • simbologia e terminologia

    2. As fases iniciais da aprendizagem:

    • caracterização das etapas iniciais
    • objetivos pedagógicos coletivos e individuais
    • conteúdos programáticos

    3. As regras do jogo e regulamento específicos:

    • regras do jogo
    • sinais manuais dos árbitros
    • aspetos pedagógicos das regras do jogo

    4. Os princípios do jogo de Andebol

    • gerais
    • específicos

    5. As fases do jogo de Andebol

    • contra-ataque
    • recuperação defensiva
    • ataque organizado
    • defesa organizada

    6. As componentes do jogo: ações técnicas e táticas individuais e de grupo (ofensivas e defensivas)

    7. Os meios de ensino do jogo:

    • jogos pré-desportivos (oposição, intercepção e persguição)
    • exercícios (gerais, específicos e competitivos)
    • jogo (reduzido, condicionado e formal)
    • aspetos metodológicos na construção de exercícios
    • os condicionamentos

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Descrever e distinguir vivências fundamentais do Andebol, de caráter técnico, tático, didático, pedagógico, metodológico e social

    2. Relacionar conteúdos teóricos e práticos específicos da modalidade de acordo com uma sistematização de ensino e aprendizagem do jogo de Andebol através ações técnico-táticas e regulamentos gerais e específicos

    3. Refletir e analisar o contexto de ensino e aprendizagem, criando e estruturando situações em progressão para os domínios básicos do jogo de Andebol, com base nos Programas Nacionais de Educação Física e obras especializadas

    4. Dirigir o jogo e situações de aprendizagem do jogo de Andebol aplicando as regras do jogo através da arbitragem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em todas as aulas os estudantes, divididos em grupos de observadores e praticantes, realizam atividades, de acordo com os conteúdos, focadas nas fases iniciais da aprendizagem do jogo e técnica de arbitragem para o entendimento e conhecimento do jogo de Andebol. Os estudantes são questionados para a avaliação após a realização do teste teórico. A componente prática é avaliada pela da direção de jogo através da arbritragem. É utilizado o Moodle como complemento e espaço de acompanhamento e ligação aos conteúdos lecionados nas horas de contato.

    A média final terá que ser igual ou superior a 9.5 valores. A classificação final é calculada pela média ponderada de cada momento descrita nos parâmetros e instrumentos de avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. CNAPEF (2020). Orientações, Programas, APZS Essenciais e Metas. Disponível em https://cnapef.wordpress.com/curriculo-ef/
    2. Federação de Andebol de Portugal (2016). Livro de Regras. Edição de 1 de Julho de 2016. FAP. 
    3. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada. 
    4. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.
    5. Scaglia, A. J., Reverdito, R. S., Leonardo, L., & Lizana, C. J. R. (2013). O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistémico. Movimento, 19(4), 227-249.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Todos os contatos extra-aula deverão ser realizados via Moodle (esclarecimento dúvidas, marcação de reuniões, etc.).

    O contato poderá ser realizado também por email desde que utilizado o endereço institucional da conta do Office 365 para o contato com o docente, identificando a turma a que pertence:

     

    Nome do docente  

    Contato

    Horário de atendimento

    Sala

    António Lopes

    antonio.m.lopes@ulusofona.pt

    A combinar em função do horário de cada turma e docente

    H.1.1

     

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